Começa o Sertões 2023: Pilotos da Yamaha largam entre os primeiros

Foto: Marcelo Maragni



Equipe Yamaha IMS Rally Team finaliza bem a sexta-feira e vai largar entre os primeiros na 1ª Etapa, após disputa do Prólogo e Super Prime

Começou o Sertões 2023! Nesta sexta-feira (26/8) foi disputado em Petrolina (PE) o Prólogo e o Super Prime, que definiram a ordem de largada da prova. Às 8 da manhã, os pilotos aceleraram no Prólogo, em um percurso de 13 quilômetros com trechos de cascalho, piçarra e pedras, com muitas curvas sinuosas. Às 15 horas foi a hora da disputa do Super Prime, uma disputa dois a dois em circuito fechado, na Vila Sertões.

No Prólogo, Ricardo Martins fez o 3º melhor tempo e Adrien Metge foi o 4º mais rápido. Com isso, se classificaram para a disputa do Super Prime – os 8 mais rápidos no Prólogo se classificaram para a disputa eliminatória. Estreante na equipe oficial Yamaha, Gabriel Bruning optou pela cautela e foi o 10º na classificação, posição de largada para a primeira etapa.

No Super Prime os pilotos encararam uma pista em circuito fechado, com um pouco de lama e terreno escorregadio. Os pilotos da Yamaha optaram por fazer uma prova segura, sem riscos, já que não conta tempo para a prova e o que realmente decide são as 8 etapas que começam neste sábado. Ricardo Martins foi o 6º e Adrien o 3º mais rápido. Os mais rápidos no Super Prime escolheram a posição de largada neste sábado (12), primeira etapa do Sertões.

Adrien Metge, vencedor do Sertões em 2021, será o 4º a largar para a etapa de 674 quilômetros, sendo 375 de Especial Cronometrada. Ricardo Martins, campeão em 2020, será o 2º a largar.

Nesta primeira etapa os pilotos largam e chegam na cidade de Petrolina (PE). Ao todo, o Sertões conta com oito etapas e percurso de 3.793 quilômetros, sendo 2.027 de Especiais Cronometradas. Confira abaixo a programação completa, com todas as distâncias desta 31ª Edição do Sertões.

LEIA MAIS:  Ross Branch vence o Rally do Cazaquistão

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.

PROGRAMAÇÃO – SERTÕES 2023

Sábado, 12/8 – 1ª Etapa Petrolina (PE) / Petrolina (PE)

Deslocamento inicial: 185 kmEspecial Cronometrada: 375 kmDeslocamento final: 114 kmTotal do dia: 674 km

O Sertões 2023 começa testando o nível técnico dos competidores ao extremo. Eles precisarão mostrar as suas habilidades em diversos tipos de terrenos – incluindo areia, pedras e piçarras – e na navegação, especialmente exigente. Apesar de trechos de altas velocidades, a maior parte do caminho será travada.

Domingo, 13/8 – 2ª EtapaPetrolina (PE) / Petrolina (PE)Deslocamento inicial: 18 kmEspecial: 174 kmDeslocamento final: 54 kmTotal do dia: 246 km

A segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir.

Segunda-feira, 14/8 – 3ª Etapa – ETAPA MARATONAPetrolina (PE) / Xique-Xique (BA)Deslocamento inicial: 73 kmEspecial Cronometrada: 407 kmDeslocamento final: 31 kmTotal do dia: 511 km

A etapa será marcada pela primeira parte da maratona, formato que não permite auxílio mecânico externo aos competidores. A especial mais longa do roteiro passa por trechos muito duros com pedras e em região montanhosa. Com uma travessia de serra inédita no Sertões, os competidores irão conhecer um novo cânion. No final do dia, o acampamento em barracas será obrigatório para toda a caravana do Sertões presente em Xique-Xique.

