Fábio Santos foi o destaque da rodada levando a Yamaha Monster Energy Geração ao topo do pódio da categoria MX1. Na MX2, Pietro PIroli subiu no pódio na 3ª colocação
A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, foi o palco de disputas emocionantes neste final de semana (5 e 6/4), marcando o início da temporada do Brasileiro de Motocross (MX1GP Brasil). A equipe Yamaha Monster Energy Geração, atual campeã da categoria principal, a MX1, começou da melhor forma, com Fábio Santos vencendo a rodada de abertura. Na MX2, o jovem talento Pietro Piroli, de apenas 16 anos, subiu no pódio na terceira colocação neste domingo, depois de conquistar a segunda colocação na MX2JR no sábado.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AS CORRIDAS DESTE DOMNGO
Categoria MX1
Na principal categoria, a MX1, o hexacampeão brasileiro Fábio Santos enfrentou uma pista muito escorregadia e com muita lama devido às chuvas, mas demonstrou toda a habilidade de quem leva o número 1 de atual campeão no plate de sua motocicleta. Na primeira bateria, ele fez o holeshot, dominou toda a corrida e venceu com tranquilidade. Já na segunda bateria, enfrentou uma largada difícil e precisou ultrapassar diversos concorrentes para alcançar o terceiro lugar. O desempenho foi o suficiente para garantir a vitória na soma de pontos da etapa. Assim, o piloto da Yamaha YZ450F manteve a liderança do campeonato e o plate vermelho de líder para a próxima rodada.
Outro destaque na categoria foi Gabriel Andrigo, que, mesmo se recuperando de lesão e ainda longe de estar 100% fisicamente, teve um desempenho consistente. Ele finalizou a primeira bateria na 4ª colocação e a segunda em 6º lugar. Com isso, o gaúcho subiu no pódio na 5ª colocação, mesma posição que ocupa na tabela de classificação do campeonato.
O português Paulo Alberto acabou sofrendo uma lesão ainda nos treinos e não participou das corridas, preferindo se poupar e focar na recuperação para o restante da temporada.
Categoria MX2
Na categoria MX2, Marcello Leodorico, conhecido como “Cowboy”, teve uma forte atuação nesta rodada de abertura. Na primeira bateria, teve problemas na largada e fez uma grande corrida de recuperação, terminando em 4º lugar. Na segunda, manteve um ritmo forte desde o início, chegando a ocupar a terceira posição, mas enfrentou problemas e foi forçado a abandonar já na parte final da prova, quando tinha o pódio praticamente garantido.
Outro grande destaque da equipe Yamaha Monster Energy Geração foi o jovem Pietro Piroli. No sábado, ele disputou a categoria MX2JR, conquistando um excelente 2º lugar, ficando a menos de 3 segundos do vencedor. No domingo, já na MX2, Piroli alcançou a 5ª posição na primeira bateria e, na segunda, subiu ainda mais, terminando em 3º lugar. Na soma das duas baterias, garantiu o 3º lugar no pódio, mesma posição que ocupa na classificação geral do campeonato.
Juan Felipe Garcia – MX2JR e MX2 – Yamaha BLU CRU M78 Academy
O argentino Juan Felipe Garcia, campeão da IMS YZ125 BLU CRU Cup em 2024, teve uma dupla missão neste fim de semana. No sábado, ele alinhou no gate da categoria MX2JR, que contou com 40 pilotos na disputa. Já no domingo, enfrentou o desafio da categoria MX2, também com 40 competidores.
O piloto da Yamaha BLU CRU M78 Academy começou a temporada com bons resultados. Pela MX2JR, Garcia foi o mais rápido na corrida classificatória, garantindo a vitória. Na corrida principal, conquistou a 3ª colocação. Na soma geral, saiu da primeira rodada como líder do campeonato.
Em sua estreia na categoria MX2, Garcia enfrentou uma pista desafiadora, cheia de lama, além de adversários bem mais experientes. Apesar de sofrer uma queda logo na primeira curva, o argentino mostrou determinação e fez uma corrida de recuperação. Conseguiu finalizar a primeira bateria em 14º lugar e a segunda em 15º. Com esses resultados, ocupa a 15ª posição na classificação geral entre os 40 pilotos que largaram.
FÁBIO SANTOS
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
Foi um bom início de campeonato, saio daqui feliz por ter conquistado o primeiro lugar da etapa. Venci a primeira bateria, a pista estava bem difícil, estava bem escorregadia, e na segunda bateria tive uma boa saída do gate, mas na reta peguei uma parte que estava meio atoleiro e fiquei um pouquinho para trás. Vim recuperando até o terceiro, estava seguro nessa posição e decidi poupar, não quis atacar para não correr riscos. Na primeira etapa era importante somar pontos e também perder poucos pontos. Estamos prontos para a próxima etapa.
PAULO ALBERTO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
Infelizmente, não consegui largar nessa primeira etapa do Brasileiro de Motocross porque sofri uma lesão algumas semanas atrás e aqui, durante os treinos, meu ombro deslocou de novo. Então, junto com a equipe, a gente decidiu poupar pra recuperar e voltar mais forte na próxima etapa.
