Numa grande festa de muitas emoções e fortes disputas, que contou com a participação especial do consagrado piloto paulista Thales Vilardi # 27 (Yamaha/ASW/Sub27/Bingol/Pica Pau), a pista dos Buritis, em Pimenta Bueno foi palco no último fim de semana da etapa final do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015. A prova consagrou os campeões Jhon Pierre # 119 (Yamaha/Bingol/Protofisio/Geo), na 65cc, Guilherme Maschio # 103 (Magabom/Ciclo Cairu) na MX Júnior, Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawai/kadando) na Força Livre Nacional e Força Livre Nacional Pró, Leonardo Atílio # 18 (Comercial Mariano/Voldiesel/Maringá), de Vilhena, na MX Intermédia e Eder Stenzel 3 (Posto Hawai) na MX3, além do paulista Thales Vilardi # 27 (Yamaha/ASW/Sub22/Bingol/Pica Pau), que travou forte duelo com o campeão da temporada Rodrigo Selhorst # 8 (Decar/Megabom/ASW/Vipal/Voldiesel), na MX2.
A prova que definiu os últimos campões da temporada, foi marcada ainda pela superação de alguns pilotos e decepções de outros, como Diego Henning # 169 (Honda/Noa/MRP/ASW/Vipal/Unopar), de Porto Velho, que teve problemas com máquina e viu escorregar de suas mãos o título que já vinha bem encaminhado na Força Livre Nacional Pró. Nas categorias MX Júnior e MX Intermediária, mesmo fora da briga pelo título, Guilherme Maschio # 103 (Magabom/Ciclo Cairu), de Pimenta Bueno e Leonardo Atílio # 18 (Comercial Mariano/Voldiesel/Maringá), de Vilhena, deram o troco, superando os respectivos campeões Jhon Pierre # 119 e João Victor Martins # 291, ambos de Porto Velho.
A prova que definiu as posições finais em cada uma das sete categorias disputadas no Rondoniense de MX deste ano, foi prestigiado por um público bastante expressivo, que vibrou muito a cada pega acirrado na pista, em um traçado travado e de terreno arenoso, o que tornou a disputa ainda mais forte. Autoridades como o senador Valdir Raupp (PMDB/RO), deputado estadual Cleyton Roque, Prefeito Jean Mendonça e secretário Rudnei Paes, da Sejucel, marcaram presenças e já anunciaram o anseio em trazer para o próximo ano, em Pimenta Bueno uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Campeão Jhon Pierre segue absoluto na disputa da 65cc
Abrindo as disputas da etapa de encerramento do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015, o campeão por antecipação da categoria 65cc, Jhon Pierre (Yamaha/Bingol/Protofisio/Geo), de Porto Velho, depois de garantir os melhores tempos já nos treinos classificatórios, mais uma vez mostrou sua supremacia na categoria, andando num ritmo bastante forte e vencendo a prova com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado. Jhon Pierre venceu as cinco etapas e garantiu assim a conquista do título de campeão estadual da temporada. Na prova, a segunda posição ficou mais uma vez com Edno Gabriel # 909 (Cometa Motocenter/Valtra Pamp), de Vilhena, que mesmo não tendo feito uma boa primeira parte da prova, caindo e perdendo várias posições, se recuperou na última volta, favorecido pela queda de Guilherme Biscola # 238 (Lavajato Fubica/Castello Mat. Const.) ), também de Vilhena, terceiro colocado. Brayan Galmassi # 108 (Aléssio Galmassi/Academia Petunia), de Ministro Andreazza e Willian Santos # 406 (Waldir Terraplanagem), de Cacoal, completaram o pódio da categoria 65cc.
De volta as pistas, Guilherme Maschio dita o ritmo da MX Júnior
Uma das grandes promessas do motociclismo de Rondônia ao lado do pequeno Jhon Pierre, o piloto Guilherme Maschio # 103 (Megabom Sorvetes/Ciclo Caíru), de Pimenta Bueno não deixou barato e venceu em casa, mostrando que para a próxima temporada a briga vai ser das mais acirradas. Depois de fraturar o braço ainda nos treinos da etapa de abertura, em Machadinho do Oeste, Guilherme retornou apenas na quarta etapa, em Cacoal, mas sem ritmo, acabou superado por Jhon Pierre. Na prova deste fim de semana, em Pimenta Bueno, Guilherminho largou em segundo, mas numa performance brilhante, passou Pierre e foi abrindo vantagem volta a volta até vencer. Pierre chegou em segundo, Erikes Galmassi # 39 foi o terceiro colocado, João Felipe # 57 (Auto Elétrica Suziki) e Eduardo Araújo # 94 (Kariny Jóias), ambos de Espigão do Oeste completaram as cinco primeiras posições.
