Equipe Honda Racing busca novas vitórias no Campeonato Brasileiro de Enduro 2022




Prova de Aracruz (ES) terá participação do time completo com Vinicius Calafati (classe E1), Rômulo Bottrel (E2), Alexandre Valadares “Brankim” (E4) e Bárbara Neves (EF)

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2022 chega à metade neste fim de semana (11 e 12/6), com a quarta prova da temporada, em Aracruz (ES). A equipe Honda Racing está confirmada e segue completa para o desafio. Piloto mais rápido da Elite, que é a classificação geral, Vinicius Calafati defende a liderança da categoria E1 – assim como Alexandre Valadares “Brankim” na E4. O time vermelho também acelera com Rômulo Bottrel (E2) e Bárbara Neves (EF).

Tradicional no calendário do Brasileiro de Enduro, Aracruz recebe a prova pela nona vez. O percurso conta com 38 quilômetros, que incluem deslocamentos e três especiais (trechos cronometrados), sendo dois Enduro Testes e um Cross Teste. Os pilotos precisarão fazer três voltas no sábado e mais três no domingo.

Vinicius Calafati lidera a Elite, com 142 pontos, e soma 144 na ponta da tabela da E1. O piloto continua bastante focado e em constante evolução.

Tivemos um intervalo bem curto entre a etapa passada e esta. Foram duas semanas de treinos, nas quais peguei bem firme e consegui evoluir mais. A expectativa para Aracruz é a melhor possível. Sempre é uma prova bem marcante no calendário. Considero uma das melhores etapas, com nível técnico muito bom. Tem um terreno e relevo que me agradam. Estou bem treinado e com bastante velocidade, conta o piloto paulista, dono de seis títulos do Brasileiro de Enduro. Ele acelera a motocicleta CRF 250RX.

Pela E2, com a CRF 450RX, Rômulo Bottrel está animado e relembrou o resultado de 2021 em Aracruz.

Venci a categoria lá no ano passado. Tenho uma lembrança boa e vou tentar repetir o resultado. As especiais parecem que são bem legais e estou preparado. A prova costuma ter o chão mais duro. Pode ser muito seca ou, se chover, fica aquele espelhado que é difícil de andar, destaca o mineiro, vice-líder da classe, com 135 pontos, e terceiro colocado da Elite.

Representante da equipe Honda Racing na categoria E4, exclusiva para motos nacionais, o mineiro Alexandre Valadares “Brankim” também gosta de andar no Espírito Santo.

Sei que é a ‘casa’ dos meus concorrentes diretos, mas estou preparado e focado para mais esse desafio. Em Aracruz sempre tem especiais boas, técnicas, do jeito que eu gosto, com velocidade. Quando chove, tenho um pouco de dificuldade, porque é um terreno liso. Estou otimista para esta etapa, diz o piloto, primeiro colocado na classe após três provas, com 142 pontos, e que defende o título da categoria com a CRF 250F

De volta às provas após recuperação de lesão, Bárbara Neves também acelera a CRF 250F.

Estou bem e feliz em competir em Aracruz. A cidade sempre nos acolhe e a organização de lá é uma grande incentivadora da categoria feminina e infantil, o que é importante para a motivação dos pilotos e para o desenvolvimento do esporte, ressalta Bárbara.

Com a ausência na prova de Belo Vale (MG), agora ela está na segunda colocação da categoria EF, com 100 pontos, sem considerar o descarte, que será aplicado após a última rodada.

LEIA MAIS:  LUTO: Piloto holandês encontrado morto durante o SIX DAYS na Itália

A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

4ª prova – Aracruz (ES)Data: 11 e 12/6Base do evento: Praça da Paz (acesso gratuito ao público)

Programação* 

10/6 (Sexta-feira)A partir das 7h – Reconhecimento das especiaisDas 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova

11/6 (Sábado)7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do CapixabaDas 8h às 9h30 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 9h35 – Briefing 10h – Largada dos dois primeiros pilotos17h30 – Previsão de chegada do último piloto20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia (restaurante Rota do Petisco)

12/6 (Domingo)7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do Capixaba 8h – Largada dos dois primeiros pilotos 14h30 – Previsão de chegada do último piloto16h30 – Cerimônia de premiação18h30 – Término do evento.

* Os horários são fornecidos pela organização e podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022

1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)

LEIA MAIS:  Na Costa Rica, Rigor Rico é Campeão Latino-americano de Hard Enduro

FONTE: Mundo Press – FOTO: Rogério Matheus/Mundo Press