Dobradinha Honda: Tunico Maciel e Dário Júlio são campeões do Rally Cerapió 2018




A 31ª edição do Rally Cerapió, que terminou neste sábado em Teresina (PI), teve dobradinha Honda entre os campeões das motos.

O jovem piloto Tunico Maciel, de 24 anos, conquistou o bicampeonato na categoria Master, a principal da competição de regularidade. Já o experiente Dário Júlio, 40 anos, levantou a taça na categoria Over 40 de maneira invicta, pois venceu as 12 etapas nos quatro dias de prova. Foi o quarto título dele no evento – em 2007, 2009 e 2011 venceu na Master.

Tunico correu com a Honda CRF 450RX e Dário com a Honda CRF 230F. Foram os dois primeiros troféus de 2018 para a equipe oficial Honda Racing.

Durante quatro dias de rali, os pilotos percorreram pouco mais de 1.000 quilômetros. A largada ocorreu quarta-feira (24/1) em Trairi, no Ceará.

Ao todo, foram 12 etapas, que exigiram muito das máquinas (motos, carros, UTVs, quadriciclos e bikes) e dos 391 pilotos e navegadores inscritos. Desbravaram caatingas, fazendas, serras, rios e riachos.

Em meio a paisagens de tirar o fôlego pelo caminho, como as praias e as vilas de pescadores, muitos trechos perigosos, com descidas íngremes por terrenos escorregadios e pedras escondidas. O roteiro teve ainda laços e dunas, que fizeram os pilotos colocar em prática toda a técnica de navegação e preparo físico.

Além da variação de terreno, houve também diversidade de clima. E, para surpresa dos competidores e da organização, choveu e fez frio em pleno verão no Ceará!

Tunico Maciel garante o bicampeonato do Rally Cerapió com a nova Honda CRF 450RX

Mas o campeão de 2017 passou bem por todas as dificuldades e repetiu a dose em 2018. Das 12 etapas, Tunico Maciel venceu 9, foi 2º em duas e 3º em uma. O bicampeonato veio com sua nova Honda CRF 450RX.

LEIA MAIS:  Doações marcam o Rally Ecológico 2021

Agora tetracampeão, Dário Júlio elogia “prova completa”

Tricampeão em 2007, 2009 e 2011 e vice-campeão ano passado na Master, Dário Júlio disputou o Cerapió 2018 na categoria Over 40, com sua Honda 230F. Com 12 vitórias em 12 etapas, foi campeão invicto.

“Participo dessa prova desde 2005. Neste ano foi a melhor edição. Fantástico. Prova completa, pesada. Exigiu técnica, preparo físico, sinergia do piloto e equipe, equipamento e navegação. Foi uma variedade imensa de terreno. Andamos em terra, cascalho, pedra, areia pesada, barro, cascalho, serra, subida, descida… Foram quatro dias que mediram quem merecia ganhar e perder. Gostei muito. Top! Ano que vem estamos aqui de novo”, disse o agora tetracampeão do Cerapió.

Próximos desafios de Dário Júlio são a abertura do Brasileiro de Enduro de Regularidade, no Rio Grande do Sul, e o Enduro dos Pampas. O Rally Cerapió-Piocerá deu o pontapé inicial da temporada de competições em 2018.


FONTE: VIPCOMM