DAKAR: Nacho Cornejo vence a 8ª tapa e mantém a Honda na liderança




Foi hoje a vez de Nacho Cornejo sentir o gosto da vitória de etapa este ano. O chileno da Honda, segundo a largar nesta manhã, completou a etapa maratona com pouco mais de um minuto de vantagem sobre Toby Price e, com isso, agora ostenta a mesma diferença sobre o rival australiano na classificação geral.

Toby Price não perdeu o Dakar hoje… e, quem sabe, talvez até o possa ter ganho. Porque apesar de partir para os 354 quilômetros do dia hoje com um pneu preso com abraçadeiras plástica e fita adesiva, isso em nada parece ter afetado o seu ritmo. De fato, terminou a segunda etapa a um incrível 1m05 atrás de Nacho Cornejo, que hoje ficou mais líder.

O duplo vencedor do Dakar até se deu ao luxo de liderar a etapa até ao quilômetro 266 … embora no final o chileno tenha enrolado o acelerador da CRF 450 para o ultrapassar e tirar Price do lugar mais alto do pódio. Mas, salvar a etapa de hoje, simplesmente perdendo um minuto para Cornejo e até mesmo derrotar Barreda, Brabec e Benavides foi um verdadeiro ‘milagre’ do australiano.

HONDA BEM POSICIONADA

A boa notícia para a Honda é que Nacho Cornejo voltou hoje a brilhar. O chileno ganhou mais de um minuto a Price, quase três a Brabec (brilhante terceiro na abertura da especial) e quase seis a Joan Barreda. A marca da asa dourada tem assim os seus quatro pilotos intactos, todos entre os seis primeiros e com menos de 18 minutos entre eles. Um posicionamento estratégico impecável!

Joan Barreda talvez tenha sido o menos favorecido hoje. Apesar de largar atrás, não só não conseguiu ganhar tempo, como também cedeu algum. O piloto de Castellón, que largou com um pneu danificado, esteve no melhor ritmo até à fase final. Lorenzo Santolino com a Sherco voltou a estar entre os melhores, terminando em 11º aa etapa e subindo ao 9º lugar da geral.

LEIA MAIS:  Nota de Pesar: CAPACETES SHIRO

XAVIER DE SOULTRAIT FORA DE PROVA

A participação do francês Xavier De Soultrait chegou ao fim hoje depois de sofrer uma queda no quilômetro 267 que exigiu cuidados médicos, sendo de imediato transferido para o hospital de Tabouk para exames radiológico. Uma pena para a Husqvarna, pois estava fazendo uma grande corrida apesar de não fazer parte da equipe oficial da marca.

ETAPA 8 – CLASSIFICAÇÃO

GERAL APÓS 8 ETAPAS


FONTE: MOTOSPORT