Ex-campeão mundial Joël Robert em estado grave




Notícias de hoje que Joël Robert teve que ser hospitalizado em uma condição considerada grave. Não sabe muita coisa, mas parece que o hexacampeão mundial está em coma. Obviamente, esperamos receber em breve notícias mais animadoras sobre o estado de saúde desse ícone da história do mundial de motocross.

Joël Robert teve parte de seu pé direito amputado após o desenvolvimento de diabetes, com o qual ele teve que lutar por muitos anos.

Uma lenda viva do motocross

Verdadeira lenda viva do motocross, Joël Robert veio de uma família de motociclistas e começou sua carreira na pequena cidade belga de Chatelet, onde vive até hoje.

Em 1964, tornou-se campeão mundial de motocross, categoria 250cc, com apenas 20 anos de idade (um dos mais jovens da história da competição), na equipe CZ da antiga Tchecoslováquia. De 1965 a 1967, com a obtenção de três vice-campeonatos, manteve seu alto nível. De 1968 a 1972 obteve um sensacional pentacampeonato mundial na categoria, primeiro com a equipe tcheca CZ e o restante com a equipe Suzuki.

Joël Robert é ainda lembrado pelos adeptos e fãs estadunidenses por ter incentivado o motocross nos EUA (onde, devido à sua personalidade forte, além dos muitos fãs conseguiu também muitos rivais), como também ter participado de corridas na categoria Trans Am.

Além de ser um dos mais talentosos motociclistas já surgidos, Robert foi um dos primeiros esportistas da categoria a dar especial atenção ao preparo físico, embora fumasse muito.

Obteve um recorde de 50 vitórias só superado em 2004 por seu compatriota Stefan Everts.

Em 2000, entrou para o Motorcycle Hall of Fame (Hall da Fama da Motocicleta).

LEIA MAIS:  VÍDEO: Cleiton Borges explica os problemas enfrentados no BRMX

Atualmente, Joël Robert dedicava-se à equipe nacional da Bélgica de motocross e à descoberta de novos talentos.