FOTOS: BETA Enduro 2018 – Racing Editions




A linha 2018 RR da Beta , apresentada no mês de Junho ao mercado, acaba de ser ampliada com novas versões RACING. Estas novas versões são preparadas pela Divisão Beta Race e são versões muito semelhantes às que os pilotos Steve Holcombe, Campeão Mundial de Enduro, e os norte americanos Max Gerston e Jordan Ashburn utilizam. Os modelos Beta Racing estão disponíveis nas versões 2 tempos de 250cc e 300cc e também nas 4 tempos de 350cc, 390cc, 430cc e 480cc.

Com as dicas das equipes oficiais da Beta, o Departamento de competição introduziu nas versões Racing uma série de alterações e melhoramentos no sentido de reduzir peso às motos e aumentar a facilidade de pilotagem e manobrabilidade. Foram também introduzidos nas motos standard melhoramentos técnicos a grande maioria utilizados nas motos de fábrica.

Nas motos de 2 tempos a embreagem é totalmente nova, mais compacta e leve a oferecer uma maior sensibilidade, precisão e estabilidade à medida que as temperaturas do motor se vão alterando, obtendo-se com isso uma maior progressividade e controle da moto. Tabém as tampas são mais reduzidas e leves. As motos 2 tempos têm agora motor de partida elétrico, mais sofisticados e eficientes que acabaram por eliminar a necessidade de pedal de partida, contribuindo assim para uma maior redução de peso.

A caixa de câmbio inclui um novo mecanismo que garante maior precisão nas mudanças de marchas. Uma nova caixa de ar foi introduzida com um desenho que melhora o comportamento do motor. Motor que inclui também um novo cilindro que garante maior progressividade e linearidade na distribuição da potência. Também ao nível do motor da versão de 300cc foram introduzidos um novo pistão e um novo cilindro que garantem maior suavidade e controle na tração.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Melhores momentos da 3ª etapa do italiano de enduro

Também a “Power Valve” foi redesenhada no sentido de garantir uma maior adaptação às relações de marcha mais baixas e garantir uma melhor entrega de potência. Em relação à 250cc a taxa de compressão é agora mais alta graças a uma nova câmara de combustão.

O Quadro foi totalmente redesenhado na sua dianteira garantindo uma maior rigidez na sua flexibilidade e torsão, relativamente ao anterior, sendo substancialmente mais leve devido a um novo desenho estrutural. Também o sub-quadro foi alterado e confere agora um look mais agressivo à moto.

A bateria é de lithium de última geração, mais leves e com maior potência e confiabilidade. Inclui também uma proteção de carter mais fácil de retirar permitindo assim um acesso mais facilitado aos componentes. A Beta introduziu também um novo protetor de escape e os aros das rodas foram especialmente concebidos pela Excell para as versões Racing das Beta RR.

Nas motos 4 tempos foi também introduzida uma nova embreagem, mais leve e compacta, mais precisa e resistente a diferentes temperaturas, garantindo maior precisão, sensibilidade e estabilidade . Um sistema que inclui seis molas e que garante maior resistência e progressividade e por isso maior controle também garantindo uma maior suavidade na pilotagem.

Também nas versões 4 tempos foram eliminados os pedais de partida, contribuindo para o menor peso da moto, graças a uma maior confiabilidade conseguida no sistema de partida elétrica. A caixa de marchas foi também alterada e melhorada sendo agora mais precisa. A caixa do filtro de ar foi redesenhada para otimizar a entrega de potência., depois de testes exaustivos com variações nos mapas de injeção.

O escape foi também redesenhado, interna e exteriormente para garantir um maior desempenho do motor sobretudo a baixas rotações. Na injeção foram introduzidos novos injetores duplos que em conjunto com novos mapas de motor desenhados específicamente para cada um dos motores garantem um desempenho máximo sobretudo nas rotações médias e altas.

LEIA MAIS:  WESS: Graham Jarvis vence o Erzberg Rodeo pela quinta vez

O novo quadro, tal como nas motos 2 tempos, foi também totalmente redesenhado, agora mais resistente e em simultâneo mais leve garantindo novos parâmetros de pilotagem. A traseira da moto foi também alvo de mudança tendo sido introduzido um novo sub-quadro e uma caixa de filtro de ar mais ergonômica tornando a moto mais estreita e fácil de controlar.

Tal como nas versões dois tempos também o escape foi redesenhado, a bateria de lithium mais leve e com mais potência e confiabilidade e todos os modelos incluem as rodas especialmente desenhadas pela Excell com acabamento na cor preta.

Todas a versões Racing 2018 da Beta incluem ainda suspensões dianteiras da Sachs de 48mm, revestidas com material anti-frição de última geração e especialmente adaptadas ao novo quadro das versões Racing. O amortecedor traseiro foi também revisto e calibrado de acordo com o novo design do quadro. As mesas anodizadas em preto contrastam na perfeição com os garfos vermelhos da suspensão. Os pneus montados de origem são da Michelin.

Outros pormenores foram também incluídos nas versões Racing.   Um sistema de desmontagem rápida da roda dianteira, proteções de mãos da Vertigo, pedaleiras em alumínio anodizado preta de alta resistência e grip, blocos de tensão de corrente em alumínio, banco de competição com bolsa, pedais de freio traseiro e câmbio também anodizados em negro, tampa do tanque de gasolina, óleo e transmissão anodizados em vermelho e decoração especial com grafismos racing nos plásticos e nos aros das rodas.


FONTE: MOTORSPORT