Diego Henning para e vê título da FLN Pró escorregar de suas mãos
Principal reivindicador para a criação da categoria Força Livre Nacional Pró, aberta a participação de qualquer piloto independente da colocação em outras categorias, o portovelhense Diego Henning # 160 (Honda/Noa/MRP/ASW/Vipal/Unopar), liderou o campeonato de ponta a ponta, chegando para a prova final com 15 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, portando podendo chegar até em 10º lugar, que mesmo assim conquistaria o título independente que quem viesse a vencer. Diego Henning largou bem e já abria vantagem para os demais, quando na terceira volta perdeu o traçado e caiu, perdendo algumas posições antes de voltar a pista. Contudo, Diego deu apenas uma volta mais e sua máquina travou. Na expectativa de voltar, Henning mesmo com o pé ainda inchado, empurrou sua moto até o Pit line, mas a equipe de mecânicos não conseguiu coloca -la para funcionar novamente. O vice Líder Fabrício Moreira assumiu a ponta e correu tranqüilo para a vitória e para conquista surpresa de mais um título, o terceiro da temporada. Victor Carlos # 4 (Voldiesel/Vaccari Veículos) completou em segundo, Hemerson Bernardi # 101 foi o terceiro, Pedro Tozzo # 38 (Tozzo Bombas Ijetoras/Aquelino Preparações/Multicar) o quarto e Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop/F1 Terraplanagem) na quinta posição.
Leonardo Atílio supera campeão João Victor na MX Intermediária
Entre os pilotos que disputam a MX Intermediária, os pegas foram também emocionantes e bastante acirrados, principalmente no duelo particular do campeão Rondoniense João Victor Martins # 291 (Team Martins Racing/I9 Comunicação Visual), de Porto Velho, com Leonardo Atílio # 18 (Comercial Mariano/Voldiesel/Maringa), de Vilhena e atual campeão matogrossense. Depois da prova de Cacoal, quando João Victor literalmente chamou Leo Atílio para brincar, o clima de disputa se elevou entre os dois. Num dia de pouca concentração de João Victor, Leozinho que acelerou forte, vencendo com folga as duas baterias, aproveitou para devolver a provocação, chamando João para a disputa. Na terceira posição da MX Intermediária ficou Matheus Zilli # 871 (Posto Mais/LDG Gráficos/Megason), de Vilhena,que mostrou estar em grande fase e deu trabalho para o líder. Jacson Cardoso # 187 (Posto Mais/LDG Gráfico), Luiz Roberto # 17 (ISL Racing/Instaladora São Luiz) e João Victor Martins # 291, completaram as cinco primeiras posições no pódio.
Campeão Fabrício Moreira celebra título com vitória na Força Livre Nacional
Líder absoluto da categoria Força Livre Nacional e campeão já com uma etapa de antecedência, o piloto Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawai/kadando) veio para a prova de Pimenta Bueno determinado a fechar o ano com chave de ouro. O piloto que disponibiliza de uma das maiores estruturas e equipe de apoio, vem em uma crescente a cada temporada, já acumulando uma série de conquistas. Com as melhores marcas já nos treinos classificatórios, Fabrício Moreira fez boa largada e acelerando com força total e liderando até a bandeirada final. Na segunda bateria, novamente Fabrício foi eficiente na largada e puxando a fila ditou o ritmo até a chegada, onde toda uma estrutura de festa foi montada, com chuvas de confetes e queima de fogos para comemorar em grande estilo, mais uma conquista do piloto que mais progrediu nos últimos anos no motociclismo de Rondônia.
Eder Stenzel vence prova e leva título da categoria MX3
Numa das categorias mais equilibradas da temporada, a MX3 foi marcada por duelos fortes, principalmente entre os pilotos Eder Stenzel # 3 (Posto Hawaii), de Porto Velho e Alberto Maschio, o “Brizola” # 73 (Megabom/ITF Multimarcas), de Cacoal, que ao longo da temporada se alternaram em bons resultados. Na prova deste fim de semana, em Pimenta Bueno, mais uma vez a disputa esteve em aberto, com Brizola liderando de ponta a ponta a primeira bateria, enquanto Stenzel teve dificuldades para garantir a segunda posição. Já na última bateria, prevaleceu a força de Eder Stenzel que mesmo não tendo feito uma boa largada, conseguiu se recuperar e superar o experiente Brizola. Na soma geral dos resultados, Stenzel levou a melhor pelo critério técnico de desempate, garantindo o ponto mais alto do pódio, com Alberto Brizola em segundo, Rinaldo Moreira # 404 (Motoshow) na terceira posição, Joelson Gonçaçlves # 176 (Racing Motos), de Rolim de Moura em quatro e na quinta posição chegou Márcio Brígido # 46 (Megabom Sorvetes/Casa Alegria, de Cacoal. Eder Stenzel garantiu ainda a conquista do título Estadual da MX3.
