Disputa forte marca etapa de abertura do Motocross 2015 na pista Machadinho do Oeste




Em mais uma grande festa de muita emoção e adrenalina, a cidade de Machadinho do Oeste foi palco no último fim de semana da primeira etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015, protagonizando na pista, uma disputa das mais fortes, mostrando que a temporada promete muito. Jhoan Pierre # 119 (Bingol), João Victor Martins # 291 (Tean Martins Racing), Diego Henning # 169 (Honda/NOA/Ronacre/Vipal/ASW) e Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawaii/Café Ouroeste), ambos de Porto Velho, além de Alberto Maschio “Brizola” # 73 (MegaBom/ITF Multimarcas) e de Rodrigo Selhosrt # 8 (Decar/MegaBom Sorvetes), de Cacoal, foram os vencedores da prova disputa no tradicional circuito Lauro Siconi, em Machadinho do Oeste.

A festa que tradicionalmente acontece em paralelo ao desfile Garota Cachoeira, mais uma vez recebeu um grande público no fim de semana bastante movimentado na cidade. O prefeito Marinho da Caerd (PV), juntamente com os vereadores e todo o secretariado, não mediram esforços para que o evento transcorresse coberto de êxitos. Entre as autoridades presentes na festa, estiveram o senador Valdir Raupp (PMDB) e os deputados estaduais Ezequiel Júnior (PSDC) e Saulo Moreira (PDT). Durante toda a prova, o público lotou as arquibancadas, dando um colorido especial ao evento.

 

Jhoan Pierre absoluto nas categorias 65cc e MX Júnior

Na disputas das categorias 65cc e MX Júnior, a prova começou com a ausências de alguns pilotos e durante os treinos classificatórios teve ainda mais uma baixa, com a queda sofrida por Guilherme Maschio # 103, de Pimenta Bueno, deixando o aguerrido Guilherminho de fora da estréia do campeonato. Com isso, o porto-velhense Jhoan Pierre # 119 (Yamaha/Bingol), ficou bastante a vontade na pista, vencendo com folga as disputas das duas categorias. Victor Manuel # 64, de Espigão do Oeste garantiu a segunda posição e o estreante Augustinho Júnior # 809, de Cacoal, começou bem na disputa garantindo um duplo terceiro lugar no pódio.

João Victor lidera a categoria MX Intermediária

Em substituição a extinta categoria MX Estreantes, a temporada 2015 implantou a MX Intermediária, uma categoria alternativa para os pilotos que não brigam diretamente pelo título da MX2. Numa largada de gate lotado, a categoria mesclou nomes como Talles Rodrigues # 63 ( Ariquemes), Jacson Cardoso # 187 (Vilhena), Luiz Roberto # 17 (Cacoal), João Victor Martins # 291 (Porto Velho), Thiago Rigon # 412 (Cacoal), Eder Stenzel # 3 (Porto Velho) e Juliano Correa “Ligerin” # 93 (Espigão do Oeste, entre outros novos e experientes pilotos. De volta as pistas após período de recuperação de fraturas, o porto-velhense João Victor # 291 (Team Martins Racing/I9) depois de fazer os melhores tempos durante o warm-up, fez uma boa largada, tomando a ponta logo nas primeiras voltas e mantendo até a bandeirada final. O Experiente Talles Rodrigues # 63 (Rondomotos), de Ariquemes que brigou com Jacson Cardoso # 187 (Moto Mais/LDG Gráficos), de Vilhena e Marcos Paulo # 120, de Ariquemes, pelas primeiras posições na largada.

LEIA MAIS:  AMA SUPER MOTOCROSS: Confira os horários da 3ª etapa em Los Angeles, CA

Diego Henning vence duelo na Força Livre Nacional Pró

Outra categoria nova, criada nesta temporada, a Força Livre Nacional Pró foi mais uma disputa forte, onde pilotos como Diego Henning # 169 (Honda/NOA/Ronacre/Vipal/ASW), de Porto Velho, Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawaii/Café Ouroeste),também de Porto Velho, Ataíde Gabriel # 25 (Ataíde Extintores/Motoflex), de Ji-Paraná, Pedro Tozzo # 38 (Aquelino Preparações/Tozzo Bombas), de Cacoal e Marcos Cesar # 2 (Aquelino Preparaões/Guarujá Soldas), de Vihena, travaram duelo forte pelas primeiras posições. Apesar de correr alegando dores no braço, Diego Henning mostrou toda sua técnica e força, acelerando forte para superar Fabrício Moreira, seu concorrente mais direto nesta categoria. Depois de ganhar a frente, Diego aos poucos foi abrindo vantagem para receber a bandeirada e começar a temporada liderando categoria Pró.

