ENDURANCE: Yamaha retira-se das 8 Horas de Suzuka




A equipe oficial de resistência da Yamaha retirou-se do evento das 8 Horas de Suzuka Coca Cola deste ano, ainda agendada para Julho.

A mudança será um choque para muitos, pois significa que apenas as Yamahas privadas alinharão no grid, se o evento continuar como planejado no dia 19 de Julho. Se a retirada se mantiver, será a primeira vez desde 2014 que uma equipe Yamaha apoiada pela fábrica não compete no evento.

A corrida das 8 Horas de 2019 viu controvérsia após a bandeira, com equipes rivais a apresentarem queixas contra a Yamaha por não terem regressado ao Parc Ferme depois de uma bandeira vermelha que terminou com a corrida uns minutos antes do tempo.

A denúncia foi confirmada e a Yamaha foi desclassificada, ficando a vitória com a Kawasaki e a Jonathan Rea e Leon Haslam.

O resultado foi um gosto amargo para engolir para a equipe, já que a corrida do Mundial de Resistência das 8 Horas de Suzuka, tradicionalmente patrocinada pela Coca Cola, é a joia da coroa do calendário de corridas japonês, atraindo multidões enormes ao evento e uma audiência televisiva de milhões em todo o mundo. É também azar para o novo homem da Yamaha Toprak Razgatlioglu, que reputadamente rompeu com a Kawasaki por ter ficado de lado o ano passado, com Rea e Haslam a pilotar sozinhos, e agora pelos vistos também não participará com a Yamaha.

As razões por detrás da retirada não são totalmente conhecidas, com apenas uma breve declaração emitida nesta quarta-feira que dizia: “Decidimos suspender essa atividade a partir desta data”.

Com o custo de desenvolver uma moto para Suzuka estimado em milhões de dólares, há quem pense que a Yamaha está a antecipar que o evento seja cancelado mais adiante, e pode simplesmente ser que a fábrica não queira desperdiçar recursos numa corrida que pode não acontecer.

LEIA MAIS:  ENDURANCE: 24 Horas de Le Mans cancelada

Com a Yamaha a retirar a sua equipe oficial, deixa a Yamaha Austria Racing Team (YART) como principal candidata da casa de Ywata à corrida de 2020 das 8 Horas de Suzuka, se o evento vier a acontecer…


FONTE: MOTOSPORT