Jovem piloto formado na Honda Junior Cup participa da seletiva de uma das maiores portas de entrada para a MotoGP
Nos dias 02, 03 e 04 de outubro, no circuito de Guadix, na Espanha, o piloto de 14 anos estará na seletiva da Red Bull Rookies Cup europeia, notoriamente o seleiro mais respeitado da motovelocidade mundial. Neste projeto, são selecionados talentos em todo o mundo e dos 100 competidores, apenas os 10 melhores ingressarão no grupo que fará parte da temporada de 2019.
Enzo Valentim teve sua formação como piloto na Honda Junior Cup – projeto criado pela montadora para o desenvolvimento de jovens talentos e voltado para crianças e adolescentes de 08 a 16 anos, visando ensinar todos os conceitos e técnicas de pilotagem nas motocicletas Honda CG 160 Titan. Em 2016, migrou para a categoria 300cc e depois para a Copa Honda CBR 500R, categoria que também tem o apoio da Honda. Atualmente, Enzo corre em duas categorias, CBR 500R e R3, e está entre os primeiros colocados.
Todos esses requisitos, aliados aos resultados esportivos, lhe garantiram uma vaga para disputar a Rookies Cup europeia como o jovem mais talentoso e promissor desta temporada.
A Rookies Cup já revelou pilotos como Johann Zarco, Miguel Oliveira, Joan Mir, Enea Bastianini e muitos outros que saíram do projeto e atualmente figuram entre os principais nomes da MotoGP.
Parceria com o SuperBike
A Honda e o SuperBike Brasil contam com uma parceria de seis anos na motovelocidade. Além da Honda Junior Cup, a fábrica apoia pilotos e equipes em disputas com motos 500cc, a Copa Honda CBR 500R, desde 2014. Com esse incentivo, ao longo dos anos, diversos talentos foram formados e potencializados no cenário nacional, possibilitando também experencias fora do país, como é que o caso de Enzo Valentim na Rookies Cup.
A meta é seguir com a parceria e já permitir que todos os jovens dentro do SuperBike Brasil tenham a expectativa de participarem da seletiva em 2019.
Além disso, a Honda conta com uma equipe no grid principal do SuperBike Brasil, a Honda Racing Brasil, e dá todo apoio para que os pilotos Eric Granado e Pedro Sampaio disputem a atual edição do campeonato na categoria 1000cc.
FONTE: HONDA RACING