Na MX2, Thales Vilardi leva a melhor no duelo com Rodrigo Selhorst
Na disputa mais esperada, a MX2 trouxe a pista um pega de alto nível e grandes emoções entre o campeão Estadual Rodrigo Selhorst # 8 (Decar/Megabom/ASW/Vipal/Voldiesel) e o paulista Thales Vilardi Vilardi # 27 (Yamaha/ASW/Sub22/Bingol/Pica Pau), que veio a Rondônia a convite da federação e apoiado por amigos, empresários e alguns pilotos, para abrilhantar ainda mais a festa de encerramento do campeonato. Depois de uma disputa forte já nos treinos e warm-up, onde ambos buscavam se superar a cada volta, Thales cravou a melhor marca, mas na primeira bateria da MX2, o consagrado piloto paulista acabou surpreendido por Rodrigo que satou na frente na largada e imprimindo um ritmo forte, liderou até a bandeirada final. Para a segunda bateria, Thales fez valer a sua experiência de piloto de ponta do motociclismo nacional, largando forte, na frente e se mantendo em primeiro até cruzar a linha de chegada, com Rodrigo na sua cola. Mesmo com problema no tornozelo, Diego Henning # 169 (Honda/Noa/MRP/ASW/Vipal/Unopar), de Porto Velho, garantiu a terceira posição, com Victor Carlos, o Vitim # 4 (Aléssio Galmassi/Aquelino Preparações), de Cacoal em quatro e Jacson Cardoso # 187 (Posto Mais/LDG Gráficos), de Vilhena na quinta colocação.
Parcerias
A quinta e última etapa do Campeonato Estadual de Motocross 2015 foi mais uma realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a Prefeitura de Pimenta Bueno e Câmara de Vereadores. Apoio Rondobras Auto Peças, Vôo Transportes, Honda do Brasil, senador Valdir Raupp, deputado federal Nilton Capixaba e deputado federal Expedito Netto. Patrocínio: Ministério do Esporte.
Resultado geral da 5ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015
Categoria 65cc
1º – # 119 – Jhon Pierre – Porto Velho
2º – # 909 – Edno Gabriel – Vilhena
3º – # 238 – Guilherme Biscola – Vilhena
4º – # 108 – Brayan Galmassi – Ministro Andreazza
5º – # 406 – Willian Santos – Cacoal
Categorias MX Júnior
1º – # 103 – Guilherme Maschio – Pimenta Bueno
2º – # 119 – Jhon Pierre – Porto Velho
3º – # 39 – Erikes Galmassi – Cacoal
4º – # 57 – João Filipe – Espigão do Oeste
5º – # 94 – Eduardo Araújo – Espigão do Oeste
Categoria Força Livre Nacional Pró
1º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Moreira
2º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal
3º – # – 101 – Hemerson Bernardi – Vilhena
4º – 38 – Pedro Tozzo – Cacoal
5º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
Categoria MX Intermediária
1º – # 18 – Leonardo Atílio – Vilhena
2º – # 871 – Matheus Zilli – Vilhena
3º – # 187 – Jacson Cardoso – Vilhena
4º – # 17 – Luiz Roberto – Cacoal
5º – #291 – João Víctor Martins – Porto Velho
Categoria Força Livre Nacional
1º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho
2º – # 101 – Hemerson Bernardi – Vilhena
3º – # 400 – Leandro André – Cacoal
4º – # 2 – Marcos César – Vilhena
5º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
Categoria MX3 Importadas
1º – # 3 – Eder Stenzel – Porto Velho
2º – # 73 – Alberto Maschio “Brizola” – Cacoal
3º – # 404 – Rinaldo Moreira – Comodoro -MT
4º – # 176 – Joelson Gonçalves – Rolim de Moura
5º – # 46 – Márcio Brígido – Cacoal
Categoria MX2 Importadas
1º – # 27 – Thales Vilardi – São Paulo
2º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal
3º – # 169 – Diego Henning – Porto Velho
4º – # 4 – Victor Carlos -Cacoal
5º – # 187 – Jacson Cardoso – Vilhena
FONTE: FMR