A lenda das 500cc Mick Doohan acredita que Jorge Lorenzo não terá desculpas caso seja derrotado por Marc Márquez dentro da Honda na próxima temporada da MotoGP.
Depois de duas temporadas complicadas na Ducati, o tricampeão Lorenzo mudará para a Honda em 2019, e já começou de maneira promissora nos testes realizados em Valência e Jerez.
Ele terminou a segunda sessão apenas 0s039 atrás de Márquez, e, mesmo que ele não tenha comentado publicamente seu progresso na nova moto até o ano que vem, Márquez reportou que as impressões do recém-chegado ao time são parecidas com as suas.
Em entrevista conjunta ao Motorsport.com e ao MotoGP.com, o pentacampeão das 500cc Doohan disse que Lorenzo não terá onde se esconder caso seja mais lento que Márquez – mas que foi exatamente isso que o convenceu para a mudança.
Ele também previu que a Honda será muito mais aberta às necessidades de Lorenzo do que antigamente ele tinha na Ducati. Doohan disse:
“Acho que Lorenzo está em uma situação complicada, porque ele tem muita pressão. Mas, por outro lado, isso pode ser positivo, porque a única coisa que ele pode fazer é bater Marc com as mesmas armas.”
“É como quando Eddie Lawson foi à Honda e disse que, se Wayne Gardner usasse sua mesma moto, ele não estaria ao seu nível. Gardner chegou e ganhou o campeonato.”
“Eu tendo a achar que uma das razões pelas quais Jorge assumiu o desafio de guiar ao lado de Marc é para saber se ele pode vencê-lo. Jorge não terá desculpas, porque ele terá os mesmos recursos que Marc.”
“Ainda temos de ver como ele se adaptará ao método de trabalho da Honda, porque Marc está lá há mais tempo e sabe de tudo perfeitamente. Contudo, Jorge tem muita experiência, e acho que ele se acostumará rapidamente. Não ouviremos novamente: ‘Se eu tivesse…’”
Doohan acrescentou que ele espera que a presença de Lorenzo (que substitui Dani Pedrosa) do outro lado da garagem poderá instigar Márquez a obter feitos ainda maiores.
“O que é claro é que a chegada de Lorenzo motivará Marc bastante”, disse Doorhan. “Em momento algum da minha carreira eu me preocupei com quem seria meu companheiro de equipe, e, com Marc, é a mesma situação.”
“Se Lorenzo é mais rápido que ele, não haverá diferença entre isso ou Pedrosa, ou outro piloto com uma moto diferente.”
“O crescimento virá do lado da Honda, que contará com dois bons pilotos que são superfortes mentalmente, e eles têm estilos de pilotagem muito diferentes. Isso os fará projetar uma moto mais competitiva.”
“Jorge ajudará a Honda a levar a moto para um outro nível e irá expor os pilotos que reclamam.”
FONTE: MOTORSPORT