Daniel Sanders, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistou sua quarta vitória na sétima etapa do Rally Dakar de 2025, ampliando sua liderança geral para mais de 15 minutos — a maior margem até agora. O destaque da Rally2, Edgar Canet, superou um problema inicial no roadbook, se recuperando para garantir um impressionante segundo lugar geral na etapa — o melhor resultado para um piloto de Rally2 este ano. Edgar agora lidera a categoria Rally2 por 21 minutos. Luciano Benavides teve outra corrida forte, terminando em sexto na etapa e subindo para o quinto lugar na classificação geral.
Os pilotos enfrentaram um trecho de 708 quilômetros na sétima etapa. Começando e terminando no acampamento em Al Duwadimi, a rota atravessou inúmeras extensões rochosas e algumas seções curtas de dunas. A navegação provou ser a chave para um resultado forte, com os pilotos forçados a tomar cuidado extra com suas anotações do roadbook.
Daniel Sanders aproveitou ao máximo sua nona posição de largada para a desafiadora especial cronometrada da sétima etapa, navegando habilmente pelos 411 quilômetros corridos contra o relógio sem problemas. Lutando com seu rival mais próximo, Tosha Schareina, pela liderança da etapa na maior parte do percurso, Daniel finalmente cruzou a linha em primeiro lugar com uma vantagem de quase quatro minutos. Esta vitória marca a quarta vitória de Daniel na etapa do Dakar 2025 e estende sua liderança geral para bem mais de 15 minutos, a maior diferença em todo o rali.
Daniel Sanders: “Foi uma etapa bem rápida e técnica no início, enquanto chovia. Fiquei totalmente focado o dia todo, pois a navegação estava complicada, então foi um dia muito melhor para mim. Ajustamos a moto para se adaptar mais à areia também, o que realmente ajudou nas dunas. Estou me sentindo confiante e, como equipe, estamos fazendo tudo o que podemos para nos colocar na melhor posição possível para manter a liderança nas etapas restantes.”
Apesar de mostrar um ritmo alucinante na especial cronometrada da sétima etapa, o dia de Edgar Canet estava longe de ser fácil. Forçado a parar devido a um problema com seu tablet de roadbook digital, Edgar perdeu quase uma hora e meia esperando por um tablet de substituição. No entanto, o contratempo de Canet só o animou mais, pois ele correu para um sensacional segundo lugar, uma vez que o tempo perdido foi realocado para ele, marcando o melhor resultado de um piloto de Rally2 este ano. O jovem espanhol aumentou sua liderança geral da classe para confortáveis 21 minutos e solidificou sua posição em 10º lugar geral, gradualmente diminuindo a diferença para os pilotos à frente.
Edgar Canet: “Tive um problema com meu tablet de roadbook desde o início, mas consegui chegar ao primeiro ponto de reabastecimento no quilômetro 89 seguindo as linhas dos pilotos à frente. Tive que esperar bem mais de uma hora para que meu tablet fosse trocado, mas depois disso me senti muito bem na moto e aproveitei o resto da especial. Estou feliz com minha pilotagem e amando cada parte da experiência do Dakar!”
Mantendo sua forma impressionante na segunda semana de corrida, Luciano Benavides teve outro desempenho forte no exigente circuito de 708 quilômetros ao redor de Al Duwadimi. Começando no meio do pelotão, o argentino forçou bastante e se concentrou na navegação precisa durante toda a etapa. Apesar de um pequeno erro 70 quilômetros na especial, Luciano se recuperou rapidamente, registrando tempos competitivos consistentemente em cada ponto de controle para terminar em sexto. O resultado sólido de Benavides o coloca em quinto lugar na classificação geral provisória, enquanto ele continua se aproximando dos líderes do rali, etapa por etapa.
Luciano Benavides: “A sétima etapa foi muito longa novamente, mas até agora tem sido uma das minhas etapas favoritas em termos de terreno, pois teve uma mistura de tudo. Estou super feliz com a moto e minha velocidade, mas cometi um erro de navegação perto do início da etapa e depois disso tive que forçar muito para recuperar o tempo que perdi. Estou satisfeito com meu resultado e ansioso pelo resto desta semana.”
A oitava etapa do Dakar desafiará os pilotos com uma distância total de 733 quilômetros, incluindo 483 quilômetros de especial cronometrada contra o relógio.
RESULTADOS 7ª ETAPA
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:10:33
2. Edgar Canet (ESP), KTM, 4:14:09 +3:36
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 4:14:20 +3:47
4. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 4:16:00 +5:27
5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 4:17:29 +6:56
Other KTM
6. Luciano Benavides (ARG), KTM, 4:17:57 +7:24
ACUMULADO
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 39:29:22
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 39:44:55 +15:33
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 39:55:29 +26:07
4. Ricky Brabec (USA), Honda, 40:02:41 +33:19
5. Luciano Benavides (ARG), KTM, 40:06:54 +37:32
Other KTM
10. Edgar Canet (ESP), KTM, 40:49:47 +1:20:35
FONTE: KTM