Ciríaco vive final de semana histórico no Brasileiro e Gaúcho de Velocross

Foto: Divulgação/Federação Gaucha de Motociclismo



A cidade de Ciríaco, no Rio Grande do Sul, testemunhou um verdadeiro espetáculo nas competições do Campeonato Brasileiro de Gaúcho de Velocross. O domingo amanheceu frio e com muitas nuvens, mas isso apenas alimentou ainda mais a adrenalina dos pilotos e o público se fez presente em grande número no Parque Municipal, e para ficar ainda melhor, próximo ao meio-dia o sol trouxe consigo a certeza de que seria um grande dia e muitas disputas fossem rolar.

A programação iniciou às 7h45min com o warm up cronometrado e deu início às provas às11h20min com a categoria VX4 Nacional.

Carlos Eduardo, piloto do Mato Grosso do Sul, e Edinilson Batista, conhecido como Dito da cidade de Balneário Camboriú, foram os pilotos que garantiram maior número de vitórias deste domingo. Ambos subiram ao lugar mais alto do pódio duas vezes.


A categoria VX4 Nacional foi quem abriu as competições do domingo, em uma pista de aproximadamente 1080 metros e técnica após a chuva que caiu durante a noite. O paranaense de Barracão, Fábio Muniz que não largou na ponta, assumiu a liderança com pouco tempo de prova. O gaúcho de Santa Maria, Elizandro Costa (Costinha), não fez uma boa largada, necessitou fazer prova de recuperação, com garra e determinação buscou o resultado e ficou em segundo lugar na categoria.

Luciano de Conto, de Passo Fundo/RS vinha da oitava posição e finalizou a prova em terceiro, seguido do paranaense Ivandro Scherer na quarta posição e do gaúcho de Passo Fundo, Misael Drum.

1º – Fábio Muniz – Barracão/PR
2º – Elizandro Cezar Costa – Santa Maria/RS
3º – Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
4º – Ivandro Antonio Scherer – Missal/PR
5º – Misael Drum – Passo Fundo/RS

O público nem imaginava o que estava por vir, foi quando a categoria VX2 Junior dominou a pista e os garotos deram um espetáculo, proporcionando ao público presente grandes disputas. O principal duelo ficou entre Gabriel Bilhar e Pietro Piroli, de um lado, Bilhar recém-vindo de uma lesão, de outro lado, o vice campão brasileiro de motocross em sua categoria.

Uma disputa acirrada que exigiu técnica, controle emocional e preparo físico colocou o Guaporense Gabriel Brilhar no topo do pódio por 422 milésimos de segundo, à frente de Pietro Piroli, que levou a melhor na largada, mas acabou perdendo a posição.

Os garotos atraíram todos os olhares para eles nesta difícil batalha, mas foi o abraço ao cruzar a linha de chega que mostrou que a rivalidade só existe dentro da pista.

A terceira posição foi para o Paraná com o piloto Hian Costa, Gustavo Marian levou a quarta posição para Santa Catarina e o quinto lugar com uma prova espetacular, Luan Carlos Durante de Nova Bassano/RS.

1º – Gabriel Marcolin Bilhar – Guaporé/RS
2º – Pietro Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
3º – Hian Costa – Telêmaco Borba/PR
4º – Gustavo Marian – Lontras/SC
5º – Luan Carlos Durante – Nova Bassano/RS

A categoria 50cc colocou 14 crianças alinhadas no gate mostrando que o amor pelo esporte começa logo cedo com o incentivo do esporte, mantendo viva a certeza de que a modalidade perpetuará por longas décadas. Nesta categoria de base, o jovem piloto João Valentin Simionato fez uma largada excepcional e liderou a categoria de ponta a ponta, abrindo uma vantagem em relação ao segundo colocado que lhe permitiu administrar a prova sem sofrer pressão.

