Fabio Quartararo coroado campeão mundial da MotoGP em Misano




A Yamaha Motor Co., Ltd., a Yamaha Motor Racing Srl e toda a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP felicitam Fábio Quartararo por garantir o seu primeiro título mundial de MotoGP no Grande Prémio del Made de hoje na Itália.

O piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP, Fabio Quartararo, teve um desempenho excelente hoje no Grande Prêmio do Made in Italy e dell’Emilia-Romagna, terminando em quarto lugar e garantindo o título do Campeonato Mundial da MotoGP de 2021 em seu primeiro ano com a Factory Yamaha Team.

Quartararo mostrou que falava sério no início da temporada. De um quinto lugar de estreia na Factory, ele conseguiu uma vitória brilhante na segunda rodada no Qatar (GP de Doha). Ele mostrou que não foi por acaso na rodada seguinte, o GP de Portugal. Embora o francês tivesse que lidar com a Síndrome do Compartimento de Esforço Crônico (CECS ou ‘bomba de braço’) repentina no GP espanhol e uma cirurgia subsequente, ele não se deixou deter. Ele passou a marcar mais oito pódios (GP da França, GP da Itália, GP da Alemanha, GP da Holanda, GP da Estíria, GP da Inglaterra, GP de San Marino e GP das Américas), incluindo três vitórias (GP da Itália, GP da Holanda e GP da Inglaterra )

Os resultados impressionantes de Quartararo em 2021 renderam à Yamaha o 755º pódio da categoria rainha no 60º aniversário da Yamaha Motor Co., Ltd. no ano de participação no Campeonato Mundial, acrescentando à extensa lista do construtor japonês de marcos na MotoGP.

Quartararo elevou a contagem de títulos de piloto da Yamaha na categoria rainha para 18 até agora, dos quais três foram garantidos por Lorenzo (2010, 2012 e 2015), quatro por Valentino Rossi (2004, 2005, 2008 e 2009) na classe MotoGP, três de Wayne Rainey (1990, 1991, 1992), três de Eddie Lawson (1984, 1986, 1988), três de Kenny Roberts (1978, 1979, 1980) e um de Giacomo Agostini (1975) na classe 500cc.

LEIA MAIS:  Brasileiros vão a Jerez para o Espanhol de SuperBike

As conquistas de Quartararo combinadas com os esforços de seus companheiros de equipe também ajudaram a manter a Monster Energy Yamaha MotoGP Team e a Yamaha na disputa nos Campeonatos de Equipes e Construtores deste ano, com duas rodadas restantes. Quartararo e Franco Morbidelli (seu ex-companheiro de equipe em 2019 e 2020 na PETRONAS Yamaha SRT) se reuniram no GP de San Marino 2021 na garagem Monster Energy Yamaha MotoGP e estão ansiosos para lutar até o fim pelos títulos de equipe e construtor até a última rodada em Valência.

Yoshihiro Hidaka PRESIDENT & CEO, YAMAHA MOTOR

Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Fábio de todo o coração. Já sabíamos que ele era um talento excepcional, que sabe como tirar o melhor partido da YZR-M1 e partilha a capacidade da Yamaha de pensar e sonhar grande – e agora ele tornou o seu sonho em realidade através de trabalho árduo, paixão e corridas emocionantes mas limpas.

Estamos entusiasmados por termos alcançado este objetivo comum. Os Grandes Prémios constituem uma grande parte da herança da Yamaha. A Yamaha Motor Company nasceu do DNA das corridas e este DNA das corridas também está presente nos nossos produtos de consumo. A Yamaha tinha um objetivo claro para este ano: esforçamo-nos por estar de volta ao auge dos GPs. Com o Fábio assegurámos cinco vitórias nos Grandes Prémios e dez pódios e, ao cabo de seis anos, vencemos o Mundial de MotoGP de novo – uma conquista excelente. Além disso, fazê-lo em um campo tão competitivo é uma conquista da qual podemos nos orgulhar.

Em nome da Yamaha, gostaria de agradecer sinceramente a todos os nossos patrocinadores e parceiros, sem os quais nada disto teria sido possível. Eles têm apoiado a Yamaha durante estas duas difíceis temporadas da MotoGP afetadas pela pandemia e esta vitória no campeonato é, portanto, também muito deles.

Os últimos dois anos sublinharam ainda mais a alegria que a MotoGP e os esportes motorizados são, em geral, para um vasto público. Para muitas pessoas, os Grandes Prémios foram os destaques de um período que seria sombrio. Por isso, gostaria também de agradecer aos fãs ao redor do mundo por seu apoio inabalável, e também à equipe da Yamaha que este ano novamente fez sacrifícios significativos para aderir aos regulamentos da Covid – o que significava frequentemente estar longe de casa por semanas a fio – e que trabalhou infalivelmente com 100% de dedicação para o objetivo de tornando-se campeão mundial.

Desde a sua fundação, a Yamaha sempre se esforçou para trazer a cada piloto Yamaha a sensação de ‘Kando’; uma palavra japonesa para os sentimentos simultâneos de profunda satisfação e intensa emoção que sentimos quando encontramos algo de valor excepcional. Esta vitória do campeonato é verdadeiramente um daqueles momentos: é um marco que vai trazer alegria para muitos, pois a base de fãs do Fábio, como a da Yamaha, está crescendo.

Fabio Quartararo

Ainda não consigo acreditar! Não consigo nem falar … É uma sensação incrível. Talvez mais tarde eu possa falar um pouco mais. No momento, estou vivendo o sonho! É bom também ter minha família comigo, e vamos aproveitar muito isso esta noite e até o final da temporada.

Claro que não era assim que eu queria que o fim de semana de Pecco terminasse, mas estou feliz que ele esteja bem. Agora somos o campeão mundial. Não tenho palavras e não tenho mais líquido no meu corpo para chorar. bom, mas não consigo nem descrever o que estou sentindo agora. Estar no pódio com uma grande parte da minha família e minha família do circuito – não tenho palavras.

A MotoGP já dura há muito tempo. Ser o primeiro francês a ganhá-lo é fantástico. Também estou feliz pela Yamaha. Desde 2015 eles não conquistaram um título e hoje voltámos a ganhá-lo. Sentimento incrível!


LEIA MAIS:  Pilotos da equipe satélite Honda estão prontos para a 2ª etapa do SuperBike Brasil 2023