Centro Cultural Movimento (CCM) receberá manifestações artísticas importantes no Dia do Motociclista para comemorar a vida sobre duas rodas

Foto: VGCOM - CCM - arquivo CCM



Arte, cultura e história para os fãs de motocicleta em obra coletiva e Moto em Movimento

Em 27 de julho, é hora de acelerar a alegria e celebrar o Dia do Motociclista! Nesta data especial, vamos homenagear todos os apaixonados por duas rodas, lembrar as aventuras vividas na estrada e compartilhar a paixão contagiante que une essa vibrante comunidade de entusiastas.”

Oficina Cultural – Obra coletiva:  A motocicleta

Na próxima quinta-feira, a artista Naif, Elsa Farias, irá inaugurar parte da obra coletiva “A motociclista” no Centro Cultural Movimento (CCM). Elsa Farias, com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais ( COMUPC), da Secretaria de Cultura e do Espaço do Artesanato, promoveu durante o mês de maio a Oficina Cultural – Obra Coletiva: A Motocicleta.

Em meio às ações do “Maio Amarelo”, nasceu um quadro dedicado aos motociclistas, para ilustrar quatro diferentes estilos de motos. Com o desenho básico realizado em uma tela, os visitantes da Feira de Artesanato foram convidados a colorir a obra de acordo com sua própria visão e estética. Pronta e devidamente enquadrada, poderá ser apreciada no dia 27 de julho, com a presença da artista e de seus cúmplices no trabalho, Douglas Cesar e Jenifer Leite.

Conheça Elsa Farias:  nascida em 17/07/1961 – Diadema – SP

Começou na arte naif em 2013, ganhadora de vários prêmios, participou de importantes exposições, nacionais e internacionais. Foi Presidente do Conselho de Cultura da cidade de Socorro. Obras em acervo de três Museus importantes no Brasil. Participação em intercâmbio cultural Brasil/Romênia. Ganhadora por três vezes no Festival de Marchinhas de Socorro. É Fotógrafa, ganhadora de primeiro lugar no concurso da cidade de Socorro e participação no Brasil Foto Show.  Contadora de Histórias desde 1990, em escolas do campo e da cidade, e em outras cidades e estados. Professora do Teatro Sessão Livre infantil e adulto, coordenadora do Projeto Guri por cinco anos e meio, onde começou as aulas de teatro, poetisa e atriz, participou de dez filmes amadores em Socorro, professora de arte, e galerista. Nas redes sociais:   @galeriadearteestudio88 e @elsafarias2

LEIA MAIS:  FMR mantém trabalhos voltados para o social

Moto em Movimento: 

Um nome que se confunde com o esporte a motor, Paulo Solariz trabalhou na área técnica de desenvolvimento de carrocerias para carros de corrida e carenagens para motocicletas (Fórmula Honda 125). Foi piloto de motovelocidade, campeão da taça Centauro e vencedor das 24 horas de Interlagos de 1975 em sua categoria. Criou o primeiro capacete para usuário de Motocicletas com abertura automática e o primeiro injetado em plástico ABS no Brasil, o capacete San Marino.

Como artista plástico, produziu inúmeras obras entre pinturas e esculturas relacionadas ao tema, e como designer, criou e confeccionou, por quatro anos seguidos, os troféus do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e das competições de Fórmula Indy, além de ser o criador do troféu do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, tendo ganhado notoriedade como um amante da velocidade e tradutor desse esporte para o mundo.

À frente da Old Stock Race há oito anos, categoria que reúne os carros da marca Chevrolet Opala, incentiva novos corredores e alimenta diariamente o amor do brasileiro pelos esportes de velocidade e pela história do automobilismo brasileiro.

Paulo Solariz:

Carlãozinho Coachman, idealizador e curador do Centro Cultural Movimento e dos projetos Motostory e Bikestory, disse:

Conheço Paulo a vida toda, mas nunca havia me aproximado verdadeiramente dele, até que a Old Stock e o Motostory nos aproximaram (tiraria) fizeram isso, e ele teve a ideia de me dar um presente. Uma obra que significasse algo para o meu trabalho e que depois se transformaria em troféu ou mesmo um monumento. Inspirada na imagem de Carlão Coachman empinando sua Motocicleta Montesa Cota 247, está nascendo o MOTO EM MOVIMENTO.

A peça-modelo será entregue no Dia do Motociclista (27) em Socorro e será a base para o resgate e relançamento da “Comenda Carlão Coachman”, idealizada por Firmo Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo.

LEIA MAIS:  MotoHome – A primeira casa do mundo numa moto

Programação especial do Centro Cultural Movimento para comemorar o DIA DO MOTOCICLISTA

10h30 – Chegada ao CCM – Café no deck da Chopperia Duas Rodas;

11h – Visita de cortesia ao Prefeito Ricardo Lopes e autoridades;

12h30 – Almoço com convidados no Centro Cultural Movimento;

13h30 – Apresentação Institucional da Estância Hidromineral de Socorro | Secretária de Turismo

14h – Visita guiada e apresentação do Centro Cultural Movimento;

# Inauguração do painel interno de arte naif – colaborativo – artista Socorrense Elsa Farias;

# Entrega do Troféu Comenda Carlão Coachman – artista Paulo Solaris;

# Entrega oficial da Caloi Mobylette de corrida do piloto Alexandre Barros com call Cyro Gazola;

16h – Encerramento das atividades

*os horários são estimados e podem sofrer pequenas alterações ao longo do dia

Serviço:  Centro Cultural Movimento – CCM

Quando: 27 de julho de 2023

Onde: Antiga Estação Ferroviária – Socorro – SP

Endereço: Praça Rachid José Maluf, 83

Ingresso para Museu: R$20 (vinte reais) inteira e meia entrada R$10 (dez reais) para os estudantes, professores da rede pública, menores de 12 anos e 60+.

Horário de funcionamento do Museu: terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h

Acesse o site e saiba mais:  www.centroculturalmovimento.com.br

Centro Cultural Movimento (CCM) – O CCM é um espaço criado na antiga Estação Ferroviária de Socorro, prédio histórico construído em 1909. Inaugurado em novembro de 2021, o museu dedica seu trabalho ao resgate da história do motociclismo – MOTOSTORY – e do ciclismo – BIKESTORY – brasileiro, e trabalha para fomentar o turismo de experiência em Socorro e no Circuito das Águas Paulista. Com foco na história de personagens e suas motocicletas, bicicletas, troféus, capacetes e diferentes itens de mobiliário, o Centro Cultural Movimento oferece uma luz sobre a história do mercado de duas rodas no país.

LEIA MAIS:  CBM suspende atividades administrativas

FONTE: VGCOM