A segunda posição ficou com João Pedro Cenci, seguido por Miguel Brandão, Vitor Bonavigo e Altamar Custodio Nunes.

LEIA MAIS:  Maiara e Lucas Basso vencem na 4a etapa do Gaúcho de Velocross

1º – João Valentini Simionato – Crissiumal/RS
2º – João Pedro Cenci
3º – Miguel Francisco Brandão – Vera Cruz/RS
4º – Vitor Bonavigo – Passo Fundo/RS
5º – Altamar Custodio Nunes – Santana do Livramento/RS

A categoria Intermediária Nacional Livre teve gate lotado, foram 25 pilotos alinhados igualmente para uma forte disputa. Arthur Barcelos disparou na frente dos seus adversários com uma largada limpa e certeira, colocando o piloto à frente de todos, liderando de ponta a ponta e sem sofrer pressão do segundo colocado Gustavo Marian.

Arthur, ao ser questionado sobre como lidou com tantos pilotos na pista, afirmou:

Mantive cabeça e ritmo constante para não cair.

Gustavo Deufel havia largado na ponta na primeira largada, mas devido à necessidade de atendimento, a prova foi parada e, no retorno, Gustavo finalizou a bateria com a terceira posição, seguido de Gabriel Silva e Jefferson Batista.

1º – Arthur Costa Barcelos – Vila Langaro/RS
2º – Gustavo Andrade Marin – Lontras/SC
3º – Gustavo Henrique Deufel – Vera Cruz/RS
4º – Gabriel Silva – Santo Angelo/RS
5º – Jefferson Batista – Pareci Novo/RS

Dito Batista que brilhou neste domingo, venceu a categoria VX4 Especial em uma prova “tranquila” onde largou na ponta e assim foi até a bandeirada. Finalizou a prova com uma diferença de aproximadamente 5s do segundo colocado, Fábio Muniz que também disputou várias categorias no final de semana.

O terceiro lugar ficou com Luciano De Conto que brigou firmemente pela posição, ficando à frente de Juarez Mees aproximadamente 200 milésimos de segundo. O piloto Claiton Portela ficou com a quinta posição.

Uma prova com grandes nomes e fortes disputas.

1º – Edinilson Batista (Dito) – Balneario Camboriu/SC
2º – Fábio Muniz – Barracão/PR
3º – Luciano De Conto – Passo Fundo/RS
4º – Juarez Mees – Rio do Campo/SC
5º – Claiton Portela – Pelotas/RS

Após intervalo para manutenção, almoço e entrega de premiação, foi a vez da categoria VX3 Especial, que teve como grande vencedor Carlos Eduardo do Mato Grosso do Sul.

Carlos Eduardo ultrapassou logo após a largada o piloto Juliano Mercali, abriu diferença e se manteve até o final, mostrando domínio da pista e preparo físico, Carlos Eduardo disputou mais duas categorias após essa prova.

Paulo Britzke passou pela segunda posição, seguido do “Dito”, que fez P3.

O piloto de Veranópolis/RS, Juliano Mercali foi quem levou a melhor na largada, brigou por posições e finalizou a prova fazendo P4, enquanto Luis Formighieri passou pela quinta posição.

1º – Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º – Paulo Roberto Britzke – Descanso/SC
3º – Esinilson Batista – Balneario Camboriu/SC
4º – Juliano Carlos Mercali – Veranópolis/RS
5º – Luis Henrique Formighieri – Passo Fundo/RS

Lucas Puntel foi o grande nome da categoria Nacional 250cc Int; com um pneu furado, ele fez uma excelente prova, mas precisou de consciência para administrar a pressão sofrida no final pelo amigo Roger para não cometer nenhum erro e perder a vitória. Lucas, ao ser questionado, diz:

Fazia tempo que eu queria essa vitória.

Roger Cagliero Junior ficou com a segunda posição, ficando apenas 4s atrás de Lucas e proporcionando um espetáculo para o público que acompanhava as provas.

