DAKAR: Revelado o percurso para 2020




Já é conhecido o percurso daquela que será a primeira prova do Dakar na Arábia Saudita. A competição será composta por 12 etapas, com a largada em Yidda, um dia de descanso em Riad e a final em Al-Qiddiya.

Este será um grande desafio, tanto para os pilotos, como para as próprias equipes, que serão postas à prova todos os dias tanto na parte mecânica e também como na própria organização.

Assim, o percurso de 2020 terá duas etapas a mais do que no ano passado, disputadas entre os dias 5 e 17 de Janeiro, com a pausa no sábado, dia 11. No total, os participantes de carros, moto, caminhões, quads e side by side terão de enfrentar 7.856 quilómetros, dos quais 5.097 serão de especiais cronometradas.

Os pilotos das várias categorias terão pela frente um terreno com predominância desértica. Porém, dentro do possível, estará garantida alguma variedade de paisagens com terrenos sinuosos entre desfiladeiros e montanhas nos primeiros dias, até zonas de areia com dunas de até 250 metros, passando por zonas mais rápidas, com cerca de 40 quilômetros de retas.

Durante 29 anos, de 1979 a 2007, África foi a terra dos sonhos para os pilotos do Dakar. Depois de todos os incidentes ocorridos em 2008 que culminaram no cancelamento da prova, houve que procurar um novo refúgio, que seria encontrado do outro lado do Atlântico, na América do Sul. No entanto, em 2020, o Dakar irá estrear-se num novo cenário, a Arábia Saudita.

O anúncio oficial foi feito em Abril, mas faltava conhecer o percurso, que foi entretanto apresentado em Paris. Agora, é começar a contagem regressiva pois estamos a cerca de um mês e meio do início do Rally Dakar 2020.

LEIA MAIS:  Gabriel Soares (Moto 2) e Tiago Wernersbach (Brasil) são campeões do Rally Minas Brasil 2023

FONTE: MOTOSPORT