Com 11 títulos dos UTVs, Can-Am quer ampliar hegemonia no Sertões 2024

Foto: Photo Action



Marca canadense tem os veículos mais vitoriosos na história do maior rally das Américas e conta com a estreia do novo Maverick R; 32ª edição da prova será de 23 a 31 de agosto, com largada e chegada em Brasília-DF

Com 11 títulos consecutivos na categoria para UTVs, a Can-Am está pronta para ampliar hegemonia no Sertões. A 32ª edição do rally considerado o maior das Américas tem largada e chegada em Brasília-DF, entre os dias 23 e 31 de agosto, e faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Raid. O roteiro inclui oito etapas, além do prólogo, e 3.704 quilômetros de desafios – 2.386 deles de especiais (trechos cronometrados), passando ainda por Goiás e Bahia.

Os veículos off-road da marca canadense são os mais vitoriosos da categoria para UTVs na história da tradicional prova. Em 2024, entre os 89 inscritos na classe, 73 são veículos da Can-Am. Destaque para a presença do novíssimo Can-Am Maverick R, que faz sua estreia no grid dos UTVs.

Recém-chegado nas competições nacionais e já com vitória em uma das provas do Brasileiro de Rally Raid 2024, o Rally Jalapão, o modelo traz motor turbo 1.0 de três cilindros e entrega de potência de 240 HP. A máquina de maior potência do segmento de UTVs oferece ainda cockpit centrado no piloto, transmissão de dupla embreagem com sete velocidades de alto desempenho e suspensão inovadora.

A Can-Am acelera com os pilotos oficiais no principal desafio off-road da temporada e seus respectivos navegadores. Confira as expectativas de cada um dos pilotos, além de mais informações sobre as suas trajetórias no esporte:

#101 Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick R)

A dupla é a atual campeã dos UTVs no Sertões. Catarinense, o piloto Deni do Nascimento já pilotou motocicletas e possui 27 anos de experiência no esporte off-road – paixão que foi passada para os filhos, Manu e Tiago, que também competem de UTV em provas estaduais. Ele é pentacampeão brasileiro de rally e bicampeão do Sertões entre os UTVs.

Deni do Nascimento – “Começa a dar aquele friozinho na barriga, essa sensação maravilhosa, porque eu acho que é o espírito da aventura, o desafio que vem pela frente. Poder participar do melhor rally do mundo, que é o Sertões, junto com uma marca fantástica como a Can-Am, que nos proporciona esse UTV maravilhoso, o Maverick R. Vai ser a estreia do veículo, e poder pilotar essa máquina tão inovadora, para mim, é um orgulho. As perspectivas são as melhores possíveis, espero que a gente traga o tricampeonato dos UTVs no Sertões”.

Família da Poeira
#120 Reinaldo Varela / Tulio Taniguchi (Can-Am Maverick R)
#102 Rodrigo Varela / Matheus Mazzei (Can-Am Maverick R)
#121 Gabriel Varela/Guilherme Pinheiro (Can-Am Maverick X3)
#110 Bruno Varela/Ari Fiuza (Can-Am Maverick R)

Tricampeão mundial da modalidade e detentor de um título no Rally Dakar entre os UTVs, Reinaldo Varela é referência do esporte. Ele possui mais de quatro décadas de carreira em competições off-road, as quais renderam mais de 35 títulos nacionais e internacionais.

Os filhos do piloto também possuem o DNA de campeão e são destaques nas principais provas da modalidade. Rodrigo (vencedor dos UTVs no Sertões 2022) é o primogênito; Gabriel (campeão brasileiro de UTV), o filho do meio; e Bruno (campeão dos UTVs no Sertões 2017), o caçula. Eles formam a conhecida Família da Poeira, que nos bastidores também conta com a matriarca Nani Varela.

Reinaldo Varela – “A expectativa para o Sertões é muito boa, esperamos excelentes resultados para os quatro representantes da família – e vamos trabalhar em equipe para que isso aconteça. Vou disputar a Over Pro e o objetivo é andar na frente na categoria. Nós nos preparamos bastante, fizemos tudo que tinha para fazer, e agora vamos colocar tudo em prática”.