 

Fabrício Moreira lidera Força Livre Nacional

Atual campeão da categoria Força Livre Nacional, o piloto Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawaii/Café Ouroeste), da cidade de Porto Velho, superou as adversidades e começou o campeonato ocupando o ponto mais alto do pódio, na busca pelo bicampeonato da categoria. Depois de alguns problemas na largada da primeira bateria, Fabrício fez uma corrida de recuperação e, favorecido por problemas dos adversários diretos, Pedro Tozzo # 38 Aquelino Preparações/Tozzo Bombas), de Cacoal, que quebrou quando liderava a prova, e ainda o acidente com Ataíde Gabriel # 25 (Ataíde Extintores/Motoflex), que vinha na vice liderança. Patrick Fabris # 114 ( Alfa Engenharia;Boaventura Alu.), de Cacoal cruzou a chegada em primeiro, com Fabrício em segundo.Na segunda bateria,Fabris tentou liderar, mas logo perdeu a ponta para Fabrício que venceu, com Marcos César # 2 (Aquelino Preparações/Guarujá Soldas), em segundo e Patrick Fabris em terceiro. Na soma geral, Fabrício ficou em primeiro,com Fabris em segundo, Marquinhos César em terceiro, Marcelo Sá # 48 (CS Preparações/Auto Posto 2000), de Santa Luzia do Oeste, em quarto e Robson Rocha # 277, de Machadinho do Oeste completando o pódio.

Numa das categorias que prometia maior equilíbrio pela atuação dos pilotos, já nos treinos classificatórios, a disputa da categoria Força Livre Nacional, foi marcada também por lamentável acidente, onde o piloto Ataíde Gabriel Ji-Paraná acabou fraturando a perna direita após bater com Frani Augustinho # 800 (Academia Detonando), de Cacoal e ser literalmente atropelado por Fabrício Moreira, que também vinha brigando pela ponta da fila. No choque involuntário, a moto de Fabrício acertou a perna de apoio do piloto jiparanaense. Ataíde Gabriel, que a duas voltas do final buscava chegar no líder Patrick Fabris, acabou ficando fora da prova e da temporada. Nesta terça-feira (15), o piloto será submetido a uma cirurgia em um hospital particular de Ji-Paraná.

LEIA MAIS:  Inscrições com desconto para 2ª etapa do BRMX vão até quinta-feira

Experiente Brizola é o mais rápido na disputa da MX3

O modelo de pista com obstáculos e curvas menos agressivas agradou aos pilotos das categorias iniciantes, mas também aos veteranos. Entre os competidores da categoria MX3, para pilotos de 35 anos acima, a disputa na pista de Machadinho do Oeste foi também bastante acirrada, onde o experiente Alberto Maschio “Brizola” # 93 (MegaBom Sorvetes/ITF Multimarcas), de Cacoal se sobressaiu ao adversário direto Talles Rodrigues # 63 (Rondomotos/Odonto Klinic), de Ariquemes. Talles venceu a primeira bateria, com Brizola em Segundo, mas na bateria final, as posições se inverteram, com Brizola subindo no lugar mais alto do pódio. O porto velhense Eder Stenzel (Posto Havai), foi terceiro colocado, Itamar Fernandes # 77 (ITF Multimarcas/MegaBom Sorvetes), de Cacoal chegou em quarto e Aparício Paixão # 723 (MegaBom/Vipal Pneus/Mastter Motos), completou o pódio da MX3.

