Novos produtos atendem a mais de 15 modelos de motos que compõem a frota da Colômbia
Como parte da estratégia de internacionalização da marca, especialmente no mercado colombiano, a Vedamotors participará da “Feria 2 Ruedas 2025”, um dos maiores eventos de motociclismo nas Américas, que deverá reunir os principais fabricantes mundiais desse setor e mais de 80 mil pessoas. O evento será realizado de 15 a 18 de maio, em Medellín, na Colômbia, país que representa um mercado crescente para a empresa.
As juntas são, sem dúvida, a linha de grande destaque da Vedamotors, pois reúnem matéria-prima diferenciada, tecnologia fabril, controle de qualidade e eficiência operacional. Somente em 2024, avançamos 55% em faturamento dessas peças na Colômbia. Se considerarmos também o avanço nas linhas de peças de metal, de borrachas e eletrônicas, o resultado é ainda mais expressivo, com aumento de 195% no faturamento geral desse país, afirma Raissa Bazzani Felippe, Diretora de Relacionamento da empresa.
Segundo Raíssa, em 2023 as juntas representavam 77% do valor faturado na Colômbia. A venda dessas novas linhas levou essas peças, positivamente, a responderem por 41% do valor total faturado em 2024.
Estamos gradativamente pulverizando novos produtos da Vedamotors no mercado colombiano. Para nossos clientes diretos, isso representa um negócio confiável e lucrativo. Para o usuário final, segurança na aplicação e durabilidade, completa Raíssa.
Esses resultados também valorizam internacionalmente o DNA de Fábrica da Vedamotors que, baseado em três pilares – conhecimento técnico de excelência, processo produtivo robusto e controle de qualidade rigoroso – caracteriza a empresa e a fez alcançar a liderança de mercado brasileiro, contribuindo, cada vez mais, para a crescente aceitação dos produtos Vedamotors em outros países.
Aumento das exportações
Raíssa aponta que, em 2024, as exportações da Vedamotors cresceram 12% em relação ao período anterior, e a projeção para 2025 é um crescimento de 30%.
Em representatividade, buscamos que esse mercado ultrapasse 10% do faturamento geral da empresa. A Colômbia figura entre os cinco países com maior faturamento, e, também, se destacam países como Costa Rica, Argentina e Paraguai, explica.
Destaques da feira
A frota de motos no Brasil é muito diferente da dos países vizinhos, nos quais prevalece a influência de fabricantes locais, chinesas e indianas. Como exemplo da dimensão das diferenças de mercado, dados da Asociación Nacional de Movilidad Sostenible (ANDEMOS), da Colômbia, mostram que, nesse país, no primeiro trimestre de 2025, Yamaha, Bajaj e AKT disputaram a liderança de vendas de motos com 16% de participação cada uma. No Brasil, no mesmo período, uma única marca, a Honda, respondeu por 68% das vendas de motos no país, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Diferenças como essa tem desafiado a empresa a desenvolver constantemente produtos específicos para os mercados de interesse. Assim, a Vedamotors apresentará na Colômbia novidades no catálogo para marcas como AKT, Bajaj, Keeway, Haojue/Suzuki, TVS, Victory e Yamaha, algumas delas conhecidas também aqui no Brasil, anuncia Fernanda Maísa Wetzstein, Gerente de Marca e Experiência.
Segundo ela, esse trabalho de desenvolvimento de portfólio não se restringe apenas às juntas, mas a todas as linhas de produtos da empresa, como eletrônicos, metal motor e borracha.
A nossa intenção é ampliar cada vez mais o catálogo para conseguir atender de maneira assertiva o mercado colombiano e de outros países, reforça Fernanda.
Estande completo
A “Feria 2 Ruedas” é um evento voltado para o público de negócios e para pessoas apaixonadas por motos e por tudo que envolve o mundo duas rodas. Por isso, o estande da Vedamotors foi projetado para receber todos os visitantes. Para os clientes, além de áreas reservadas para reuniões, haverá gôndolas com os produtos da marca, sempre valorizando a estratégia principal da empresa, o DNA de Fábrica.
Para os motociclistas, valorizando experiências com a marca, haverá um motor aberto – Hornet CB600 2005 -, permitindo acompanhar o funcionamento dos produtos Vedamotors. Além disso, eles poderão participar de ações de ativação, concorrendo a brindes, e tirar fotos em uma moto, registrando a presença no estande.
São experiências de sucesso nas feiras que participamos e todo o time estará preparado para receber o público, comenta Fernanda.
Sobre a Vedamotors
Empresa formada por capital 50% nacional e 50% italiano -, como a Divisão Brasil do Grupo Athena, que atua fortemente no mercado de duas rodas, com presença também nos mercados agrícola, jardim e floresta, náutico e outros. Com 33 anos de atuação e mais de 290 colaboradores, reúne mais de 10 mil produtos em seu portfólio e produz anualmente 120 milhões de peças. Atuando nos mercados industrial e de reposição, exporta para 19 países. Entre as 8 empresas do Grupo Athena, a Vedamotors ocupa o segundo lugar em faturamento, abaixo da unidade central, da Itália.
Sobre o Grupo Athena
Fundada em 1973, a Athena é hoje uma empresa internacional que fabrica e distribui produtos em todo o mundo, com um volume de negócios global anual de 160 milhões de euros. O negócio começou no setor de juntas industriais e, ao longo dos anos, evoluiu para uma marca renomada em peças de reposição para motocicletas, automóveis e setor náutico, incluindo peças de corrida. Atualmente, o Grupo Athena é composto por quatro divisões: Indústrias, Peças, Eletrônica e Sportech. O objetivo maior é entregar produtos de qualidade absolutamente superior, feitos com sólido know-how, configurados à medida e cuidadosamente selecionados.
Siga a Vedamotors nas redes sociais:
FONTE: TUDO EM COMUNICAÇÃO