LEIA MAIS:  SERTÕES: Após longo deslocamento, o dia é de descanso para os pilotos Honda em Brasília (DF)

Rodrigo Varela – “A grande novidade é que esse ano estamos com três Can-Am Maverick R na nossa equipe, sem dúvidas o UTV foi destaque nas últimas etapas do Brasileiro e acho que ele tem tudo a ver com Sertões. O veículo dá um prazer enorme de guiar por conta das trocas de marcha. A expectativa é alta, já não dormimos mais, contando os dias para chegar a largada em Brasília”.

Gabriel Varela – “A gente sempre fica com uma expectativa muito alta para o Sertões, eu ‘nasci’ dentro dessa prova e sempre tive o sonho de vencer. Tenho um parceiro novo esse ano, o Guilherme, um navegador bem experiente de Fortaleza (CE). Vou acelerar o Can-Am Maverick X3, um veículo muito confiável e rápido, vencedor do Dakar e do Sertões. Será uma prova dura, com dias longos e cansativos, então a mente tem que estar muito bem trabalhada e nós estamos prontos”.

Bruno Varela – “Estou ansioso, é a prova que a gente espera o ano inteiro para poder competir e será a estreia do Can-Am Maverick R. O Sertões esse ano vai ser um pouco mais tranquilo em termos de deslocamentos para as equipes de apoio, mas para os competidores vai ser puxado. Logo no primeiro dia haverá trechos de serra pesada. Estou pronto para as disputas”.

#112 Deninho Casarini/Breno Resende (Can-Am Maverick R)

Na terra ou na água, Deninho Casarini é um piloto talentoso e vencedor. Tricampeão mundial de motos aquáticas, possui dois títulos dos UTVs no Sertões (2020 e 2021), além do bicampeonato brasileiro de rally na categoria. Ele é filho do lendário piloto Denísio Casarini, pioneiro no motociclismo nacional.

Deninho Casarini – “Estou realmente muito ansioso para o Sertões 2024. Vou competir com UTV e navegador novos, e estamos vindo de uma vitória incrível no Rally Jalapão. Temos com certeza um dos melhores UTVs do grid e não consigo pensar em outra coisa. Vamos para cima com todas as energias, o time está animado e a minha família, confiante. Acredito que com força, foco e fé vamos fazer um bom rally”.

#108 Zé Hélio/Bissinho Zavatti (Can-Am Maverick R)

O piloto Zé Hélio possui nada menos que cinco títulos do Sertões entre as motocicletas e está de olho na taça inédita entre os UTVs. O navegador dele, Bissinho Zavatti, estreia na função depois de garantir o título do Sertões em 2022, também como piloto de moto.

Zé Hélio – “Estamos com um time de primeira, com um UTV que é um ‘monstro’ e só nos trouxe alegria até agora. Estou com um navegador que é um grande campeão dos Sertões, como eu fui nas motos. Vamos para cima, nos empenhar ao máximo para brigar pelas primeiras posições”.

#145 Helena Deyama/Cristina Starling (Can-Am Maverick X3)

Helena Deyama abriu caminhos para as mulheres no Sertões: começou a competir de carro, em 1999, e foi a primeira na categoria para UTVs. O Sertões 2024 é ainda mais especial, pois ela completa a sua 20ª participação no maior rally das Américas. Helena tem no currículo um título brasileiro da modalidade, além de ser bicampeã nacional de Rally Baja.

Helena Deyama – “Essa é uma edição muito especial do Sertões para mim, porque será a minha 20ª participação no evento. Realizei o sonho de correr o Sertões pela primeira vez em 1999, ou seja, há 25 anos. Participei 14 vezes na categoria carros, e este vai ser o meu sexto ano competindo entre os UTVs, categoria que cresce exponencialmente a cada ano. Mesmo com tantos anos de experiência, a ansiedade e as expectativas continuam as mesmas em todas as edições. É sempre um novo desafio a ser vencido”.