Na técnica e braço, Rodrigo Selhosrt supera adversário na MX2

O ponto alto da etapa de abertura do Campeonato Estadual de Motocross 2015 no último fim de semana, em Machadinho do Oeste, foi categoria MX2, a mais forte do motociclismo de Rondônia, onde Victor Carlos # 4 (Alécio Galmassi/Aquelino Preparações), de Cacoal, Diego Henning # 169 (Honda/NOA/MRP/Vipal/ASW/Unopar), de Porto Velho, Rodrigo Selhorst (Decar/Megabom Sorvetes), de Cacoal e João Victor Martins # 291 (Team Martins Racing/I9 Comunicação), de Porto Velho, travaram pegas dos mais acirrados que levantaram o público presente no motodromo Lauro Siconi. Logos nos treinos livres, os pilotos se alternavam na busca pelas melhores voltas. Na primeira bateria, Rodrigo largou na frente acompanhado por Diego, ambos andando num ritmo forte e intenso sem alterar as posições até a bandeira final.

Já para a segunda bateria, numa largada forte, Diego Henning acabou caindo na primeira curva e ficando para traz. Rodrigo puxava a fila, mas antes de completar a primeira volta foi surpreendido por João Victor, que de forma imprudente tentou atravessar o líder acertando em cheio, com ambos indo ao chão. Eder Stenzel # 3 (Posto Havai) assumiu a ponta, mas logo foi ultrapassado por Victor Carlos. Depois de ficar em último, Rodrigo Selhorst fez uma corrida de recuperação até encostar em Diego que estava na cola de Vitim, os três iniciando um show de pilotagem. Depois de alguns minutos e trocas de posições, Rodrigo enfim assumiu a ponta, com Vitim em segundo e Diego Henning na terceira posição, mantendo assim até a bandeira final, posições também que valeram para a formação do pódio que ainda teve João Victor em quatro e Jacson Cardoso # 187 (Moto mais/LDG Gráficos), de Vilhena, na quinta posição.

LEIA MAIS:  Pilotos do Motocross Estadual comandam a festa nos 20 anos de Cacaulândia

 

Parcerias

Numa realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, a Etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Motocross, aconteceu graças a importante parceria com a Prefeitura de Machadinho do Oeste e Câmara de Vereadores. Apoio Rondobras Auto Peças, Vôo Transportes, Honda do Brasil, senador Valdir Raupp, deputado federal Nilton Capixaba e deputado federal Expedito Netto. Patrocínio: Ministério do Esporte.

Resultado geral da Etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015

Categorias 65cc

1º – # 119 – Jhoan Pierre – Porto Velho

2º – # 64 – Victor Manuel – Espigão do Oeste

3º – # 809 – Augustinho Júnior – Cacoal

Categoria MXJúnior

1º – # 119 – Jhoan Pierre – Porto Velho

2º – # 64 – Victor Manuel – Espigão do Oeste

3º – # 809 – Augustinho Júnior – Cacoal

Categoria MX Intermediária

1º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho

2º – # 63 – Talles Rodrigues – Ariquemes

3º – # 120 – Marcos Paulo – Ariquemes

4º – # 187 – Jacson Cardooso – Vilhena

5º – # 252 – Thiago de Freiras – Rolim de Moura

Categoria Força Livre Nacional Pró

1º – # 169 – Diego Henning – Porto

2º – # 50 Fabrício Moreira – Porto Velho

3º – # 25 – Ataíde Gabríel – Ji-Paraná

4º – # Pedro Tozzo – Cacoal

5º – # 22 – Marcos César – Vilhena

Categoria Força Livre Nacional

1º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho

2º – # 114 – Patrick Fabris – Cacoal

3º – # 2 – Marcos Cesar – Vilhena

4º – # 48 – Marcelo Sá – Santa Luzia do Oeste

5º – # 277 – Robson Rocha – Machadinho do Oeste

Categoria MX3 Importadas

1º – # 73 – Alberto Maschio “Brizola” – Cacoal

2º – # 63 – Talles Rodrigues – Ariquemes

3º – # 3 – Eder Stenzel – Porto Velho

4º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal

5º – # 723 – Aparício Paixão – Porto Velho

Categoria MX2 Importadas

1º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal

2º – # 4 – Victor Carlos -Cacoal

3º – # 169 – Diego Henning – Porto Velho

4º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho

5º – # 187 – Jacson Cardoso – Vilhena


fonte: Assessoria – FMR