O fabricante japonês lançou este ano uma nova moto para disputar o EWC – Endurance World Championship e com um objectivo muito claro, o de conquistar lugares no pódio num campeonato muito competitivo e duro.
No desenvolvimento de uma moto de Endurance a preocupação é de que a mesma consiga ter sempre potência e velocidade máxima durante todo o tempo de corrida, 8 Horas ou 24 Horas, e considerar o fato de que será pilotada por 2 ou 3 pilotos com características e exigências muito diferentes.
Todos os componentes da moto numa corrida de Endurance devem ser de fácil substituição e de qualidade e resistência máxima de forma a durarem o mais possível durante as longas horas da competição.
Este ano a Honda decidiu apostar numa série de evoluções para dotar a sua “arma secreta”, a CBR 1000 RRW, de melhores atributos. Alterações que fizeram a diferença, a avaliar pelos resultados já obtidos, como foi por exemplo a evolução nos freios com a aposta em discos Yutaca com pinças Nissin em lugar das anteriores da Brembo e substituir também toda a eletrônica Magneti Marelli por eletrônica da Cosworth.
Uma das CBR 1000RRW vai ser entregue ao piloto japonês Takumi Takahashi, que irá disputar o Campeonato Japonês de Superbikes e também nas 8 Horas de Suzuka, prova emblemático no circuito da Honda.
Nas provas já disputadas, Bol d’Or e 24 Horas Le Mans, a Honda conseguiu conquistar o primeiro lugar do EWC tendo classificado 2 motos nos primeiros lugares do pódio nas 24 Horas de Le Mans, com o Team Honda France em primeiro lugar seguido do Team Honda Enduro Racing da Inglaterra em 2º lugar.
Classificação Actual no EWC – Endurance World Championship 2018
Neste próximo fim de semana disputam-se as 8 Horas do Slovakian Ring, 10 a 12 de Maio, não percam por isso esta fantástica corrida onde a Yamaha irá certamente querer recuperar o seu estatuto de Campeã do Mundo perante uma Honda que se tem mostrado digna da sua liderança.
Com transmissão directa e na íntegra no Canal EuroSport 2 no próximo Sábado, dia 12 de Junho, das 13.30 às 21.15