Irmãos Fraga
188 Felipe Fraga/Eduardo Bampi (Can-Am Maverick X3)
122 Thiago Fraga/Marcelo Ritter (Can-Am Maverick R)

LEIA MAIS:  SERTÕES: Goianos Lélio Jr/Weberth Moreira vão cruzar o Brasil de Sul ao Norte na maior edição do rali em 30 anos

O Sertões é uma prova especial também por reunir os irmãos Felipe e Thiago Fraga. Campeão mais jovem Stock Car, aos 21 anos em 2016, o paraense Felipe Fraga é um talentoso piloto de categorias de turismo. Foi segundo colocado nas 24 Horas de Le Mans, vencendo em 2022 a icônica 24 Horas de Daytona, na categoria LMP3. O tocantinense Thiago já era piloto antes de Felipe, mas seguiu outros caminhos até retomar a paixão comandando um UTV no Sertões. Logo na estreia, em 2021, foi campeão da classe UTV3 e voltou a vencer em 2023, pela UTV2 – quando ainda conquistou o terceiro lugar da geral.

Felipe Fraga – “Estou muito ansioso, será a minha segunda participação no Sertões. Ano passado foi muito especial, estar lá com meu irmão, ver ele ganhar e eu ir para o pódio. Foi inesquecível, um dos melhores momentos que eu tive na minha carreira de piloto, mesmo que rally não seja o meu trabalho principal. Gostei muito, estou ansioso de novo. Mal posso esperar para andar no meu UTV novo, só tenho a agradecer mesmo de estar mais uma vez junto com a Can-Am. Agradeço pelo apoio e espero trazer mais um bom resultado”.

Thiago Fraga – “As expectativas são ótimas, ano passado ganhamos na categoria UTV2 e fomos terceiro na colocação geral. Esse ano vamos utilizar o novo Can-Am Maverick R, e vamos com certeza brigar pelo título. Quero agradecer a oportunidade de mais um ano estar junto com a Can-Am e o suporte de toda família”.

233 Nelson Piquet Jr/Felipe Bianchini (Can-Am Maverick X3)

Campeão da categoria UTV3 no Sertões 2023, Nelson Piquet Jr competiu pela primeira vez na prova em 2020, como convidado. Ele é filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet e possui vitórias em categorias importantes do automobilismo, como Fórmula E, Lamborghini Super Trofeo, NASCAR e Stock Car.

Nelson Piquet Jr – “Estou muito feliz em disputar novamente o Rally do Sertões com a Can-Am. No ano passado vencemos na classe UTV3 com o Can-Am Maverick X3 e estou confiante para a a edição deste ano. Agora damos mais um passo mudando para a classe UTV2, com preparação livre e aumentando ainda mais o desafio de competir no maior rally das Américas. Assim como nas outras edições, vamos em busca de completar o percurso sem problemas, e quem sabe disputar novamente o lugar mais alto do pódio”.

134 Bruno Conti/Jhonatan Ardigo (Can-Am Maverick)

Bruno Conti, de Vinhedo (SP), está pronto para disputar o Sertões pela terceira vez. Filho do piloto Rodrigo Luppi, ele confirmou o sexto lugar entre os UTVs do Rally Dakar 2023.

Bruno Conti – “Estou a caminho do meu terceiro Sertões. Eu já corri bastante rally, o Dakar e tudo mais, mas o Sertões é diferente. Eu gosto muito da prova pelo fato de ser no Brasil, com a minha equipe. Começamos a trabalhar na oficina faz sete meses, a gente montou um negócio do zero, então chegamos em um formato muito bom, como eu sempre quis. Esse ano estou correndo com o Jonathan Ardigo, a gente está se dando muito bem, e a sintonia que a gente tem no UTV Can-Am está sendo um fenômeno. Estou bem confiante e animado”.

103 Fábio Pirondi/Enio Bozzano (Can-Am Maverick R)

Piloto de Americana (SP), Fábio Pirondi foi campeão brasileiro da categoria UTV 2 em 2022 – ano em que confirmou o vice do Sertões na mesma classe.

