Primeira etapa da competição dá início à retomada do esporte no Estado de São Paulo
Uma das principais competições de motocross do país está de volta em grande estilo. O Campeonato Estadual de Motocross, realizado pela Federação Paulista de Motociclismo (FPM), abriu a temporada 2022 neste fim de semana, dias 30 de abril e 1º de maio, na prestigiada pista Kalango Cego, em Itupeva. O clima ajudou e a festa foi completa com destaque para as vitórias de Gustavo Pessoa (JP Racing), na classe FPMX1, e Fredy Spagnol (FK Racing Honda), na FPMX2.
Após um longo hiato, o Estadual de Motocross retomou as atividades com um excelente evento e a presença de alguns dos principais nomes do esporte na atualidade. Além de grandes estrelas do motocross nas categorias profissionais, o retorno do campeonato também foi prestigiado por muitos pilotos da nova geração e atletas seniores, todos com muita vontade de acelerar nesta retomada da modalidade no Estado de São Paulo.
Na primeira bateria da categoria FPMX1, Gustavo Pessoa teve um pneu furado nos momentos decisivos, mas mesmo assim conquistou a primeira colocação com ampla margem, o que também ocorreu na segunda bateria da classe.
Foi muito bom pra mim o fim de semana, consegui faturar as duas baterias e sai líder do campeonato. Quero parabenizar a Federação Paulista de Motociclismo e também o pessoal do Kalango Cego que manteve a pista em perfeitas condições para todos os pilotos. Agora é manter o foco, esperar a próxima etapa e partir pra cima, diz o vencedor que teve ao seu lado no pódio Ricardo Carneiro e Roosevelt Assunção, segundo e terceiro colocados, respectivamente.
Eu estava muito animado para competir depois de tanto tempo sem o Campeonato Estadual oficial de São Paulo. Não só eu, mas todos estavam muito felizes com o retorno do campeonato. Tive minha base no Estadual e foi muito bom voltar agora nas categorias profissionais, relembra Gustavo que começou a competir ainda criança na classe 50cc e tornou-se um dos principais pilotos de motocross do Brasil.
Na categoria FPMX2 a disputa pelas primeiras posições foi intensa entre o trio de pilotos da equipe Honda Racing, Fredy Spagnol, Gabriel Andrigo e Henrique Henicka. Na primeira bateria, Andrigo recebeu a bandeira quadriculada na frente seguido de perto por Spagnol e Henicka. Na bateria decisiva os dois primeiros inverteram as posições e graças ao melhor desempenho na segunda prova Fredy Spagnol garantiu a vitória na etapa.
Na primeira bateria larguei em terceiro e fiquei a corrida toda tentando passar o Gabi. No começo demorei um pouco para encontrar a velocidade e no final tive dificuldade para ultrapassar, a pista estava pesada, só com uma linha e fiquei sem tear-off (película sobressalente dos óculos de proteção), explica Fredy Spagnol. Na segunda bateria também larguei atrás dele e tentei atacar rápido, mas acabei caindo na primeira volta. Fiz uma prova de recuperação, passei alguns pilotos e cheguei nele novamente, tivemos mais um tempo de disputa até que consegui ultrapassar e ganhei a prova. Foi a primeira corrida do ano, um teste e uma preparação para o Brasileiro, completa o líder da FPMX2.
Nas demais classes, os vencedores da abertura do Campeonato Estadual de Motocross foram Roosevelt Assunção (FPMX3), Bruno Basso (FPMX4), Valdinei Marcolin (FPMX5), Larissa Dalló (FPMXF), Victor Farias (FPMX Nacional), Diego Coria (FPMX 125 2T), João Marcos Camargo (FPMX 250 2T), Henrico Teixeira (FPMX Intermediária 250), Willian Sanches (FPMX Intermediária 450), Raul Oliveira (FPMX2JR), Gabriel Cirino (FPMXJR) e Enzo Fialho (FPMX65 e FPMX50).
O resgate do motocross paulista é parte do trabalho desenvolvido pela nova diretoria da FPM. Eleito recentemente Presidente da Federação Paulista de Motociclismo, Rogério Moreira diz que colocar o motocross em seu merecido lugar no cenário do esporte é uma tarefa pessoal de sua gestão.
Nosso objetivo é resgatar a tradição dos campeonatos realizados ou supervisionados pela FPM. É uma prioridade. O desenvolvimento do motocross é parte fundamental desta história, afirma o dirigente que montou uma experiente equipe para contribuir com esta nova fase da entidade.
A segunda etapa do Campeonato Estadual de Motocross da Federação Paulista de Motociclismo está prevista para ser realizada em conjunto com o Campeonato Brasileiro da modalidade nos dias 25 e 26 de junho, em Interlagos, na capital paulista.
Resultados da primeira etapa do Campeonato Estadual de Motocross 2022
FPMX1 (soma das baterias)
1. Gustavo Pessoa, 50 pts 2. Ricardo Carneiro, 42 pts 3. Roosevelt Assunção, 37 pts 4. Felipe Aguiar, 36 pts 5. Thiago Tebet, 36 ptsFPMX2 (soma das baterias)
1. Fredy Spagnol, 47 pts 2. Gabriel Andrigo, 47 pts 3. Henrique Henicka, 40 pts 4. Rafael Araújo, 36 pts 5. Eduardo Petroni, 32 ptsFPMX3
1. Roosevelt Assunção 2. Thales Vilardi 3. Andre Veiga 4. Rodrigo Guedes 5. Bruno BassoFPMX4
1. Bruno Basso 2. Juraci Petroni 3. Nelson Moraes 4. Joseph Alves 5. Rodrigo GuerreiroFPMX5
1. Valdinei Marcolin 2. Carlos Lazzaro 3. Herminio de Oliveira Filho 4. Kazuhiro Abe 5. Alessandri DiasFPMXF
1. Larissa Dalló 2. Tayna Aguiar 3. Amanda SouzaFPMX Nacional
1. Victor Farias 2. Nilson SantosFPMX 125 2T
1. Diego Coria 2. Gabriel Cirino 3. Roberto Peres Junior 4. Tarcisio Batistel 5. Douglas AntunesFPMX 250 2T
1. João Marcos de Camargo 2. Willian Sanches 3. Claudinei Ribeiro 4. Paulo Meale 5. David SchineiderFPMX Intermediária 250
1. Henrico Teixeira 2. Henrique Saldanha 3. Pedro BuratoFPMX Intermediária 450
1. Willian Sanches 2. Julio Fortes 3. Maycon Briene 4. Stefan Santo 5. Claudinei RibeiroFPMX2JR
1. Raul Oliveira 2. Francisco PedrosoFPMXJR
1. Gabriel Cirino 2. Pablo Alves 3. Diego Coria 4. Gustavo Pinheiro 5. Tarcisio BatistelFPMX65
1. Enzo Fialho 2. Pedro Dias 3. Lorenzo Arruda 4. Bruno Celico 5. Lucas GonçalvesFPMX50
1. Enzo Fialho 2. Jonas Piffer 3. Vitor Brito 4. Otavio Passoni 5. Joao Pedro BritoOs resultados completos estão disponíveis no site da FPM: www.fpm.esp.br.
FONTE: MX1 – FOTO: MAURÍCIO ARRUDA