DAKAR: Oitava etapa teve Luciano Benavides vencedor

Foto: Edo Bauer



Luciano Benavides, da Red Bull KTM Factory Racing, teve um desempenho estelar na oitava etapa do Rally Dakar 2025, garantindo sua primeira vitória de etapa do evento. Depois de parar no meio da etapa para ajudar um colega piloto, Benavides se recuperou brilhantemente para reivindicar a vitória por mais de dois minutos, uma vez que seu tempo perdido foi realocado. O resultado eleva o #77 para o quarto lugar na classificação geral. O companheiro de equipe Daniel Sanders teve outro desempenho forte, abrindo grande parte da especial de 483 quilômetros para garantir o sétimo lugar na etapa e manter sua liderança geral por 11 minutos. O destaque do Rally2, Edgar Canet, impressionou novamente, terminando em oitavo na geral e em segundo no Rally2, estendendo sua liderança na classe para mais de 31 minutos e subindo para o oitavo lugar na classificação geral.

A oitava etapa do Dakar apresentou aos competidores outro desafio exigente, apresentando uma longa especial cronometrada de 483 quilômetros que testou habilidade e resistência. Os competidores partiram do acampamento em Al Duwadimi e percorreram um total de 733 quilômetros na rota para Riad.

Como o sexto ciclista na especial após seu forte desempenho na sétima etapa, Luciano Benavides estava na disputa pela vitória da etapa imediatamente. No entanto, depois de testemunhar um colega cair no meio da especial, Benavides parou para ajudar. Imediatamente no ritmo após voltar a andar, Luciano rapidamente recuperou terreno de seus rivais, finalmente superando os resultados do dia em mais de dois minutos após seu tempo perdido ser realocado. Ao reivindicar sua primeira vitória de etapa do Rally Dakar de 2025, Luciano sobe para o quarto lugar na classificação geral com quatro etapas restantes para correr.

LEIA MAIS:  Bissinho Zavatti vence na Moto 2 no primeiro dia da abertura do Brasileiro de Rally

Luciano Benavides: “Nunca é fácil ver um colega cair, então Adrien [Van Beveren] e eu paramos para ajudar Pablo [Quintanilla] e ficamos com ele por cerca de 30 minutos. Depois que reiniciamos, foi difícil porque o acidente está sempre na sua mente, mas você tem que continuar. Apesar de ter que andar na poeira de muitos pilotos e fazer várias ultrapassagens, eu forcei muito e valeu a pena com minha primeira vitória de etapa da corrida, o que é incrível!”

Liderando as pistas rochosas e o deserto aberto da etapa, Daniel Sanders fez um trabalho incrível abrindo a especial. Depois de primeiros 100 quilômetros super técnicos, que exigiram foco inabalável, Daniel foi acompanhado pelo companheiro de equipe Edgar Canet, que ajudou a abrir o caminho. Estabelecendo um ritmo impressionante, Daniel finalmente marcou o sétimo tempo mais rápido a bordo de sua KTM 450 RALLY, com quase sete minutos de tempo de bônus concedidos a ele. O australiano permanece firmemente na liderança na classificação geral do rali, com uma diferença de 11 minutos sobre seu rival mais próximo, à frente das quatro etapas finais.

Daniel Sanders: “Essa pode ter sido a etapa mais difícil até agora, especialmente os primeiros 100 quilômetros, que foram realmente técnicos e difíceis de navegar, então perdi um bom tempo lá. Depois do reabastecimento, foi muito rápido e eu estava abrindo com Edgar [Canet], o que foi legal. Cometi alguns pequenos erros aqui e ali, mas tenho uma posição inicial decente para amanhã, então estou feliz.”

Graças ao seu segundo lugar na etapa anterior, Edgar Canet foi o segundo piloto a deixar o acampamento em Al Duwadimi. Alcançando rapidamente o companheiro de equipe Daniel Sanders, Canet uniu forças com Sanders e Tosha Schareina para ajudar a abrir a rota. Demonstrando uma consistência impressionante, o jovem espanhol enfrentou a especial de 483 quilômetros com habilidade, mantendo um ritmo forte para garantir um excelente oitavo lugar geral e o segundo na categoria Rally2. Seu desempenho excepcional estende sua liderança na classe para mais de 31 minutos e o eleva a um impressionante oitavo lugar na classificação geral.

LEIA MAIS:  Can-Am Maverick R começa o Sertões 2024 nas três primeiras posições dos UTVs

Edgar Canet: “Foi uma boa etapa para mim, com muita navegação difícil, pois comecei em segundo. Por volta dos 90 quilômetros, alcancei Daniel [Sanders], e então Tosha [Schareina] me alcançou, então rodamos todos juntos o dia todo depois disso. Foi ótimo abrir com meu companheiro de equipe e sinto que estou definitivamente melhorando a cada etapa.”

Resultados Provisórios – Rally Dakar 2025, Etapa 8

1. Luciano Benavides (ARG), KTM, 4:50:46
2. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 4:52:54 +2:08
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 4:53:00 +2:14
4. Ricky Brabec (EUA), Honda, 4:55:07 +4:21
5. Skyler Howes (EUA), Honda, 4:55:45 +4:59
Outras KTM
7. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:57:30 +6:44
8. Edgar Canet (ESP), KTM, 4:57:57 +7:11

Classificação Provisória – Rally Dakar 2025 (após 8 de 12 etapas)

1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 44:26:52
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 44:37:55 +11:03
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 44:48:23 +21:31
4. Luciano Benavides (ARG), KTM, 44:57:40 +30:48
5. Ricky Brabec (EUA), Honda, 44:57:48 +30:56
Outros KTM
8. Edgar Canet (ESP), KTM, 45:47:54 +1:21:02


FONTE: KTM