Deu Brasil: pilotos se destacam na abertura do Espanhol de Superbike




Eric Grananado, Meikon Kawakami e Ton Kawakami sobem ao pódio no circuito de Jerez de la Frontera

Os brasileiros Eric Granado, Meikon Kawakami e Ton Kawakami se destacaram na abertura do Campeonato Espanhol de Superbike, disputada neste fim de semana. Mesmo com objetivos diferentes, os três deixaram sua marca na pista no circuito de Jerez de la Frontera, município da província de Cádis. O piloto do Team Honda Laglisse mira a taça de campeão da temporada na categoria principal – a Superbike – enquanto os irmãos da AD78 Team Brasil correram a prova da classe Junior como preparação para o Mundial da modalidade, previsto para acontecer entre os dias 22 e 24 de maio em Aragón, na Espanha.

Categoria principal

Granado subiu ao pódio no domingo (11), após realizar uma corrida de recuperação com sua Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP.  Ele largou na nona posição, que foi sua colocação na bateria do sábado. Depois de ultrapassar os adversários aos poucos, o paulista de 24 anos assumiu o quarto lugar ao passar o atual campeão da competição, o espanhol Roman Ramos. Três voltas depois, o brasileiro pressionou o italiano Alessandro Zaccone e fez mais uma ultrapassagem para garantir o terceiro lugar.

Quero agradecer a torcida de todos. Consegui o meu primeiro pódio da temporada, uma conquista muito importante para mim e minha equipe. Nas últimas voltas tentei buscar a segunda colocação, mas não deu e garanti a terceira posição, conta Granado.

No sábado (10), dia que antecedeu seu pódio, o piloto saiu de P2 após os resultados satisfatórios do treino classificatório. Ele manteve a posição na maior parte do tempo, próximo de alcançar o piloto mais rápido, mas sofreu uma queda cinco voltas antes do fim da corrida. Com isso, finalizou o primeiro dia na nona posição, mas satisfeito por cravar a melhor volta da bateria com 1m41s689. A vitória ficou com Jordi Torres, companheiro de Granado na equipe Honda Laglisse.

LEIA MAIS:  LUTO: Ben Godfrey, estrela da Superbike, morre tragicamente aos 25 anos

Categoria Júnior

A corrida de sábado foi muito disputada para os irmãos Ton e Meikon Kawakami. Após seis voltas a prova precisou ser interrompida, mas na relargada Ton manteve a vantagem e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido de Alvaro Diaz e Yeray Ruiz. Seu pódio foi o primeiro dentro os brasileiros na etapa e levou os amantes da modalidades que o acompanham nas redes sociais a loucura. No treino classificatório ele já havia sido destaque após cravar a pole com o tempo de 1min52s766, sendo o único piloto abaixo de 1min53s.

Meikon terminou o primeiro dia na sexta colocação, mas na bateria seguinte mostrou para o que veio.  Ele fez uma corrida consistente, próximo aos líderes do início ao fim, até superar Yeray Ruiz na última volta para levar a vitória pra casa. Ton partiu da pole por ter vencido a corrida anterior, mas sofreu problema mecânico que eliminou suas chances de vencer.

Ambos seguem na Espanha com os treinos para o Mundial de Superbike, onde disputarão a categoria World SSP300.

Calendário Campeonato Espanhol de Superbike 2021

1ª etapa – 10 e 11 de abril – Jerez
2ª etapa – 15 e 16 de maio – Navarra
3ª etapa – 19 e 20 de junho – Aragão
4ª etapa – 17 e 18 de julho – Barcelona/Catalunha
5ª etapa – 28 a 29 de agosto – A confirmar
6ª etapa – 23 e 24 de outubro – Valência
7ª etapa – 30 e 31 de outubro – Jerez


FONTE: ASSESSORIA CBM – Fotos: Manu Tormo