Ele está liderando o Rally Dakar 2021, mas quem é Skyler Howes?




Três etapas no Rally Dakar 2021 e depois de alguns dos resultados diários mais consistentes de qualquer piloto, um piloto americano privado está liderando a maior corrida off-road do planeta. Temos que perguntar, quem diabos é esse Skyler Howes?

A história nos mostra que há muitos anos os americanos correm o Rally Dakar sem sucesso. Depois que Ricky Brabec pisou fundo nesse fato histórico com a vitória em 2020 (e quase a vitória em 2019), quem teria imaginado que o primeiro piloto dos EUA a atingir o topo da classificação geral este ano seria Skyler Howes.

Dando uma espiada na carreira de Skyler no Rally temos alguns fatos rápidos: Nascido em Riverside, Califórnia, Skyler cresceu competindo no deserto contra nomes como o vencedor do Dakar de 2020, Ricky Brabec. Aos 28 anos de idade, Skyler tem vários pódios no Baja 1000, bem como venceu o Morocco Desert Challenge, o Sonora Rally e o Dakar Challenge em 2018.

Howes participou de seu primeiro Rally Dakar em 2019 e admite “que subestimou” a corrida. Apesar da falta de conhecimento e da gripe contraida Howes mostrou do que é capaz ao terminar entre os 10 primeiros na quinta etapa. Infelizmente, dois estágios depois, ele deslocou o ombro enquanto evitava bater em uma criança em uma scooter durante uma ligação e foi forçado a desistir.

Em 2020, ele voltou para o desafio, mas não foi uma passagem fácil. Skyler quebrou sua vértebra C6 três meses e meio antes do início, forçando-o a se submeter a uma cirurgia para soldar C5, C6 e C7 juntos. Isso o deixou com apenas uma semana de treinamento após a reabilitação antes do início do rally.

LEIA MAIS:  Equipe Honda Racing encara etapa Maratona no Sertões 2021

Nem a lesão, a falta de treinamento ou um grande acidente após quebrar o parafuso de pivô de sua KTM totalmente original o atrasaram e ele terminou o primeiro Dakar na Arábia Saudita em nono lugar, levando o primeiro privado e os prêmios de Super Produção (stock bike) no processo.

Para o Dakar 2021, Howes diz que veio para o rali com a mesma mentalidade de 2020, “não espere nada, não force muito, apenas pilote todos os dias”, uma lição que aprendeu com a lenda do off-road Kurt Caselli. Depois de completar três etapas, parece que está valendo a pena.

Sim, estamos apenas no início do Dakar e há um longo caminho a percorrer, mas este pode ser o ano para Howes ficar entre os cinco primeiros, ou mesmo um pódio, quem sabe …