Dungey responde a Tomac com vitória e passa a liderar o mundial




Que campeonato do mundo de Supercross está sendo este. O Estádio MetLife estava a rebentar com quase 60 mil pessoas no seu interior para o New Jersey SX, com Ryan Dungey a vencer e reassumir a liderança do campeonato a uma etapa do final.

O holeshot foi para Jason Anderson, com Davi Millsaps, Ryan Dungey e Eli Tomac no seu encalço. O primeiro a atacar foi Tomac, com o líder do mundial a colocar-se em segundo, atrás de Anderson…até que este comete um erro na volta inicial e o homem da Kawasaki chega ao primeiro lugar. Pouco depois Dungey chegava em segundo e o duelo que todos queriam ver, com os líderes do campeonato na frente, estava começando.

Tomac estava com uma vantagem considerável, como tantas vezes fez esta temporada assim que chegou à frente da prova, mas uma queda saiu bem cara. Dungey era o novo líder, com Millsaps atrás de si e Musquin em terceiro. Tomac conseguiu voltar à corrida em 15.º…e o momento decisivo do campeonato pode ter sido este.

Dungey liderava a seu belo prazer e Musquin estava cada vez mais perto. Na décima volta o francês consumou a manobra de ultrapassagem. Bem mais atrás, Tomac chegava ao décimo lugar, na tentativa de tentar chegar ao pódio caso conseguisse mais uma grande recuperação, mas na volta 16 o azar voltava a bater à sua porta, ao perder tração após um salto triplo e a sua Kawasaki se ir abaixo. Quando voltou tinha perdido dois lugares.

Na frente a liderança de Musquin sofria a forte contestação de Dungey, e só na última volta Dungey conseguia atacar a liderança. A pressão resultou num erro de Musquin e o atual campeão não perdoou: acabou em primeiro e era o novo líder do campeonato, depois de perder o lugar para Tomac na etapa anterior.

LEIA MAIS:  Austin Forkner confirma lesão na clavícula

Musquin ficou em segundo e Anderson fez uma grande segunda metade de prova, conseguindo ficar em terceiro. Já Tomac continuou a trabalhar para ganhar lugares e no final foi oitavo.

Dungey começou a corrida a três pontos de Tomac e no final tinha mais nove pontos que o rival da Kawasaki. Apenas com uma rodada por disputar Tomac pode já não conseguir recuperar esta desvantagem, sabendo que Dungey é extremamente regular e costuma ficar sempre no pódio.

Top dez New Jersey SX

1. Ryan Dungey
2. Marvin Musquin
3. Jason Anderson
4. Davi Millsaps
5. Blake Baggett
6. Justin Brayton
7. Josh Grant
8. Eli Tomac
9. Justin Barcia
10. Dean Wilson

Top dez AMA 450SX/mundial de Supercross

1. Ryan Dungey – 341
2. Eli Tomac – 332
3. Marvin Musquin – 292
4. Jason Anderson – 248
5. Cole Seely, Sherman Oaks – 212
6. Davi Millsaps – 208
7. Blake Baggett, Grand Terrace – 206
8. Dean Wilson, Clermont – 169
9. Broc Tickle – 167
10. Chad Reed  – 167


FONTE: MS