Os organizadores do Rally Dakar divulgaram os primeiros detalhes da rota para a 43ª edição da maior prova off-road do mundo. Previsto para os dias 3 e 15 de janeiro, o Dakar de 2021 fará uma volta totalmente nova pela Arábia Saudita, com dunas de areia em todos os dias e mudanças nas regras para as motos, visando melhorar a segurança.
Principais mudanças para o Rally Dakar 2021:
- Jeddah sediará o início e o final da corrida, incluindo o prólogo nas margens do Mar Vermelho.
- Cada seção cronometrada do percurso, que faz uma volta inteira da Arábia Saudita, é 100% nova para os pilotos.
- Road books serão entregues 10 minutos antes de cada etapa especial.
- O dia de descanso será em Ha’il.
- Duas etapas de loop darão às equipes de serviço a chance de permanecer em um local por duas noites.
- Dunas de areia em todas as etapas.
- O lançamento do Dakar Classic somente para os veículos fabricados anteriores a 2000 (não as motos), em um teste de consistência que honra a lenda do rali.
- Veículos de energia alternativa com taxas de inscrição 50% mais barato.
- Inscrições abertas em 15 de junho.
Anunciada hoje, 11 de junho, a rota projetada para o Dakar 2021 é um percurso em loop que começa e termina na cidade de Jeddah, com um dia de descanso em Ha’il. Embora o acampamento revise alguns dos locais onde acampou em 2020, as etapas especiais serão 100% novas.
As medidas de segurança já adotadas em 2020, voltadas para a navegação, continuarão com os road books sendo distribuídos pela manhã antes do início de cada especial. Algumas categorias também terão road books digitais – fora as motos.
As regras também foram alteradas para diminuir a velocidade dos veículos e, em geral, para tornar a corrida ainda mais segura. Isso inclui avisos sonoros para os pilotos na abordagem a certas áreas difíceis, uma definição mais forte de “zonas lentas”, uma redução no número de pneus disponíveis para as motos e o uso obrigatório de coletes de airbag para ajudar a reduzir o risco de lesões.
Melhorias técnicas e de segurança para 2021:
- Limitação do número de pneus traseiros para 6 nas 12 etapas (penalidade de 30 min por não conformidade). Para provas mais curtas: 1 pneu por 2 dias de corrida. Por exemplo, um rali composto por 1 prólogo e 5 dias, a limitação será de 3 pneus.
- Marca e modelo de pneu traseiro durante todo o rali (penalidade de 1 hora por não conformidade)
- Possibilidade de trocar apenas um pistão durante todo o rally (penalidade de 10 min por não conformidade)
- Não é permitida intervenção na motocicleta durante o reabastecimento.
- Alerta sonoro nos perigos 2 e 3 (será testado no Rally do Marrocos em 2020) usando o sentinel.
- É obrigatório o uso de colete com airbag equipado com ítens de segurança.
- Trabalhe no itinerário: procure a rota mais lenta possível, configurando zonas lentas se o solo for ruim e rápido, especialmente nas zonas HP, mais WPs nos pontos de risco.
- Certificado de treinamento de primeiros socorros obrigatório para todos os pilotos de moto.
Medidas de segurança adicionais a serem aplicadas também aos pilotos Elite (RallyGP Riders):
- Torre de navegação protegida por espuma para pilotos Elite (RallyGP Riders), especialmente o leitor de road book, as melhores práticas para reduzir o impacto ao condutor.
- Pára-brisas dianteiro destacável, em caso de impacto do motociclista (obrigatório para os pilotos Elite (RallyGP Riders) nas regras do Dakar em 2021).
Nenhuma redução de potência do motor com restritores de entrada de ar que exijam uma redefinição da ECU será feita para a temporada 2021. O desenvolvimento do motor será feito até o final de 2021 para a redução de potência das motos.
O road book eletrônico será testado em 2021 e deve ser implementado em 2022.
Todas essas medidas tomadas podem parecer mínimas, mas, quando tomadas em conjunto, podem reduzir significativamente a velocidade e aumentar a segurança dos pilotos.
O Dakar 2021 também fará uma viagem pela memória com o lançamento da categoria Classic Dakar. Paralelamente à corrida principal, os veículos que participaram do Dakar ou outros grandes eventos de rally antes dos anos 2000 estão voltando. Infelizmente, isso é apenas para carros e caminhões.
Mais informações: Dakar.com