GABRIEL ANDRIGO
Categoria MX1 | Yamaha YZ450F
Foi um final de semana bom, de superação. Finalmente consegui meu primeiro pódio na MX1, depois de dois anos na categoria. Fiz quarto na primeira bateria, andei muito bem e na segunda bateria estava em quarto, mas acabei perdendo um pouquinho de rendimento, cansei bastante porque tive uma fratura na perna tem 45 dias. Treinei somente quatro vezes antes da abertura do campeonato aqui em Ponta Grossa, então foi muito bom começar o campeonato com o pódio, com duas baterias boas. Agora vamos continuar o trabalho, procurar evoluir durante todo o campeonato, que ainda temos oito etapas pela frente. Bora pra cima!
MARCELLO LEODORICO
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
A primeira bateria foi boa, consegui me manter no pelotão da frente, estava me sentindo bem, apesar da pista que estava bastante complicada, com bastante barro. Na segunda bateria acabei tendo um problema elétrico e não consegui finalizar, mas bora para a próxima.
PIETRO PIROLI
Categoria MX2 | Yamaha YZ250F
O fim de semana foi de grande aprendizado. No sábado, enquanto liderava a classificatória da MX2JR, tive uma colisão com um retardatário na última volta, mas isso faz parte da corrida. Na corrida principal, larguei bem, passei de terceiro para primeiro, mas acabei perdendo a frente da moto. Fui para quarto, consegui me recuperar e terminei em segundo. Na MX2, apesar de não ter tido um bom treino, mantive o foco e fiz uma boa largada. Sofri uma queda, mas mantive o ritmo e finalizei a primeira bateria em quinto. Na segunda bateria, larguei em terceiro, mas perdi uma posição para o Marcelinho [Leodorico]. A pista estava difícil devido à chuva, cheia de canaletas e buracos, o que exigiu inteligência e consistência. Mas no final consegui terminar em terceiro a segunda bateria, dando terceiro lugar na geral da MX2. Foi um fim de semana importante para evolução e vamos agora procurar corrigir os erros para a próxima etapa.
Próxima rodada
Os pilotos não terão muito tempo para descansar. A próxima etapa do campeonato está marcada para o final deste mês, nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Canelinha, em Santa Catarina.
Os patrocinadores da equipe são: Yamaha, Monster Energy, Geração, Jupiter, Vertys, VP Racing Fuel, IMS Racing, Leatt, GET, Yamalube, Ram, Philips One Blade, Wurth, Pirelli, MotoStyle, Durag, Guts, Aqualis, DID, Tamer, Yamaha Banco, BLU CRU, Brasil Racing.
Resultados – 1ª Etapa – Ponta Grossa/PR
Categoria MX1
1º) Fábio Santos | Yamaha Monster Energy Geração / 45 pontos (1º/ 3º)
2º) Stephen Rubini / 44 pontos (2º/ 2º)
3º) Gregory Aranda / 34 pontos ( 12º/ 1º)
4º) Eric Tomas / 33 pontos (6º/ 4º)
5º) Gabriel Andrigo | Yamaha Monster Energy Geração / 33 pontos (4º/ 6º)
Categoria MX2
1º) Bernardo Tibúrcio / 50 pontos (1º/ 1º)
2º) Vitor Borba / 44 pontos (2º/ 2º)
3º) Pietro Piroli / Yamaha Monster Energy Geração / 36 pontos (5º/ 3º)
4º) German Bratschi / 35 pontos (3º/ 6º)
5º) Benjamin Andres / 30 pontos (9º/ 4º)
Categoria MX2JR
1º) Kauã Vieira / Yamaha BLU cRU
2º) Pietro Piroli / Yamaha Monster Energy Geração
3º) Juan Felipe Garcia / Yamaha BLU CRU M78 Academy
4º) Gabriel Bilhar
5º) Artur Gomes
Classificação do Campeonato
Categoria MX1
1º) Fábio Santos | Yamaha Monster Energy Geração / 45 pontos
2º) Stephen Rubini / 44 pontos
3º) Gregory Aranda / 34 pontos
4º) Eric Tomas / 33 pontos
5º) Gabriel Andrigo | Yamaha Monster Energy Geração / 33 pontos
Categoria MX2
1º) Bernardo Tibúrcio / 50 pontos
2º) Vitor Borba / 44 pontos
3º) Pietro Piroli / Yamaha Monster Energy Geração / 36 pontos
4º) German Bratschi / 35 pontos
5º) Benjamin Andres / 30 pontos
Categoria MX2JR
1º) Juan Felipe Garcia | Yamaha BLU CRU M78 Academy / 30 pontos
2º) Kauã Vieira | Yamaha BLU CRU / 29 pontos
3º) Pietro Piroli | Yamaha Monster Energy Geração / 24 pontos
4º) Wagner Santos / 24 pontos
5º) Gabriel Bilhar / 23 pontos
Calendário – Campeonato Brasileiro de Motocross 2025
1ª Etapa – 06 de Abril – Ponta Grossa/PR
2ª Etapa – 27 de Abril – Canelinha/SC
3ª Etapa – 18 de Maio – Campo Grande/MS
4ª Etapa – 25 de Maio – Cuiabá/MT
5ª Etapa – 08 de Junho – Palmas/TO
6ª Etapa – 18 de Julho – Santa Cruz do Capibaribe/PE
7ª Etapa – 20 de Julho – Santa Cruz do Capibaribe/PE
8ª Etapa – 17 de Agosto – Brumadinho/MG
9ª Etapa – 14 de Setembro – Indaiatuba/SP
* Calendário fornecido pela organização. Sujeito a alterações.
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL