DAKAR: Vitória de Barreda na 10ª etapa, Brabec cada vez mais líder




Finalmente foi a vez de Joan Barreda vencer uma etapa. A Honda dominou a 10ª etapa e colocou três motos nos três primeiros lugares, reforçando assim a posição de Ricky Brabec como líder da prova.

Joan Barreda entrou ao ataque logo nos primeiros quilómetros enquanto Pablo Quintanilla pagava caro o fato de ter largado na frente e, ao km 113, já perdia 4 minutos para o espanhol.

Enquanto Barreda dominava, Ricky Brabec fazia muito mais do que apenas limitar os danos. O norte americano aproveitou a “carona” do seu companheiro de equipe e terminou o dia na 2.ª posição a pouco mais de 1 minuto do nº 12.

Pouco depois de os primeiros largarem da zona de neutralização para disputar os últimos 175 km da especial, o vento forte obrigou a organização a ter de cancelar o resto da etapa que ficou reduzida a 375 km.

Kevin Benavides – que tinha sido 6º ontem – permitiu à Honda um pódio 100% vermelho mas o argentino está fora da luta pelos primeiros lugares na classificação geral depois de ter sofrido problemas mecânicos há alguns dias.

Os grandes derrotados do dia foram Toby Price e Pablo Quintanilla.

O australiano não conseguiu ter a ajuda de Matthias Walkner que, apesar de um bom início de etapa, acabou por ficar para trás. Price desceu assim à 4ª posição na classificação geral e está já a 28 minutos do líder.

Quintanilla foi apenas 7º na etapa e não conseguiu evitar perder mais 4m51s para Ricky Brabec. O chileno tem agora um total de 25m44s de atraso para o norte americano quando faltam apenas duas etapas para terminar a prova.

LEIA MAIS:  Rally de Portugal cancelado

Tudo poderá ser definido nesta quinta-feira e a mecânica vai ser decisiva. De hoje para amanhã, os pilotos terão de assegurar a manutenção e a reparação das suas motos por se tratar de uma etapa maratona.

Veremos como se conseguirá defender a equipe da Honda na etapa 11 perante à armada austríaca da KTM e da Husqvarna.

RESULTADO DA ETAPA

ACUMULADO


FONTE: MOTOSPORT