É do Brasil! Guilherme Fernandes e Bruno Ribeiro são os campeões do Yamalube R3 bLU cRU América Latina

Foto: Yamaha



Última etapa do campeonato foi realizada neste fim de semana em Goiânia (GO)

A temporada 2023 do Yamalube R3 bLU cRU América Latina terminou do jeito que os pilotos e fãs da motovelocidade gostam: com muita adrenalina e velocidade. A última etapa do campeonato, realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), teve decisão apenas na última corrida e muita expectativa entre os concorrentes. E, mais uma vez, o Brasil levou o campeonato. O jovem Guilherme Fernandes – o Gui Foguetinho – foi o campeão da categoria Talent, enquanto o experiente Bruno Ribeiro confirmou o título da categoria Cup.

>> VEJA MAIS IMAGENS DA ETAPA

A emoção começou ainda no sábado (11), na definição da Superpole, com o brasileiro e então vice-líder Kevin Fontainha conquistando a pole position da categoria Talent. Completaram a primeira fila o argentino Nahuel Andrés e o peruano Aymon Bocanegra. O líder do campeonato, Guilherme Fernandes, ficou apenas com 16ª posição, o que aqueceu ainda mais a disputa. Pela categoria Cup, a pole ficou com o brasileiro Fabrício Zamperetti, seguido de Bruno Ribeiro – que já havia garantido o título na etapa anterior – e pelo argentino Bruno Novillo.

Disputa acirrada

Na categoria Talent (pilotos de 12 a 22 anos), a disputa pelo título se estendeu até o final das duas corridas da etapa. Na Corrida 1, Kevin Fontainha aproveitou a vantagem da pole position e liderou de ponta a ponta, conquistando a primeira vitória do fim de semana. Logo atrás dele fecharam a prova Enzo Valentim, retornando à pista depois de se recuperar da lesão que o tirou das últimas etapas do Mundial de SuperBike, e pelo peruano Aymon Bocanegra.

No domingo (12), todos voltaram para a decisiva Corrida 2. Determinado a não deixar o título escapar, Guilherme Fernandes fez uma boa corrida de recuperação e terminou na sétima posição, garantindo pontos suficientes para manter a liderança e conquistar o título pela primeira vez. Kevin Fontainha fechou a prova em segundo lugar e ficou com o vice-campeonato. Enzo Valentim venceu a Corrida 2 e conseguiu somar bons pontos para a classificação final.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Momento em que Danilo Berto é atropelado em Interlagos

Pelo título, Guilherme Fernandes recebe o subsídio de 60% da inscrição para o R3 bLU cRU European Championship 2024. Kevin Fontainha, o vice-campeão, recebe 40% do valor da inscrição como subsídio – e segue para sua terceira temporada na edição europeia da competição.

Campeão “antecipado”

Quando os pilotos da Cup alinharam no grid já conheciam o campeão da categoria, Bruno Ribeiro, mas o vice-campeonato ainda estava em jogo. Após conquistar a pole, Fabrício Zamperetti venceu as Corridas 1 e 2 e conquistou o troféu de vice campeão. Completaram o pódio na primeira prova os argentinos Lucas Gutierrez e Bruno Novillo.

Na Corrida 2 o campeão subiu ao pódio – na segunda posição. Bruno Ribeiro ainda foi acompanhando pelo argentino Lucas Gutierrez, que voltou ao pódio na terceira colocação.

A Yamalube R3 bLU cRU América Latina se despediu de 2023 com a solenidade de premiação, já com saudades da adrenalina das pistas e na contagem regressiva para o início da temporada 2024.

VENCEDORES

Categoria Talent1º – Guilherme Fernandes2º – Kevin Fontainha

Categoria Cup1º – Bruno Ribeiro2º – Fabricio Zamperetti

Confira os números da etapa: 

R3 Talent 

SUPERPOLEP1 – Kevin FontainhaP2 – Nahuel AndrésP3 – Aymon Bocanegra

CORRIDA 1P1 – Kevin FontainhaP2 – Enzo ValentimP3 – Aymon Bocanegra

CORRIDA 2P1 – Enzo ValentimP2 – Kevin FontainhaP3 – Aymon Bocanegra

R3 Cup 

SUPERPOLEP1 – Fabricio ZamperettiP2 – Bruno RibeiroP3 – Bruno Novillo

CORRIDA 1P1 – Fabricio ZamperettiP2 – Lucas GutierrezP3 – Bruno Novillo

CORRIDA 2P1 – Fabricio ZamperettiP2 – Bruno RibeiroP3 – Lucas Gutierrez

O Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2023 tem o patrocínio de Yamalube, Eneos, Terranew, Unipega, e Missão 78. Tem ainda o apoio de Ituran, Pirelli, LS2, Nácar, NGK, Monster, DID, NG Brakes, Banco Yamaha e Iplantflorest a apoio técnico de Jeskap, Retroglass, Design Pinturas, Flip Racing e Hel.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL

LEIA MAIS:  Jonathan Rea assume a liderança do Mundial de Superbike 2020