Fábio Santos, da Yamaha, defende o Brasil no Motocross das Nações 2024

Foto: Brumel Neto



Piloto da Yamaha Monster Energy Geração é recordista brasileiro de participações na prova

Entre os dias 4 e 6 de outubro, o lendário circuito de Matterley Basin, no Reino Unido, será palco do 77º Motocross das Nações (MXoN). O Brasil será representado pelo piloto da Yamaha Monster Energy Geração, Fábio Santos, que competirá na categoria Open com a Yamaha YZ450F. Esta será a sétima participação do hexacampeão brasileiro no evento, consolidando sua posição como um dos principais nomes do motocross brasileiro.

Com o título de Campeão Brasileiro de Motocross 2024 recém conquistado, Fábio Santos chega ao Motocross das Nações com grandes expectativas. Ele representará o Brasil ao lado de Enzo Lopes na MXGP e Bernardo Tibúrcio na MX2.

Correr no Nações sempre é uma honra. Esta será a minha sétima participação, acho que sou o piloto brasileiro que mais vezes correu o Nações, então sinto orgulho disso. Gosto de representar meu país e gosto da corrida. É o evento com a melhor atmosfera do mundo. O time sempre tem algo especial também porque a gente vira um trio com o mesmo objetivo, que primeiro é classificar o país para as finais de domingo, e depois fazer um bom resultado. Sempre estou buscando evoluir, então vou entrar na pista e tentar fazer um resultado ainda melhor. Não se pode prometer resultado, mas os brasileiros podem ter certeza que eu vou dar meu máximo, explicou o hexacampeão brasileiro de Motocross e recordista brasileiro em participações no Motocross das Nações.

O Brasil já participou da prova em 20 edições e Fábio Santos é o piloto brasileiro mais experiente no Motocross das Nações. Ele representou o país nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2023. Em 2018, fez história ao igualar o melhor resultado de um time brasileiro no MXoN, com o 14º lugar conquistado na pista de RedBud, nos EUA.

LEIA MAIS:  Jose Felipe abre ainda mais vantagem para a Pro Tork no Paraguaio de Motocross

Toda a experiência e habilidade de Fábio serão fundamentais para ajudar a equipe a chegar às finais e buscar o melhor resultado da história, enfrentando os melhores pilotos do mundo na competição mais
desafiadora da modalidade.

Como é o MXoN

No sábado, os pilotos entram na pista para os treinos e baterias de classificação. As equipes são classificadas com base nos resultados combinados de seus três pilotos e as 20 melhores seleções se classificam para as baterias principais, que serão disputadas no domingo. Cada uma das corridas principais combina duas das três categorias. Na Corrida 1, competem os pilotos da MX1 e MX2, na Corrida 2, os pilotos da MX2 e Open e na terceira e última corrida, entram na pista os pilotos da MX1 e Open.

A pontuação é baseada na posição de chegada de cada piloto em suas respectivas corridas. O sistema de pontuação é invertido: o primeiro lugar recebe 1 ponto, o segundo lugar 2 pontos, e assim por diante. A equipe com a menor soma de pontos ao final das três corridas é declarada vencedora. Cada equipe pode descartar o pior resultado de um de seus pilotos, contabilizando apenas os cinco melhores resultados das seis corridas para a pontuação final.

Fique ligado nas redes sociais da Yamaha Racing Brasil para acompanhar mais detalhes, bastidores e resultados. O Show Radical em parceria com a Sportbay TV estão na cobertura da competição durante todo o fim de semana, diretamente da Inglaterra. A transmissão ao vivo será através do pacote pago disponível no www.MXGP-TV.com.

Programação – Motocross das Nações 2024
Matterley Basin (Inglaterra)

Sábado (5/10)
5h às 8h – Treinos livres
9h05 – 65 bLU cRU
9h40 – 85 bLU cRU
10h30 – Corrida Classificatória MXGP
11h30 – Corrida Classificatória MX2
12h30 – Corrida Classificatória Open
13h30 – Final C

LEIA MAIS:  Evgeny Bobryshev na Husqvarna em 2020

Domingo (6/10)
5h15 – Superfinale YZ125 bLU cRU
7h – Final B
9h – Corrida 1 (MX1/OPEN)
10h30 – Corrida 2 (MX2/OPEN)
12h – Corrida 3 (MX1/OPEN)

* Horários de Brasília / Programação fornecida pela organização, pode sofrer alterações


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL