Dose dupla: Bruno Crivilin conquistou 4ª Medalha de Ouro no Six Days e é Campeão Latino-Americano de Enduro na Argentina

Foto: Janjão Santiago



Bruno Crivilin fez história mais uma vez ao emplacar duas conquistas continentais na 97ª edição do International Six Days Enduro (ISDE), realizado de 6 a 11 de novembro. Detentor de dez títulos brasileiros, ele voltou de San Juan (Argentina) com a sua 4ª Medalha de Ouro na mais tradicional prova off-road do planeta. O desempenho de Crivilin foi mais além ao sagrar-se Campeão Latino-americano de Enduro nessa mesma disputa.

Ele disputou o “Six Days” pela quinta vez como um dos convocados do Brasil e viveu uma experiência de persistência e superação, já que se contundiu na reta final. Crivilin já havia conquistado a Medalhas de Ouro da prova na França (2017), Portugal (2019) e Itália (2021). É o piloto brasileiro com o maior número de conquistas na competição. Uma contusão o impediu de ampliar esse currículo, já que no Six Days do Chile (2018) foi obrigado a abandonar após sofrer lesão no joelho.

Foto: Janjão Santiago

Crivilin estava na disputa do “Top 5” na Categoria E1, para motos até 250cc. No 4º dia de competição em San Juan, começou o drama.

Em uma das Especiais Cronometradas eu acabei me machucando, tive uma fratura no tornozelo e uma lesão no joelho. Isso me prejudicou bastante, mas não ao ponto de desistir. Reuni todas as forças possíveis, e mesmo com dor e cansado, entreguei tudo que eu tinha, explicou o piloto.

Bruno conseguiu completar a prova e garantir mais uma Medalha de Ouro na competição. E mesmo com a lesão, na Categoria E1 finalizou a prova na 8ª colocação entre os 44 pilotos.

Foi a minha quinta participação no Six Days, e das cinco este foi, sem dúvida o mais exigente em termos físicos por causa do calor. A gente estava numa região com terreno e clima iguais aos de deserto, de muito sol e altas temperaturas ao longo dos seis dias, completa.

Atual Campeão Português de Enduro, Crivilin entende que poderia ter ido até mais longe, já que antes de se contundir estava na briga do Top 5 da categoria E1 e no Top 20 Geral. “Esse era o meu objetivo”, resume. Mas o piloto destaca, também, outra meta pessoal que alcançou, já que se tornou campeão Latino-americano de Enduro – a prova valeu pela disputa continental, e o brasileiro enfrentou outros 51 pilotos do Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Perú e Uruguai.

Foi muito legal poder levar mais esse título pro Brasil, de Campeão Latino-americano. A prova foi muito difícil e disputada, mas entreguei o meu melhor e lutei muito pra sair campeão. As condições estavam extremas, mas o legal é que tinha muito brasileiro na Argentina torcendo por nós, e isso deu um gás a mais. Só tenho a agradecer todos os patrocinadores e todos que torceram por nós, finalizou Crivilin.

Bruno Crivilin é piloto da Honda Racing Brasil e tem patrocínio da Red Bull, Itaminas, ASW Racing, Pró Honda, Airoh, Eleveit, Edgers Racing, X-Brand, Borilli Racing, Pod e O2Cycles.

LEIA MAIS:  GasGas emite recall para os modelos CE enduro 2022

Campeonato Latino-americano de Enduro 2023

Classificação Final – Categoria E1 (motos até 250cc)

1º) Bruno Crivilin / Brasil – 113 pontos
2º) Joaquim Borgono / Chile – 80 pontos
3º) Cristobal Huerta / Chile – 68 pontos
4º) Manuel Fumero / Venezuela – 68 pontos
5º) Luiz Cadiz / Chile – 63 pontos


FONTE: ASSESSORIA