Ducati Multistrada V4, a primeira moto no mundo com radar dianteiro e traseiro




COMEÇA A PRODUÇÃO DA NOVA DUCATI MULTISTRADA V4, A PRIMEIRA MOTO NO MUNDO EQUIPADA COM TECNOLOGIA DE RADAR DIANTEIRO E TRASEIRO, CAPAZ DE PROPORCIONAR AO CONDUTOR UM REVOLUCIONÁRIO SISTEMA DE AJUDA NA PILOTAGEM. SERÁ APRESENTADA OFICIALMENTE NO DIA 4 DE NOVEMBRO.

A produção da Multistrada V4 teve início na fábrica da Ducati em Borgo Panigale e marca um momento histórico para o fabricante de Bolonha. Na quarta geração da Multistrada, a Ducati desenvolveu um novo, leve e compacto motor V4, desenhado para ir ao encontro das necessidades de uma utilização “adventouring” sem negligenciar a emoção e o carácter esportivo.

O completo redesenhar tornou possível atingir intervalos de manutenção recordistas no mundo das duas rodas. Todos os detalhes deste novo motor serão revelados no dia 15 de outubro.

UMA ESTREIA MUNDIAL NAS MOTOS DE PRODUÇÃO

A Ducati traz os radares para as motos de produção, confirmando o que havia sido antecipado em 2018. A adoção destes sistemas promete ser uma verdadeira revolução para o mundo das duas rodas, assinalando um novo patamar de excelência em termos de conforto e assistência à condução, especialmente em longos percursos por autoestrada.

Os radares são sistemas de assistência avançados, capazes de apoiar e tornar a condução mais confortável graças à capacidade de recriar a realidade em torno da moto. O interesse da Ducati neste tipo de sistema vem de 2016, quando a companhia trabalhou em colaboração com o Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia do Politécnico de Milão, para experimentar este tipo de sistemas. Esta primeira experiência confirmou a aplicabilidade deste tipo de tecnologia a veículos de duas rodas, e levou a Ducati à criação de um pacote completo de assistência à condução utilizando dois radares que, no espaço de quatro anos, foi desenvolvido e produzido em estreita colaboração com a Bosch, um parceiro tecnológico alto nível, e vê a sua primeira aplicação na Multistrada V4.

LEIA MAIS:  Harley-Davidson vai lançar moto de pequena cilindrada

Cada radar tem dimensões compactas (70 x 60 x 28 mm, similares às de uma moderna ‘action camera’) e integra-se perfeitamente na moto, pesando somente 190 gramas.

FUNCIONALIDADE DO SISTEMA

O radar posicionado na frente do veículo controla a operação do ACC (Adaptive Cruise Control), o que, por meio de franagem controlada e aceleração, ajusta automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) em relação a outros veículos quando conduzindo a uma velocidade entre os 30 e 160 km/h. Este sistema derivado dos automóveis evoluiu e foi desenvolvido de acordo com a dinâmica e ergonomia de um veículo de duas rodas. Em particular, a autoridade do sistema em termos de desaceleração e aceleração foi limitada, de modo a assegurar que o condutor pode manter um constante controle do veículo em qualquer situação. O sistema permite uma condução mais confortável, especialmente em longas jornadas por autoestrada.

O radar traseiro, por outro lado, é capaz de detectar e reportar veículos posicionados no chamado ‘ângulo morto’ (‘blind spot’ no termo em inglês), ou seja, a área não diretamente visível pelo condutor ou através dos espelhos retrovisores. O sistema BSD (Blind Spot Detection) também sinaliza a aproximação vinda de trás de veículos a alta velocidade.

Para sublinhar o valor técnico-científico do projeto de pesquisa, levado a cabo conjuntamente por engenheiros da Ducati e investigadores e universitários do Politécnico de Milão, o registo da patente relativa aos algoritmos de controlo do sistema foi entregue em maio de 2017. Em junho de 2017, uma publicação científica foi apresentada no IEEE – Intelligent Vehicles Symposium (IV) em Redondo Beach, Califórnia.


FONTE: MOTOSPORT