Terça-feira, 15/8 – 4ª Etapa – ETAPA MARATONAXique-Xique (BA) / Petrolina (PE)Deslocamento inicial: 0 kmEspecial Cronometrada: 323 kmDeslocamento final: 290 kmTotal do dia: 613 km

LEIA MAIS:  Rodrigo Luppi/Maykel Justo seguem para penúltima etapa em 6º no acumulado dos UTVs

Ainda sem auxílio mecânico externo, os competidores enfrentam a segunda parte da etapa maratona. A largada da especial será um show à parte para a população de Xique-Xique, que poderá acompanhar os pilotos acelerando de perto, com a devida segurança. Em seguida, os pilotos passam por uma zona de radar para entrar em um roteiro marcado por muita areia. Especial dura, difícil e extremamente técnica, com trechos travados.

Quarta-feira, 16/8 – 5ª EtapaPetrolina (PE) / Crato (CE)Deslocamento inicial: 66 kmEspecial Cronometrada: 212 kmDeslocamento final: 215 kmTotal do dia: 493 km

As caraterísticas da prova mudam, com chão de piçarra, travessias de riachos e passagem por região montanhosa, onde o trajeto fica ainda mais duro. A navegação será fundamental em todos os momentos.

Quinta-feira, 17/8 – 6ª EtapaCrato (CE) / Sobral (CE)Deslocamento inicial: 154 kmEspecial Cronometrada: 207 kmDeslocamento final: 312 kmTotal do dia: 673 km

A etapa promete ser uma das mais duras dos últimos tempos. Com muita pedra e terrenos acidentados em região serrana, será uma especial extremamente cansativa. O preparo físico e a habilidade dos pilotos farão a diferença.

Sexta-feira, 18/8 – 7ª EtapaSobral (CE) / Cruz (CE)Deslocamento inicial: 82 kmEspecial Cronometrada: 188 kmDeslocamento final: 66 kmTotal do dia: 336 km

Especial muito bonita e inédita no Sertões. Começa morro acima e apresenta terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região traz paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já que a prova está a caminho do litoral pernambucano.

Sábado, 19/8 – 8ª EtapaCruz (CE) / Praia do Preá, Cruz (CE)Deslocamento inicial: 51 kmEspecial Cronometrada: 140 kmDeslocamento final: 57 kmTotal do dia: 248 km

LEIA MAIS:  Inscrições para o 3º Rally Minas Brasil abrem nesta quarta-feira, dia 08

A organização promete não aliviar para os competidores na última etapa, ao contrário dos anos anteriores. Com muita areia, piçarra e navegação por GPS, a disputa final será decisiva e pode mudar drasticamente os resultados. Os competidores ficarão surpresos com o último desafio e não podem pensar que a prova está ganha.

TOTAL DO PERCURSO: 3.793 kmTOTAL DE ESPECIAIS: 2.027 km

* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações


ADRIEN METGE Moto 1 – Yamaha WR450F

Hoje optamos por fazer um dia tranquilo. No Rally Jalapão a gente errou no prólogo, então resolvemos fazer hoje um dia mais tranquilo, já que não tem muita importância no resultado final da prova, serve apenas para definir a ordem de largada do primeiro dia. Então está tudo bem, amanhã que a prova começa de verdade e vai ser uma etapa bem longa. Então vamos nos concentrar para fazer o melhor possível!


RICARDO MARTINS Moto 1 – Yamaha WR450F

Acho que o dia foi legal, no Prólogo conseguimos andar bem, andar entre os primeiros sem correr nenhum risco. No Super Prime não quis arriscar, o circuito estava bem liso e optei por poupar. Tentei andar em um ritmo seguro para não ter perigo. Amanhã começa o rally, estou doido já pra começar a acelerar no rally de verdade mesmo! Vamos pra cima!


GABRIEL BRUNING Moto 2 – Yamaha WR450F

A expectativa é boa, não fiz um prólogo tão bom quanto esperado porque acabei cometendo um pequeno erro. Mas o Sertões inicia amanhã, só amanhã é que começa a batalha de 8 dias. A moto está preparada, equipe a postos e vamos buscar mais um título e fazer a máximo de pontuação para esse campeonato. Quem sabe a gente sai com a vitória também na categoria do campeonato.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL