CBM divulga nova categoria no Brasileiro de Motocross 2024

Foto: Yamaha Racing Brasil



A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) anuncia uma nova categoria no Campeonato Brasileiro de Motocross, que será porta de entrada para jovens pilotos no motocross brasileiro. Trata-se da IMS YZ125 bLU cRU Cup, em parceria com a Yamaha do Brasil e sob a chancela também da FIM LATIN AMERICA (Federação Internacional de Motociclismo Latino-americana).

A nova categoria terá gate em todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross 2024 e destina-se a jovens de 11 a 16 anos, e mulheres até 17 anos, do Brasil e demais países da América Latina. Serão selecionados 15 pilotos que terão apoio total, desde o fornecimento da motocicleta Yamaha YZ125 pronta para corrida, incluindo pneus, combustível e suporte mecânico, ao equipamento de segurança completo para o piloto e estrutura de box, com todo suporte e apoio da Yamaha Racing Brasil e Missão 78.

Foram contabilizadas 214 inscrições na primeira fase de seleção, dos quais 50 passaram para a fase final. A seletiva que definirá os 15 pilotos para a temporada 2024 será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, em São Paulo.

Campeonato Brasileiro de Motocross

1ª etapa: 16 e 17 de março – Sorocaba/SP
2ª etapa: 6 e 7 de abril – Canelinha/SC
3ª etapa: 4 e 5 de maio – Campo Grande/MS
4ª etapa: 18 e 19 de maio – Sorriso/MT
5ª etapa: 6 e 7 de junho – Interlagos/SP
6ª etapa: 8 e 9 de junho – Interlagos/SP
7ª etapa: 3 e 4 de agosto – Faxinal/PR

Este projeto nasceu com o sonho de ver um piloto formado no Brasil brilhar nas pistas do mundo inteiro, assim como já estamos vendo acontecer nos campeonatos de motovelocidade, nos quais já estamos desenvolvendo atletas desde 2017. E sei que isso é o sonho de todos que estão envolvidos no esporte off-road também. Por isso, desde já agradeço a todos os parceiros que estão ingressando nesta missão e CBM por todo apoio e suporte. A união das forças é o que faz as coisas acontecerem. Então, vamos juntos fazer o motocross crescer, formar novos pilotos e trabalhar muito para um dia termos um campeão mundial de MX formado no Brasil. – Alan Douglas – Missão78

Desde 2019, quando assisti o Motocross das Nações em Assen, na Holanda, eu já tinha visto a final do bLU cRU Europeu e isso aí já me deu uma vontade louca de fazer, essa ideia de poder trazer isso para o Brasil. Na época até falei com o Pedro Pierotti, que trabalhava na Yamaha, e aí para a alegria nossa, o Alan Douglas comprou essa ideia e a CBM acatou na hora! Acho que, da mesma forma que acontece com a Motovelocidade, nós vamos com certeza revelar grandes talentos do Brasil para o mundo. Acho que não tem uma solução melhor para a formação do piloto do que, com pouco investimento, poder andar numa moto de ponta, onde os pilotos vão estar igualados com a mesma máquina, mesmos equipamentos, onde o talento vai ter que sobressair. Isso é sensacional! – Gustavo Jacob – Confederação Brasileira de Motociclismo


FONTE: CBM

LEIA MAIS:  Humberto "Machito" Martin é suspenso do Brasileiro de Motocross