Fábio Pirondi – “As expectativas para o Sertões estão especialmente altas este ano. E muito graças ao novo Maverick R. Andei com o UTV e estou apaixonado, é simplesmente espetacular. O veículo me lembrou muito quando andei pela primeira vez de UTV, num Can-Am Maverick Turbo R 2017, antes do X3. Aquele dia me marcou pois eu não estava esperando por aquilo quando acelerei. Foi algo que superou muito as expectativas na época e fez com que eu me apaixonasse pelo esporte e por esta marca que hoje levo com muito orgulho no peito. Estou confiante que iremos ganhar este ano. Já chegamos a liderar o Sertões por três etapas nos últimos dois anos, mas acabou escapando. Este ano a equipe toda se dedicou muito e vamos para ganhar e nos divertir no caminho”.

LEIA MAIS:  Estão abertas as inscrições para o 20º Rally dos Amigos

Títulos da Can-Am no Sertões (geral categoria UTVs)
2023 – Deni Nascimento/Gunnar Dums
2022 – Rodrigo Varela/Matheus Mazzei
2021 – Deninho Casarini/Ivo Mayer
2020 – Deninho Casarini/Ivo Mayer
2019 – Deni Nascimento/Idali Bosse
2018 – Enrico Amarante/Breno Rezende
2017 – Bruno Varela/João Arena
2016 – Bruno Sperancini/Breno Rezende
2015 – Bruno Sperancini/Lourival Roldan
2014 – Vinícius Mota/Rafael Shimuk
2013 – Carlo Collet/Marcos Lara

Sertões 2024

Roteiro*

23/8 – Prólogo / Super Prime
Brasília (DF)

24/8 – Etapa 1
Brasília (DF) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 38 km
Especial: 236 km
Deslocamento final: 253 km
Total do dia: 527 km

25/8 – Etapa 2
Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial: 433 km
Deslocamento final: 208 km
Total do dia: 670 km

26/8 – Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 3 km
Especial: 336 km
Deslocamento final: 47 km
Total do dia: 386 km

27/8 – Etapa 4 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 6 km
Especial: 418 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 434 km

28/8 – Etapa 5 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 16 km
Especial: 263 km
Deslocamento final: 14 km
Total do dia: 293 km

29/8 – Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 139 km
Especial: 218 km
Deslocamento final: 277 km
Total do dia: 634 km

30/8 – Etapa 7
Formosa (GO) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 85 km
Especial: 349 km
Deslocamento final: 63 km
Total do dia: 497 km

31/8 – Etapa 8
Formosa (GO) / Brasília (DF)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial: 133 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 263 km

TOTAL DO PERCURSO: 3.704 km

TOTAL DE ESPECIAIS: 2.386 km

* O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações. 

Sobre a BRP

A BRP Inc. (TSX:DOO; NASDAQ:DOOO) é líder global em produtos para esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações com base em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. Por meio de seu portfólio de marcas líderes do setor, que inclui motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas e pontoons Sea-Doo, veículos on e off-road Can-Am, barcos Alumacraft e Quintrex, pontoons Manitou e sistemas de propulsão marítima Rotax, bem como motores Rotax para karts e aeronaves recreativas, a BRP proporciona aventuras emocionantes e acesso a experiências em diferentes áreas.

A empresa completa suas linhas de produtos com um portfólio dedicado de peças, acessórios e vestuário para otimizar totalmente a experiência de pilotagem. Comprometida com o crescimento responsável, a BRP está desenvolvendo modelos elétricos para suas linhas existentes e explorando novas categorias de produtos de baixa tensão e assistidos por humanos. Com sede em Quebec, no Canadá, a BRP tem vendas anuais de CA$ 10,4 bilhões em mais de 130 países e uma força de trabalho global de cerca de 20 mil pessoas motivadas e habilidosas.

www.brp.com
@BRPNews

Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Can-Am, Rotax, Alumacraft, Manitou, Quintrex e o logotipo BRP são marcas comerciais da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são de propriedade de seus respectivos donos.


FONTE: Mundo Press