LEIA MAIS:  Sucesso marca etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Velocross Noturno 2015

1º – Lucas Puntel – Arroio do Tigre/RS
2º – Roger Cagliero Junior – Tapejara/RS
3º – Gabriel Silva – Santo Angelo/RS
4º – Anderson Felipe Barnardi – Santo Angelo/RS
5º – Guilherme Peccin da Silva – Santo Angelo/RS

O homem do final de semana, o catarinense Edinilson Batista, após já ter andado duas categorias (VX4 Esp – P1 e VX3 especial – P3) venceu mais uma prova, desta vez a categoria VX3 Nacional.

Após um problema com sua moto onde ela veio a desligar, Dito precisou imprimir um alto ritmo para alcançar o piloto Dioy e fazer uma ultrapassagem segura sem risco de erros para não comprometer o seu resultado, o que proporcionou aos espectadores um incrível duelo. Ao concluir a ultrapassagem, Dito abriu e se manteve em primeiro até o final da prova.

O piloto da casa e um dos organizadores do evento, Joel Da Costa foi ovacionado pelo público, o que o motivou ainda mais a brigar pela primeira posição, porém ele não conseguiu mais alcançar o primeiro colocado, fazendo uma boa prova e finalizando com a segunda posição.

1º – Edinilson Batista – Balneario amboriu/SC
2º – Joel Estevem Da Costa (Dioy) – Ciríaco/RS
3º – Marcos Guilherme Da Silva – Santo Angelo/RS
4º – Cassio Rossi Oliveira – Santa Maria/RS
5º – Carlos Lorenzini – Lajeado/RS

Antes da última manutenção entrar na pista, a categoria 250cc PRÓ, teve como vitorioso novamente o piloto Carlos Eduardo, que mais uma vez mostrou sua habilidade e conhecimento em uma ultrapassagem perfeita em cima de Lucas Gadoti e, quando questionado sobre essa ultrapassagem, ele disse:

Sei que eles andam bem, por isso procurei fazer a ultrapassagem no começo da bateria, que é na hora que estamos mais descansados.

Lucas Gadoti que largou na frente, finalizou a prova em segundo, tendo como terceiro colocado Nicolas Lopes, quarto colocado Francisco Rolim e na quinta posição Vinicius Lamonatto.

1º – Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
2º – Lucas Agostini Gadoti – Rodeio /SC
3º – Nicolas Lopes – Blumenau/SC
4º – Francisco Rolim – Santana do Livramento/RS
5º – Vinicius Eduardo Lamonatto/RS

A categoria VX2 Especial foi uma das mais aguardadas do final, com nomes de peso como Lucas Basso, Leonardo Lizzot que retorna após um longo período de recuperação, Junior Brazzaca, Lucas Gadotti, Jader Martini entre outros pilotos. Mas dentre esses nomes, quem brilhou foram os jovens Jose Victor, Gabriel Bilhar e Pietro Piroli que respectivamente assumiram as três primeiras posições do pódio.

Gabriel Bilhar brilhou muito neste final de semana, fez uma excelente largada, mas logo foi ultrapassado por Jose. Em um determinado momento da prova, não existia diferença nenhuma entre os três primeiros pilotos, o que levantou o grande público que se fazia presente.

A prova finalizou com uma diferença absurdamente pequena entre os três pilotos, que quase passaram juntos na chegada. Mas Jose Victor com sabedoria, administrou a pressão e levou o troféu de primeiro para Itapema/SC.

Lorenzo Machado (P4) e Lucas Basso (P5) também fizeram uma excelente prova, garantindo seu lugar ao pódio.

