Can-Am busca sétimo título consecutivo dos UTVs no Sertões 2019




Grid da categoria conta com recorde de 55 inscritos e competidores de peso, com presença maciça
dos UTVs Can-Am Maverick X3; Maior rali do país tem início neste sábado (24), em Campo Grande (MS

Principal rali do país e um dos maiores do mundo, o Sertões tem início neste sábado (24), com o prólogo em Campo Grande (MS). Serão oito dias de prova e quase cinco mil quilômetros por seis Estados brasileiros até a linha de chegada, em Aquiraz (CE), no dia 1º de setembro. A Can-Am apoia a 27ª edição do evento e busca manter a hegemonia na classe para UTVs, de olho no sétimo título consecutivo.

Veículo atual bicampeão do Sertões e do Rally Dakar, o UTV Can-Am Maverick X3 é a escolha da grande maioria dos inscritos. O grid da categoria conta com recorde de 55 UTVs e atletas renomados, mais de 80% deles a bordo dos veículos da marca canadense. A lista geral de inscritos do Sertões é formada por 187 veículos, incluindo as categorias para motos (66 inscritos), carros (60) e quadriciclos (seis).

O percurso total do rali será de 4.887 quilômetros – 2.858 deles de especiais (trechos cronometrados). Com o título do Rally Dakar 2018 no currículo, o piloto paulista Reinaldo Varela e o navegador catarinense Gustavo Gugelmin são fortes candidatos entre os UTVs do Sertões.

“As longas distâncias vão deixar a edição desse ano ainda mais dura. Estamos prontos para a largada e totalmente habituados ao Can-Am Maverick X3, foi com ele que ganhamos o Dakar”, lembrou Varela.

O experiente piloto é patriarca da conhecida “Família da Poeira” e terá seus três filhos acelerando o mesmo modelo da Can-Am nas trilhas do Sertões. O caçula Bruno Varela, campeão da categoria em 2017, compete com o navegador Gustavo Bortolanza. O primogênito Rodrigo Varela conta com Fábio Pedroso, enquanto Gabriel Varela estará ao lado do navegador Eduardo Shiga.

“A disputa interna sempre tem na família, mas também estamos prontos para ajudar sempre que for necessário”, acrescentou Reinaldo Varela.

Atuais campeões da categoria para UTVs, os irmãos mineiros radicados em Goiás Enrico e Álvaro Amarante estão motivados para defender o título.

“A preparação foi intensa para o Sertões 2019. Além de altas quilometragens, a prova traz competidores muito fortes na classe dos UTVs. O fato da maioria estar a bordo do Can-Am Maverick X3 faz com que o título seja definido nos detalhes. Por isso, estamos focados em manter a concentração o tempo todo para evitar os erros”, explicou Enrico Amarante.

O maranhense Vinícius Mota, campeão da categoria em 2014, está de volta à prova com o apoio da concessionária BRP Box Adventure. Desta vez, o seu navegador será Artur de Carvalho. Outra dupla de destaque são os catarinenses Deni Nascimento e Idali Bosse, que têm o apoio da concessionária BRP Sanautica. Eles são os atuais líderes dos UTVs no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, para o qual a disputa do Sertões soma pontos decisivos na temporada 2019.

LEIA MAIS:  A uma Etapa do final, Gabriel Bruning mantém vice-liderança na Geral e é melhor brasileiro no Sertões 2023

Estrelas em ação – Por meio da categoria UTVs, com o Can-Am Maverick X3, algumas celebridades poderão sentir na pele a emoção de competir no Sertões. O ator Caio Castro e o youtuber Whindersson Nunes estão confirmados na edição 2019 do evento, além do cantor Bruninho, da dupla sertaneja Bruninho & Davi. O jornalista Clayton Conservani, especialista em esportes de aventura, também irá pilotar a máquina campeã do Dakar na prova brasileira.

Can-Am dentro e fora das trilhas – Tradicional incentivadora do esporte off-road no Brasil, a Can-Am apoia o 27º Sertões e marca presença dentro e fora das trilhas. A marca reservou espaço exclusivo para exposição de produtos na Arena Sertões, localizada na Praça do Papa, em Campo Grande (MS), com grande destaque para o UTV campeão dos ralis Maverick X3 – o suporte local é da concessionária BRP Boreal. A festa da largada também terá o balão de ar quente da Can-Am, com voos cativos promovidos para clientes e convidados, e distribuição de brindes da marca.

“O incentivo ao esporte off-road é uma filosofia na Can-Am, que começou no Brasil apoiando pilotos e eventos regionais até chegar nos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country e de Rally Baja – e agora no Sertões. A parceria é motivo de muito orgulho para nós, as expectativas são ótimas para a prova e esperamos ainda comemorar o heptacampeonato dos UTVs”, afirmou Henrique Rosa, gerente de marketing da BRP na América Latina.

“A competição está no DNA da marca, que trabalha diariamente para que a categoria dos UTVs continue sendo a que mais cresce nas provas fora de estrada. O grid recorde de 55 veículos no Sertões é uma marca incrível. Esse cenário das competições com UTVs também é reflexo do desempenho inigualável da família Can-Am Maverick, que como todos os produtos da marca conta com suporte completo de peças e acessórios no Brasil, o que garante a confiança dos pilotos”, concluiu Rosa.

