DAKAR: Joan Barreda vence a segunda etapa e lidera




Parece cada vez mais claro que largar em primeiro numa etapa é meio caminho para o desastre neste Dakar. Que o diga Toby Price (KTM) que concluiu a segunda etapa em modesta posição, em profundo contraste com o domínio absoluto de Joan Barreda que é o novo líder da classificação geral.

O vencedor de domingo, Toby Price, abriu o caminho para a segunda etapa nesta segunda-feira, uma rota principalmente de areia entre Bisha e Wadi Ad-Dawasir com uma especial de 457 km.

Matthias Walkner foi a primeira vítima do dia, parando no início da especial com um problema relacionado à caixa de câmbio de sua KTM. Enquanto isso, os seus principais rivais chegam ao primeiro waypoint. Após 46 km, Joan Barreda que no dia anterior perdeu tempo valioso devido a um erro de navegação assume a liderança da etapa. O piloto da Honda tem 25 segundos de vantagem sobre Daniel Sanders, que disputa o seu primeiro Dakar, e 29 segundos sobre Pablo Quintanilla. Tal como Ricky Brabec no domingo, o líder da classificação geral, Toby Price, também passa por dificuldades a abrir o caminho. O australiano chega ao WP1 com 5m30s de atraso para o novo líder!

Barreda segue como líder da etapa ao km 94, 1m07s à frente do estreante Sanders, Van Beveren é terceiro e Pablo Quintanilla cai de terceiro para quinto, atrás de Ricky Brabec, quarto colocado. Joaquim Rodrigues sai das dunas desta segunda especial com um excelente sétimo tempo, 3m19s atrás de Barreda.

No km 138 km Pablo Quintanilla passa para a segunda posição e Sanders completa o top 3, apenas 20 segundos atrás do chileno. Brabec ocupa a quarta posição, a menos de dois minutos do líder. Walkner, que sofreu um problema técnico nos primeiros quilômetros, finalmente consegue retomar a especial, mas perdeu 2 horas e 15 minutos para consertar a sua KTM.

LEIA MAIS:  Laia Sanz renova com a KTM por mais 2 anos

A pouco mais de 150 km da chegada, Joan Barreda ainda lidera a especial do dia, Brabec está 2m34s atrás do espanhol, e Toby Price, que venceu a primeira etapa, sofre nas dunas a caminho de Wadi Ad-Dawasir e ocupa a 25ª posição, quase 20m atrás do líder da etapa.

Tendo liderado desde o primeiro waypoint, Joan Barreda dominou a segunda etapa para obter a sua 25ª vitória numa especial no Dakar e subir ao topo da classificação geral, imitando o seu compatriota Marc Coma na quarta posição no ranking de vitórias em etapas. Ao ataque na fase final da etapa, Brabec consegue terminar na segunda posição a 3m55s do líder, Quintanilha leva a Husqvarna ao terceiro lugar e Ross Branch termina em quarto com a Yamaha.

Depois de três participações impressionantes e principalmente de um 6º lugar obtido em 2019, o americano Andrew Short foi um dos desistentes na etapa. Parou após 273 km da especial devido a um problema mecânico que não conseguiu resolver, e convencido de que não valia a pena esperar pela sua equipe de assistência, regressou ao bivouac no helicóptero da organização.

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 2:


FONTE: MOTOSPORT