Federação Internacional anuncia medidas contra invasão russa na Ucrânia




O Conselho de Administração da FIM realizou uma reunião extraordinária em 5 de março de 2022 em relação à situação na Ucrânia.

Depois de considerar cuidadosamente as recomendações do Comitê Olímpico Internacional e a especificidade do nosso esporte, o Conselho de Administração condenou por unanimidade a invasão russa da Ucrânia. A partir de agora, foram tomadas as seguintes decisões provisórias urgentes e cautelares, que entram em vigor imediatamente e permanecem em vigor até novo aviso:

  • Suspender a Federação de Motociclismo da Rússia (MFR) e a Federação Bielorrussa de Motociclismo (BFMS), e também a emissão de licenças FIM e as licenças FIM já distribuídas. Suspender as funções de pessoas da MFR e BFMS atuando como Oficiais da FIM e como membros/peritos/agentes das Comissões da FIM. Como resultado, nenhum piloto, equipe e oficial russo e bielorrusso podem participar de quaisquer eventos e atividades da FIM.
  • Suspender a inscrição e cancelar todos os Eventos FIM, tais como Encontros Internacionais FIM, Campeonatos Mundiais FIM e Eventos FIM Prize que ocorram na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia e, se aplicável, realocar esses Eventos FIM para outro país.
  • Interromper quaisquer outras atividades da FIM, incluindo, mas não se limitando a, seminários, reuniões de comissões, campos de treinamento que ocorrem na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia.

A Diretoria da FIM recomenda unanimemente a todos os Membros Afiliados e Uniões Continentais que apliquem essas medidas nos níveis nacional e continental.

O presidente da FIM, Jorge Viegas, acrescentou:

Estamos solidários com todos aqueles que sofrem, como resultado da invasão russa na Ucrânia, e mantemos contato próximo com nosso membro afiliado na Ucrânia (FMU). Gostaria de agradecer aos membros do Conselho de Administração da FIM por decidirem essas medidas no interesse do esporte e da paz.

A FIM, juntamente com seus promotores e organizadores, já agiu sobre este assunto e cancelou as competições da FIM programadas na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia. As decisões anunciadas hoje estão de acordo com as recomendações e declarações do Comitê Olímpico Internacional, adaptadas para se adequar ao nosso esporte. A família FIM está observando os desenvolvimentos na Ucrânia com grande tristeza e na esperança de uma resolução rápida e pacífica.


FONTE: FIM

LEIA MAIS:  Jorge Viegas eleito Presidente da FIM