Confira como foi a abertura do Brasileiro de Supermoto




O evento iniciou-se no sábado, dia 21, com os treinos e as vistorias técnicas. Inicialmente entraram na pista as categorias voltadas aos pilotos de motovelocidade que usam apenas a parte  de asfalto da pista, SM Bikers,Speed 300, Street 250 e a categoria exclusiva do Campeonato Paulista, Speed 135, em seguida deram inícios aos treinos livres das categorias da Supermoto com a pista completa, o Kartódromo de Piracicaba inaugurou um novo traçado de terra para Supermoto, inspirado nos melhores circuitos do mundial, com trechos com 2 opções para os pilotos.No sábado os treinos encerraram às 18:30.

No domingo, dia 22 , o dia já começou valendo, com os treinos cronometrados, a Organização optou por juntar o treino de warm up, de 10 minutos e o treino cronometrado, de 12 minutos, em um único treino cronometrado, valendo para definir o grid de largada.

Em seguida, tivemos a primeira bateria de SM Bikers,com alguns dos ,melhores pilotos do Motovelocidade Nacional, tais como: José Teixeira o Cachorrão #51, Juninho Trudes#72, que se juntaram aos pilotos de Supermoto Laszlo Piquet #273 e Mauriti Junior #832.Logo na largada, o Cachorrão #51, deixou a moto apagar e Laszlo Piquet manteve a ponta, deixando a disputa de segundo lugar para Mauriti Junior e Juninho Trudes.

A segunda bateria do dia foi das motos Speed 300, Street 250 e Speed 135, categorias que estrearam no Brasileiro de Supermoto.com a vitória de Eduardo Baccarin #39 , da Speed 135, seguido por Luis Gustavo #89, da Speed 250 e Helder Schad, do Rio de Janeiro.

Na terceira bateria, iniciou-se as etapas com a pista completa do Supermoto, usando o trecho de terra, comas categorias SM2, SM3 e SM3 PRO.Já na primeira etapa, a SM2 mostrou que em 2018 será uma das categorias mais disputadas e equilibradas.Nesta categoria, a disputa foi intensa a bateria toda, com os irmãos Guimarães entre os 3 primeiros , sendo separados por Eduardo Venzol #67e seguidos de perto por Bruno Fernandes #111, no final da bateria, Cléber Guimarães #145, venceu a etapa, seguido por Eduardo Venzol #67 e Wilson Guimarães #146.Tivemos um acidente no trecho de terra com o piloto Sebastian Rochon #27, que ocasionou bandeira amarela no trecho para o pronto atendimento ao piloto, que com dores na região lombar, foi encaminhado ao hospital de pronto socorro. Nessa bateria, tivemos a vitória de Helder Schad #01, na SM3 PRO, seguido por Felipe Teixeira #28, na categoria SM3, vencida pelo piloto Fábio Florin #38, seguido por Juliano Meira #8 e Gustavo Ceccarelli #79.

LEIA MAIS:  Chiquinho Velasco comemora vitória na abertura do campeonato Brasileiro de Supermoto 2017

Na última bateria antes do intervalo do almoço, estavam na pista os melhores pilotos de Supermoto do Brasil, nas categorias, SM1, SM1 STOCK e SM4 OVER 40.Nesta bateria,o piloto Pedro Rehn #88, que este ano também está participando do Mundial de Supermoto, não deu chance para os adversários, largando na pole e liderando a bateria de ponta a ponta. A disputa desta bateria ficou entre Kléber Justino #20 e Chiquinho Velasco #71, após o intervalo de almoço, tivemos a segunda bateria da SM Bikers, desta vez, o piloto da moto #51, Cachorrão, que largou em sétimo, devido ao resultado da primeira bateria, partiu para uma prova de recuperação.por sua vez, Laszlo Piquet e Mauriti Junior se distanciaram do segundo pelotão, liderado por Cachorrão, terminndo ao final da bateria, Laszlo Piquet, venceu, Mauriti Junior em segundo e Cachorrão em terceiro. Na somatória das duas baterias, a classificação ficou a seguinte: Laszlo Piquet #273, segundo Mauriti Junior #832, terceiro Juninho Trudes #72, Felipe Savordelli #13 ,Luis Teixeira( Cachorrão) #51.

Já na categoria Speed 250, a soma dos resultados levou Luis Gustavo, #89 à primeira colocação, seguido por Samuel Sallas #1 e Helder Shad #11 .

A segunda bateria da categoria SM2 e SM3 e 3 PRO, o piloto Felipe Teixeira #28, da categoria SM3 PRO, conseguiu andar forte entre as motos da SM2 e acabou em quarto lugar na geral. Na soma da baterias da SM2, sagrou-se campeão da etapa, na SM2, o piloto Cléber Guimarães #145, seguido por Eduardo Venzol #67,Wilson Guimarães #146, Luis Torto #66, Pepe Pons #29.Na SM3, Fábio Florian #88, foi o primeiro, seguido por Juliano Meira #8, Gustavo Ceccarelli #79,e na SM3 PRO, Felipe Teixeira #28, Helder Shad #01  e Jucelino Oliveira #751.

LEIA MAIS:  Categoria Scooter faz história em 2018 no Brasileiro de Supermoto

Na última bateria do dia, o piloto Pedro Rehn, mais uma vez não deu chance à concorrência, chegando a dar uma volta em cima do sexto colocado, já pela segunda posição, a disputa foi intensa entre Chiquinho Velasco e Kléber Justino, trocando de posição várias vezes durante a prova. Velasco só conseguiu a segunda posição na penúltima curva do circuito na saída do trecho de terra, chegando em segundo lugar, à frente de Kléber Justino e Laszlo Piquet, já na SM4, Kléber Augusto #44, foi o grande campeão, seguido por Ricardo Sato #233 e Marcelo Silvério #7.

Na somatória dos pontos Pedro Rehn #88, sagrou-se campeão d Sm1, seguido por Chiquinho Velasco #71, Kléber Augusto #20, Laszlo Piquet, #273, Kléber Augusto #44, na SM1 Stock,o campeão foi Marco Bastos #74.E finalmente ena categoria SM4 OVER 40, Chiquinho Velasco foi o campeão, tendo Ricardo Sato em segundo, Kléber Augusto em terceiro e Marcelo Silvério em quarto.

O Campeonato Brasileiro de Supermoto terá prosseguimento nos dias 19 e 20 de maio, na cidade de Itajubá-MG, que fica localizada na divisa com São Paulo, a 250 km da capital paulista. O Campeonato Brasileiro de Supermoto conta com o patrocínio de Piquet Sports Supermoto, IMS Racewear, Dynotron, SAC Seguros e Mamute energy Drink.


FONTE: CBM – FOTO: RICARDO SANTOS