Chegou ao fim a temporada 2016/2017 do Mundial de SuperEnduro. Como na temporada passada o desfecho foi o mesmo com Colton Haaker a sagrar-se pelo segundo ano consecutivo campeão do mundo. O piloto da Husqvarna apenas precisou terminar no terceiro lugar a última prova da temporada, o Grande Prêmio de França, para garantir a conquista do título.
Um campeonato onde o piloto norte-americano foi muito regular, terminando sempre no pódio as quatro provas do calendário, onde está incluída a vitória no Grande Prêmio da Alemanha. O vice-campeão do mundo foi Alfredo Gomez, piloto que conquistou as últimas duas etapas do ano. Gomez, que nunca tinha vencido no Mundial, esteve também sempre presente no pódio ao longo do campeonato, mas mesmo assim no final sete pontos separaram os dois primeiros do campeonato.
Já Jonny Walker fechou no terceiro lugar final. O piloto da KTM, que foi o homem que mais SuperPoles conquistou, três, foi subindo de forma com o desenrolar da temporada e hoje no Parc des Expositions, em Albi, terminou empatado em termos de pontos com o seu companheiro de equipe Alfredo Gomez. No entanto como o espanhol obteve um melhor resultado na terceira e decisiva bateria, primeiro lugar contra o segundo do britânico, ficou com a vitória no evento.
Nas contas finais do campeonato Walker ficou a 15 pontos de Colton Haaker. Mario Roman e Pascal Rauchenecker fecharam o top cinco deste campeonato, que viu logo na sua primeira corrida, o Grande Prémio da Polônia, o seis vezes campeão do mundo e vencedor da prova caseira, Taddy Blasuziak, retirar-se.
Nota ainda para Diogo Vieira que esteve presente em três provas, incluindo a realizada hoje em França, obtendo sempre a 11ª posição. Neste seu ano de estreia no Mundial o piloto da Beta, que acumulou uma importante experiência, esteve sempre presente nas três baterias da Final de cada prova e somou 37 pontos que valeram o 13º posto final.
FONTE: MOTOSPORT