A Ducati acaba de revelar em Rimini a sua nova Superesportiva de dois cilindros a Ducati Panigale V2 de 2020. Apesar de não ser um modelo totalmente novo, pois deriva da anterior Ducati 959 Panigale, é a forma que a Ducati encontrou de manter o conceito V2 em catálogo já que todas as suas Hiperesportivas vem agora com motor V4.

Não sendo totalmente nova a Panigale V2 sofreu um processo de renovação exaustivo começando pelas suas linhas que colam agora às linhas da versão V4. O motor é o já conhecido Superquadro V2 de 955cc, já de acordo com as limitações impostas pelo Euro 5, e um dos detalhes que de imediato salta à vista é a colocação da ponteira de escape numa posição muito mais baixa do que na versão anterior.

Outro melhoramento que a versão 2020 incorpora é a montagem de um monobraço na suspensão traseira. As suas linhas são fluidas e elegantes, envolvendo por completo o chassi monocasco em alumínio e um sub-quadro multi-tubular. O assento é mais confortável e a posição de pilotagem menos agressiva. O motor V2 a 90º funciona como elemento de reforço estrutural da moto.

Na suspensão dianteira a Ducati optou por usar uma Showa BPF invertida de 43mm sendo que o amortecedor traseiro é um Sachs, ambos totalmente ajustáveis. Os freios são da Brembo M4.32 com pinças radiais monobloco com discos de 320mm na dianteira e de 245 mm na traseira. Os pneus são Pirelli Diablo Rosso Corsa com 180/60-17″ atrás e um 120/70-17″ na frente

Também ao nível da eletrônica houve evolução e a Panigale V2 2020 inclui o último desenvolvimento feito pela Ducati nesta matéria e incluído na versão V4 com um IMU de 6 eixos. Os modos de motor são 3 , Street, Sport e Race e todos entregam a potência máxima de 155 cv com mais ou menos intervenção de eletrônica dependendo do modo selecionado.

Inclui ainda:
- ABS Cornering EVO
- Ducati Traction Control (DTC) EVO 2
- Ducati Wheelie Control (DWC) EVO
- Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2
- Engine Brake Control (EBC) EVO

O painel de informação é do tipo TFT a cores com 4,3” e inclui iluminação LED, dianteira e traseira para além de sistema de iluminação diurna. O peso da Ducati V2 2020 é de apenas 176 Kg
FONTE: MOTOSPORT