Daniel Sanders, da Red Bull KTM Factory Racing, saiu forte no Rally Dakar 2025 para vencer a primeira etapa em Bisha. Também vitorioso no prólogo, o australiano agora lidera a classificação geral provisória após o primeiro dia completo de corrida. Luciano Benavides teve um forte início de campanha no Dakar, terminando em sexto na sua KTM 450 RALLY. Kevin Benavides, retornando à competição após lesão, ficou em 17º. O estreante do Dakar, Edgar Canet, impressionou na categoria Rally2, terminando como vice-campeão da classe e ocupando o 15º lugar geral.
Dando início ao Rally Dakar 2025, o prólogo de 29 quilômetros de sexta-feira em Bisha foi curto e técnico, mas deu o tom para o resto do evento. No topo da tabela de tempos, Daniel Sanders foi premiado com a primeira escolha da posição inicial, optando por partir no meio do pelotão em 23º para a primeira etapa de sábado. Edgar Canet conseguiu um impressionante terceiro lugar, com Luciano Benavides em sétimo e Kevin Benavides em 24º.
Os pilotos foram imediatamente colocados à prova com a etapa de abertura deste ano, que totalizou 499 quilômetros em um loop ao redor de Bisha. Enfrentando uma mistura de trilhas de areia e terra com muitos pontos de navegação complicados, os competidores enfrentaram uma série de trilhas de cascalho para completar a especial cronometrada de 413 quilômetros.
Aproveitando ao máximo sua posição de largada vantajosa, conquistada com sua vitória no prólogo de sexta-feira, Sanders usou sua habilidade e experiência para navegar com sucesso na etapa e evitar erros caros. Enfrentando o desafio, ‘Chucky’ registrou o tempo mais rápido após 150 quilômetros e manteve essa vantagem pelo restante da etapa para terminar mais de dois minutos mais rápido que seu concorrente mais próximo. Daniel agora detém a liderança provisória geral e tentará defender sua posição durante a próxima etapa de crono de 48 horas.
Isso foi muito difícil! Havia muita poeira, então talvez minha decisão de começar mais atrás não tenha sido a melhor, mas todos nós nos alcançamos depois de um tempo e todos estavam lutando para chegar à frente. Tive que ignorar o roadbook por um tempo e me concentrar apenas na minha velocidade e em me manter firme. Foi um começo divertido e estou interessado em ver como será a etapa de 48 horas – estou me sentindo ótimo! – Daniel Sanders
Após o sétimo lugar no prólogo, Luciano Benavides não se incomodou com a exigente etapa de abertura e fez uma corrida fria e controlada em terrenos variados. Mantendo um ritmo sólido do início ao fim, Luciano conduziu sua KTM 450 RALLY a um louvável sexto lugar, garantindo também o sexto lugar na classificação geral.
Foi uma etapa louca, mas legal para começar! Eu lutei com a sensação na minha mão por um tempo, então tive que administrar isso. A navegação foi muito complicada em alguns pontos, mas tentei manter a calma e o foco. Funcionou bem e estou feliz com a forma como foi hoje. Os próximos dias serão de teste, mas mal posso esperar. – Luciano Benavides
Partindo em quarto lugar na etapa após seu 24º lugar no prólogo, Kevin Benavides sabia que teria que fazer uma corrida sem erros para ganhar tempo e subir no ranking. Lutando com navegação desafiadora e poeira intensa perto da frente do pelotão, Kevin teve um desempenho seguro, mas sólido, para terminar em 17º na etapa e na classificação geral.
A especial de 413 km de hoje foi honestamente muito difícil. A navegação foi complicada, o que eu não esperava para a primeira etapa, mas mantive meu plano de começar firme e realmente me concentrar no meu roadbook para evitar erros, então acho que valeu a pena. Dei o máximo que pude e é ótimo voltar a correr, então estou feliz com o dia de hoje no geral. Hoje foi difícil, mas estou ansioso pela etapa de crono de amanhã! – Kevin Benavides
O estreante do Dakar, Edgar Canet, certamente deixou sua marca em sua estreia no Rally Dakar. Depois de ficar em terceiro lugar geral no prólogo de sexta-feira contra lendas experientes do rali, o jovem de 19 anos levou seu ímpeto para a primeira etapa de sábado, liderando a classe Rally2 durante a maior parte do dia. Apesar de acumular uma vantagem de quase 14 minutos sobre seu rival mais próximo, um erro de navegação após a parada para reabastecimento custou a Edgar um tempo precioso, o que o levou a terminar como vice-campeão no Rally2 e 15º no geral.
A etapa de hoje foi boa! Na primeira parte da etapa, minha velocidade foi boa e não me perdi, o que foi ótimo, pois a navegação foi difícil. Após o reabastecimento, porém, perdi-me durante algum tempo, o que infelizmente me custou a vitória no Rally2 de hoje. No geral, tenho ótimas sensações com a moto, estou aprendendo muito e estou ansioso pelo resto da corrida! – Edgar Canet
Amanhã, a equipe enfrenta um dos dias mais longos do evento para a primeira metade da etapa cronológica de 48 horas. Partindo de Bisha, os pilotos terão como objetivo completar o máximo possível da etapa especial cronometrada de 947 quilômetros, antes de ficar em um acampamento longe de suas equipes durante a noite. Todos os quatro pilotos da KTM estão entusiasmados e PRONTOS PARA CORRER na fase cansativa.
Resultados provisórios – Rally Dakar 2025, Etapa 1
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:41:27
2. Ricky Brabec (EUA), Honda, 4:43:31 +2:04
3. Ross Branch (BWA), Hero, 4:43:53 +2:26
4. Skyler Howes (EUA), Honda, 4:45:34 +4:07
5. Tosha Schareina (EUA), Honda, 4:46:09 +4:42
Outros KTM
6. Luciano Benavides (ARG), KTM, 4:51:29 +10:02
15. Edgar Canet (ESP), KTM, 5:13:39 +32:12
17. Kevin Benavides (ARG), KTM, 5:15:50 +34:23
Classificação provisória – Rally Dakar 2025 (após 1 de 12 etapas)
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 4:58:18
2. Ricky Brabec (EUA), Honda, 5:00:40 +2:22
3. Ross Branch (BWA), Hero, 5:00:56 +2:38
4. Skyler Howes (EUA), Honda, 5:03:17 +4:59
5. Tosha Schareina (EUA), Honda, 5:03:25 +5:07
Outros KTM
6. Luciano Benavides (ARG), KTM, 5:09:00 +10:42
14. Edgar Canet (ESP), KTM, 5:30:42 +32:24
17. Kevin Benavides (ARG), KTM, 5:34:19 +36:01
FONTE: KTM