Joan Barreda volta a vencer ao finalizar a sexta especial do Dakar 2021. O piloto da Monster Energy Honda HRC venceu pela terceira vez este ano, apenas 13 segundos à frente da Yamaha pilotado por Ross Branch e 53 segundos à frente da KTM de Daniel Sanders.
Veja abaixo os momentos marcantes do dia.
De Soultrait ganha 1’06 sobre Benavides
Ao terminar atrás de Xavier De Soultrait, Kevin Benavides, com um nariz e tornozelo machucados, perdeu 1’06 para o francês. Nem todos terminou a especial ainda, mas esta já é uma boa notícia para o piloto da Husqvarna.
As motos já chegaram ao fim!
As primeiras motos acabam de cruzar a linha de chegada na especial do dia. No momento, Ross Branch postou o melhor tempo à frente de Matthias Walkner, mas teremos que esperar a chegada de Joan Barreda ou Daniel Sanders para saber o resultado da batalha de hoje.
Brabec faz um desvio
Ricky Brabec se perdeu um pouco e perdeu 3’38 ’’ para o atual líder da etapa Joan Barreda após 265 km, empurrando o detentor do título para a sétima posição!
Barreda e Brabec!
Nenhum dos líderes conseguiu liderar na categoria motos. A pouco mais de 100 km da linha de chegada, Joan Barreda ainda está na frente, mas possui apenas uma vantagem de 19 ” sobre o estreante Daniel Sanders, 39 ” sobre a Yamaha de Ross Branch e 32 ” sobre seu companheiro de equipe Ricky Brabec. O menor erro pode ter um desfecho decisivo no resultado!
Barreda responde
Joan Barreda retomou a liderança após 202 km de Toby Price e ainda ganhou um minuto a mais sobre o australiano. Ricky Brabec, Daniel Sanders e Ross Branch também estão 1 minuto atrás de Barreda. É também um excelente início de especial para Adrien van Beveren que, até hoje, tinha sido bastante discreto atrás do guidão da sua Yamaha.
Price assume a liderança
Toby Price assumiu a liderança após 158 km. O piloto da KTM está a 10 ” de Joan Barreda. Em terceiro lugar, Ricky Brabec leva vantagem sobre Ross Branch, que cai para a quinta posição a mais de dois minutos de Barreda. O novato Daniel Sanders passou para o quarto lugar, 1’48 ’’ atrás do espanhol, o que significa que ainda está muito próximo entre o grupo líder!
Jugla e Bispo mudam para o Dakar Experience
Sara Jugla e Alexandre Bispo não conseguiram chegar a tempo ao início da especial e terão de ficar fora da etapa do dia. No entanto, eles ainda podem ficar na prova e mudar para a categoria “Experiência Dakar”, permitindo-lhes retomar o rali no domingo. Eles serão incluídos nos resultados do dia, mas não farão mais parte da classificação geral.
Barreda na frente após 108 km
Com 100 km já percorridos, Joan Barreda lidera a etapa no WP2. O espanhol tem 26 ” de vantagem sobre Toby Price e está 1’16 ” na frente de Ross Branch, embora o campeão Rick Brabec não esteja muito atrás, em quarto lugar, atrás do atual líder da etapa por 1’24 ”.
Barreda lidera
A título de exemplo de tirar o azar a seu favor, agora Joan Barreda passa para a liderança… O espanhol, que teve de abrir o caminho ontem, fez o melhor tempo no primeiro ponto intermédio. No entanto, seu companheiro de equipe e vencedor de ontem, Kevin Benavides, já perdeu mais de dois minutos. Barreda está na frente de Toby Price e Ross Branch, tendo três construtores diferentes entre os 3 primeiros, todos agrupados em menos de 30 segundos!
Price lidera no primeiro ponto intermediário
Toby Price lidera provisoriamente a etapa após 48 km. O australiano, terceiro na etapa de ontem e quarto na classificação geral, 3’43 ’’ atrás de Kevin Benavides, tem Ross Branch e Nacho Cornejo em seus calcanhares, enquanto no momento Ricky Brabec está apenas 28 ’’ atrás!
Muitas desistentes antes do dia de descanso
Um bom número de competidores jogou a toalha no final da etapa cinco ontem. Na corrida de moto, o piloto oficial da Yamaha Jamie McCanney saiu da corrida devido a um problema técnico. Os estreantes Mohammed Jaffar, Lorenzo Piolini e Davide Cominardi também figuram na lista de ausentes esta manhã.
Benavides larga
Após um acidente após um salto sobre uma duna, Kevin Benavides quebrou o nariz ontem, mas o argentino e atual líder da classificação geral está bem esta manhã e é o primeiro a se familiarizar com a especial de hoje. Seu objetivo é evitar erros de navegação e jogar suas cartas antes do dia de descanso.
Benavides tem o nariz bom (quebrado)!
Kevin Benavides mostrou claramente seu bom faro para navegação ontem, evitando as armadilhas do deserto. Apesar da queda e do nariz partido, o piloto da HRC subiu ao topo da classificação geral. No entanto, com seis pilotos a menos de dez minutos atrás dele, ainda há tudo por fazer antes do dia de descanso, algo que Ricky Brabec, Joan Barreda, Pablo Quintanilla ou também Sam Sunderland certamente terão compreendido!
Estágio 6 encurtado
Devido às dificuldades encontradas para terminar a fase 5 por um número significativo de competidores, foi tomada a decisão de atrasar a saída dos pilotos e equipes do acampamento em Al Qaisumah em 1 hora e 30 minutos. O percurso da especial da etapa 6 foi, portanto, encurtado em cem quilômetros para tornar o programa menos difícil. No entanto, os competidores ainda terão que enfrentar a areia e as dunas. Embora as habilidades de navegação irão novamente desempenhar um papel decisivo no resultado desta especial, as capacidades físicas dos pilotos também serão severamente testadas, exigindo um esforço considerável deles. Depois disso, eles merecerão totalmente o dia de descanso que acontecerá em Ha’il.
RESULTADO DA ETAPA
ACUMULADO