O Rally Dakar é a prova off-road mais dura do planeta. As duas semanas de competição que cobrem um extenuante 9.000 quilômetros em toda a América do Sul requer maquinário que aguente a dura batalha.
Conheça as motos que vão estar na linha de partida em Lima, Perú no próximo sábado.
Foto: Jonty Edmunds
Red Bull KTM Factory Racing
Esta é a nova arma da KTM para Dakar 2018, que eles esperam que traga sua 17ª vitória consecutiva na corrida.
Após dois anos de desenvolvimento, certamente é um avanço visual na evolução das motos de rally, a nova 450 Rally que parece mais elegante, mais fina e do que o modelo anterior. Parece mais próximo de uma moto de enduro.
Sob esse novo chassi, tem um motor totalmente novo com maior desempenho equilibrado por um novo sistema de gerenciamento do motor com um melhor modo de aceleração para melhorar a resposta. Tem um conjunto de suspensão de 52mm na frente.
KTM entra em campo com Sam Sunderland, Matthias Walkner, Toby Price e Antoine Meo.
Team HRC Honda
A maior ameaça da KTM, a equipe HRC retorna ao Rally Dakar com a última versão da moto de Rally.
Em 2013, a participação do Team HRC com seu protótipo com base em um modelo de enduro de competição comercial gerou informações valiosas sobre pontos chave como a potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foi usado como base para o projeto da nova CRF450 RALLY .
Para 2015, a moto foi atualizada com algumas novas adições tecnológicas, mantendo o sistema de injeção de combustível PGM-FI, que se mostrou efetivo mesmo em condições ambientais severas e altamente variável, como existe no Dakar.
Para 2018, o modelo é uma atualização adicional para a moto de 2017 e 2016 que liderou o Rally Dakar e orgulhosamente usa a marca Monster.
A Honda vem uma equipe de quatro pilotos experientes: Joan Barreda, Kevin Benavides, Ricky Brabec, Michael Metge e Paulo Gonçalves (esta de fora por lesões).
Foto: Andrea Belluschi
Yamalube Yamaha Official Rally Team
A Yamalube Yamaha Official Rally Team é composta por Adrien Van Beveren, Xavier de Soultrait, Franco Caimi e Rodney Faggotter que irão competir com um modelo que é essencialmente uma WR450F muito modificada.
É praticamente uma “moto de enduro” de nível superior.
Foto: Andrea Belluschi
KTM Rally Factory Racing
Nós somos fanáticos pela Laia Sanz e não temos vergonha em dizer e, naturalmente, não podemos esperar para ver como a Rainha do Rally começa no Dakar em janeiro.
Ela está com a nova 450 Rally da KTM e se juntou a equipe “Satellite” KTM Rally Factory Racing. Apenas o esquema de cores que é diferente, a moto é a mesma da equipe oficial.
Foto: Sebas Romero
Team HIMOINSA
A HIMOINSA é considerada a principal equipe privada no Dakar. Seu piloto, Gerard Farres, terminou em 2017 em terceiro lugar no pódio.
Eles também juntaram a equipe Ivan Cervantes, e todos estarão a bordo da KTM 450 Rally.
Foto: Jonty Edmunds
Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing
Husqvarna Motorcycles traz o Campeão do Mundo de Rally Pablo Quintanilla e ainda recrutou Andrew Short para a corrida deste ano com a nova FR 450 Rally.
A moto é essencialmente uma KTM vestida de preto e amarelo, é uma moto pronta para o jogo. Quintanilla também bateu na porta de uma vitória de Dakar por algumas temporadas e o chileno é capaz de vencer as KTM e Honda este ano.
Photo Credit: Nicki Martinez
Gas Gas Rally Team
Gas Gas retorna a Dakar 2018 com Johnny Aubert, Jonathan Barragan e Cristian Espana sob o olhar atento do gerente Giovanni Sala.
No entanto, eles estão basicamente montando sob os motores KTM para a corrida deste ano.
Sherco Factory Racing
A Sherco geralmente vai bem no Dakar, as vitórias vieram em seu caminho.
O 450 SEF-R forma a base de sua moto, onde os testes e as lições adquiridas na América do Sul abrem caminho para futuras linhas de produção de seu modelo de enduro.
Hero Motorsport
A Hero Moto Corp Ltd (HMCL) – o maior fabricante mundial de motocicletas de duas rodas baseado na Índia – entrou no mundo das corrida ao formar uma parceria com a Speedbrain GmbH, especialista alemã em corridas off-road.
Hero MotoSports Team Rally fez sua estréia na edição de 2017 do Rally Dakar com impressionantes 12ª e 47ª posições e também ganhou o troféu por ser a única marca de fabricantes a cruzar a linha de chegada com 100% de seus pilotos.
Seus pilotos para 2018 são CS Santosh, Joaquim Rodrigues e o recém chegado Oriol Mena – campeão 2009 Enduro Junior World Champion.
FONTE: ENDURO21