1º – Jose Victor Silva – Itapema/SC
2º – Gabriel Marcolin Bilhar – Guaporé/RS
3º – Pietro Dalla Nora Piroli – Tapejara/RS
4º – Lorenzo Meira Machado – Tucanciretã/RS
?5º – Lucas Favero Basso – Gentil/RS

LEIA MAIS:  Às vésperas da abertura da Copa Mocva Noturna

A categoria VX1 Intermediária colocou 22 pilotos no gate, exigindo domínio, constância e consciência para lidar com retardatários e ultrapassagens para faturar a prova. Sergio Zarbielli precisou fazer ultrapassagens seguras para cima de seus adversários e manter um ritmo constante, o que resultou na vitória da categoria, passando pela segunda posição o piloto de Marau/RS Marcelo Soares.

Paulo Britzke assumiu a licença da prova logo no início, mas foi ultrapassado por Sérgio, que vinha logo atrás, ficando com a terceira posição, seguido de Julio Cesar Wessling.

Gabriel Silva foi quem levou a melhor na largada, mas acabou perdendo posições e ficando com a quinta posição.

1º – Sergio Zarbielli Junior – Arvorezinha/RS
2º – Marcelo Soares – Marau/RS
3º – Paulo Roberto Britzke – Descanso/RS
4º – Julio Cesar Wessling – Eneas Marques/PR
?5º – Gabriel Schiefelbein da Silva – Panambi/RS

Na categoria Nacional Força Livre com uma incrível prova de recuperação, vindo do pelotão de trás, o grande vencedor foi Vinicius Lamonato de Blumenau/SC, seguido de Leonato Lizott que também não fez uma boa largada recuperou posições até alcançar este resultando, mostrando que está de volta às pistas.

Já Jordan Martini largou no pelotão da frente e liderou a prova grande parte do tempo, mas acabou sofrendo pressão de Vinicius e Lizott, ficando com a terceira posição.

1º – Vinicius Eduardo Lamonatto – Blumenaru/SC
2º – Leonardo Lizott – Coxilha/RS
3º – Jordan Prade Martini – Candelaria/RS
4º – Nicolas Lopes – Blumenau/SC
5º – Arthur Costa Barcelos – Vila Langaro/RS

O piloto Henzo Portela de Bonito no Mato Grosso do Sul largou na frente e dominou de ponta a ponta a Categoria Junior, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada.

O segundo colocado foi Gabriel Assini seguido de Victor Gabriel de Souza, João Vitor Lanzarini e Pedro Kamme, assumindo a terceira, quarta e quinta posição.

1º – Henzo Portela Esteves – Bonito/MS
2º – Gabriel Vanderlinde Assini – Botuverá/SC
3º – Victor Gabriel De Souza – Indaial/SC
4º – João Vitor Lazarin
5º – Pedro Eccel Kammer

A última categoria a se apresentar foi a VX1, que teve como grande vencedor o piloto de motocross, o gaúcho de Marau Gabriel Andrigo mais conhecido como Gabi Andrigo. Uma prova espetacular do Andrigo que levou a melhor na largada e de ponta a ponta subiu no lugar mais alto do pódio.

Carlos Eduardo já na sua terceira bateria do final de semana, acabou caindo na largada e em prova de recuperação vindo da última posição, Caros Eduardo conquistou mais um pódio, desta vez na segunda colocação.

1º – Gabriel Andrigo – Marau/RS
2º – Carlos Eduardo Mendes – Mundo Novo/MS
3º – Jordan Prade Martini – Candelaria/RS
4º – Jose Victor Silva – Itapema/SC
5º – Francisco Rolim – Santana do Livramento/RS

Um final de semana repleto de disputas e emoção que superou expectativas e trouxe ao Rio Grande do Sul, aproximadamente, 250 pilotos.

A Confederação Brasileira de Motociclismo e a Federação Gaucha de Motociclismo juntamente com todos os patrocinadores e apoiadores agradecem a presença de todos os pilotos e do público.

Confira a galeria completa de fotos CLICANDO AQUI

Fotos: Divulgação/Federação Gaucha de Motociclismo


FONTE: Érica Roman Testa
 

 

VOLTAR