DAKAR: Comentários dos pilotos sobre a 5ª etapa




Com quase metade do Dakar 2021 concluído, os pilotos da Monster Energy Honda Team pretendem agora consolidar posições que lhes permitam atacar na segunda metade da prova. Hoje assistimos a mais uma dobradinha da Honda CRF450 RALLY, com Benavides e Cornejo a ocupar os dois primeiros lugares no final da quinta etapa.

A sexta etapa de amanhã antecede o dia de descanso em Ha’il e contará com um especial ocorrendo 100% na areia, com dunas significativas que podem causar algumas emoções e tombos. Os competidores podem esperar um longo dia com 448 quilômetros de especial. De volta a Ha’il, os pilotos terão completado uma etapa total de 618 quilômetros.


Kevin Benavides

Hoje foi um dia difícil para mim. Foi difícil por causa da navegação e também porque sofri uma forte queda em uma duna. Bati minha cabeça com força contra o GPS e meus tornozelos também ficaram torcidos. Foi muito doloroso, mas não desisti e continuei subindo na prova. Não foi fácil, mas finalmente consegui vencer e estou muito feliz. Amanhã será a minha vez de abrir a especial e terei de me defender para fazer algum progresso.


José Ignacio Cornejo

Esta quinta etapa foi muito longa, mas também muito difícil. Tinha de tudo um pouco: pedras, trilhas e trechos rápidos. No início da especial houve uma área difícil onde muitos pilotos se perderam, felizmente consegui ultrapassá-la sem problemas o que significou que ganhei muito tempo. Alcancei os pilotos da frente e abri a pista para 320km. Estou muito feliz com o resultado. Não foi o que tínhamos planejado como estratégia, mas aproveitei a oportunidade. Esperamos continuar tendo etapas sólidas e estar na luta pelas primeiras posições.


Joan Barreda

Previmos que a etapa de hoje seria complicada e foi. Começámos primeiro e os quilômetros iniciais foram difíceis: havia alguma navegação entre as montanhas e muitas rochas e era difícil encontrar o caminho. Nas partes mais abertas tivemos uma complicação e tivemos que voltar e encontrar o CP novamente. A partir daí juntei-me aos outros pilotos e ficámos muito próximos. Na parte final das dunas as coisas ficaram bem difíceis: tornou-se muito físico. Foi difícil, mas acho que fizemos o melhor que podíamos. Estamos nos adaptando, mas é difícil manter um ritmo tão alto com uma navegação tão confusa.


Toby Price

Uma etapa bastante difícil hoje – os primeiros 200 quilômetros envolveram uma navegação realmente técnica. Nós pensamos que os primeiros estágios foram complicados, este foi um de níveis piores. Cometi alguns erros no início e os caras da frente se afastaram um pouco, mas no geral tentei controlar o ritmo de toda a especial e ter certeza de passar sem problemas. O quinto dia está feito, o sexto dia também está parecendo muito difícil, mas depois passamos para o dia de descanso.


Ricky Brabec

Ontem tivemos uma ideia para começar na retaguarda. Não acho que foi uma ideia muito boa. Hoje eu perdi o caminho e não estava confiando em mim mesmo, estava me questionando. Eu caí um pouco para trás. Teria sido muito fácil seguir as trilhas, mas infelizmente entramos em uma área de rocha sólido e eu não conseguia ver as trilhas, então foi muito difícil. Cheguei a um ponto e havia seis caras sentados perdidos e fazendo círculos. A partir desse ponto, eu abri um ponto de passagem, mas não consegui encontrar o próximo depois disso. Comecei a me questionar e duvidar, e aqueles caras estavam me seguindo. Foi apenas uma grande catástrofe lá fora. Perdemos muito tempo e eu realmente não sabia o que fazer. Eu estava pensando: ‘É isso. Acabei de estragar o Dakar ’. Eu sinto que talvez o sonho tenha caído, mas ainda há muito o que fazer. Esperançosamente, algo vai mudar e ir a nosso favor. Agora não sabemos realmente o que vai acontecer.


Sam Sunderland

O quinto dia está nos livros e felizmente. Envolveu uma navegação complicada pelos desfiladeiros e rochas no início da etapa, pois não havia muitas referências e era difícil encontrar o caminho certo. Certamente fiz alguns círculos ali na primeira parte. Depois tive que puxar porque sabia que tinha perdido algum tempo, mas deu tudo certo e fiquei feliz por chegar ao final. Foi mais um longo dia, especialmente com a ligação de volta ao acampamento, então vou descansar um pouco para amanhã. Mais um dia de corrida e então é o dia de descanso e estou definitivamente ansioso por isso.


Matthias Walkner

A etapa começou muito mal para mim hoje. Acho que no quilômetro 65 eu havia perdido mais de 20 minutos. É frustrante quando uma etapa começa assim, mas é tão difícil continuar pilotando e olhando para o road book – encontrar esse equilíbrio é difícil. Na última metade da etapa, dei o meu melhor para ultrapassar as dunas para ganhar tempo, gostei muito, mas claro que foi difícil melhorar o meu resultado depois de perder terreno no início. Estou feliz com a forma como rodei e o oitavo é um resultado muito bom.


Daniel Sanders

Gostei muito hoje, embora tenha sido muito, muito cansativo no final. Perdi uma boa quantidade de tempo na primeira hora, mas depois chegamos às dunas e eu apenas verifiquei um pouco e abri tudo. Foi ótimo pular do topo das dunas, e acho que ganhei algum tempo lá também, então isso ajudou. Eu sabia que os caras atrás estariam dando duro também, então tentei manter um ritmo realmente forte. Foi muito divertido, mas físico – estou feliz por chegar ao final de um dia realmente difícil.


Pablo Quintanilla

Bom, hoje foi uma etapa muito difícil. No início, em um grande planalto, optei por entrar em um trecho cerca de 200 metros antes do que deveria. Isso significava que andei cerca de cinco quilômetros na direção errada. Quando percebi, tentei cortar para voltar para onde deveria, mas era muito pedregoso, então tive que voltar todo o caminho de novamente. Obviamente, perdi muito tempo lá. Eu sabia que tinha que acelerar muito de lá até o final da etapa, então eu realmente dei o meu melhor e consegui recuperar algum tempo para os caras da frente. No final das contas, não é tão ruim, pois sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Estou apenas fora dos 10 primeiros, mas apenas 15 minutos atrás do líder e isso pode mudar em apenas uma etapa.


Luciano Benavides

Terminamos o quinto dia, que foi facilmente o dia mais difícil que tivemos durante toda a semana. Não foi a melhor etapa para mim, tive uma queda bem cedo, perto do quilômetro 20, e depois disso estávamos alguns de nós rodando juntos e nos perdemos um pouco, o que custou ainda mais tempo. Mais ou menos na metade da especial, o terreno mudou um pouco conforme atingíamos as dunas. A essa altura, havia um grupo de nós indo juntos até a chegada, então foi difícil ganhar tempo com qualquer um deles. Foi um dia longo e cansativo, mas no final o meu resultado não foi tão mau.


LEIA MAIS:  A um dia do final, Gregório Caselani lidera as motos no Rally Jalapão