Galeria de títulos da Can-Am no Sertões / categoria UTVs 

2018 – Enrico Amarante / Álvaro Amarante – Can-Am Maverick X3

LEIA MAIS:  Sertões - Tunico Maciel vence mais uma e Jean Azevedo está fora da disputa das motos

2017 – Bruno Varela / João Arena – Can-Am Maverick X3 

2016 – Bruno Sperancini / Breno Rezende – Can-Am Maverick Xds 

2015 – Bruno Sperancini / Lourival Roldan – Can-Am Maverick Xds 

2014 – Vinícius Mota / Rafael Shimuk – Can-Am Maverick Xds 

2013 – Carlo Collet / Marcos Lara – Can-Am Maverick Xds

Confira a programação e o roteiro completo dos Sertões 2019*: 

21/8 – Quarta-feira – Campo Grande

10h – Abertura da área de box

Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

22/8 – Quinta-feira – Campo Grande (MS)

10h às 18h – Secretaria de prova e vistoria administrativa

13h às 18h – Vistoria técnica

Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

23/8 – Sexta-feira – Campo Grande (MS)

9h – Abertura da Vila Sertões ao público

10h às 14h – Vistoria técnica

Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

12h – Coletiva de imprensa

Local: Novotel – Av. Mato Grosso, 5.555 – Carandá Bosque

13h – Carreata oficial

16h às 17h – Briefing motos, quadriciclos e UTVs

19h às 20h – Briefing equipes de apoio

Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de julho, 3.351 – Centro

24/8 – Sábado – Campo Grande (MS)

7h – Abertura da Arena Sertões – Local: Praça do Papa – Av. Alfredo Scaff, s/n

8h às 12h – Prólogo (tomada de tempo)

18h30 às 20h30 – Super Prime – oito mais rápidos em formato mata-mata

20h30 às 21h – Cerimônia de abertura

21h às 22h30 – Show de encerramento

25/8 – Domingo 1ª etapa – Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS)

Deslocamento inicial – 20 km Especial (Cronometrado) – 437 km

Deslocamento final – 30 km Total do dia – 487 km

26/8 – Segunda-feira 2ª etapa – Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT)

Deslocamento inicial – 90 km Especial (Cronometrado) – 533 km

Deslocamento final – 21 km Total do dia – 644 km

27/8 – Terça-feira 3ª etapa – Barra do Garças (MT) a São Miguel do Araguaia (GO)

Deslocamento inicial – 111 km Especial (Cronometrado) – 403 km

Deslocamento final – 250 km Total do dia – 764 km

28/8 – Quarta-feira 4ª etapa – São Miguel do Araguaia (GO) a Porto Nacional (TO)

LEIA MAIS:  Aos 15 anos, piloto de Vinhedo, Bruno Luppi, é Vice-Campeão Brasileiro de Rally Baja

Deslocamento inicial – 69 km| Especial (Cronometrado) – 275 km

Deslocamento final – 226 km Total do dia – 570 km

29/8 – Quinta-feira 5ª etapa – Porto Nacional (TO) a São Félix do Tocantins (TO) – Maratona

Deslocamento inicial – 142 km Especial (Cronometrado) – 330 km

Deslocamento final – 3 km Total do dia – 475 km

30/8 – Sexta-feira 6ª etapa – São Félix do Tocantins (TO) a Bom Jesus (PI) – Maratona

Deslocamento inicial – 0 km Especial (Cronometrado) – 535 km

Deslocamento final – 2 km Total do dia – 537 km

31/8 – Sábado 7ª etapa – Bom Jesus (PI) a Crateús (CE)

Deslocamento inicial – 2 km Especial (Cronometrado) – 325 km

Deslocamento final – 628 km Total do dia – 955 km

1/9 – Domingo 8ª etapa – Crateús (CE) – Aquiraz (CE)

Deslocamento inicial – 428 km Especial (Cronometrado) – 18 km

Deslocamento final – 6 km Total do dia – 452 km

Total de especiais – 2.858 km 

Total da prova – 4.887 km

*As informações são fornecidas pela organização do evento e estão sujeitas a alterações após a conferência final do roteiro.

Sobre a BRP – A BRP é líder global no segmento de veículos motorizados esportivos, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 75 anos de capacidade inventiva e foco intensivo no consumidor. O portfólio do grupo canadense é formado por produtos e marcas líderes de mercado, o que inclui as motos de neve Ski-Doo e Lynx, as embarcações Sea-Doo, os veículos on-road e off-road da Can-Am, os barcos Alumacraft e Manitou e os sistemas de propulsão marítima Evinrude e Rotax, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas. A BRP apresenta como apoio a sua linha de produtos o suporte completo em peças, acessórios e vestuário, para aprimorar ainda mais a experiência do consumidor. Com vendas anuais de US$ 4,5 bilhões em mais de 100 países, o grupo conta com força de trabalho global composta por cerca de 10.350 pessoas motivadas e engenhosas.

www.brp.com

@BRPNews

Ski-Doo, Lynx, Sea-Doo, Evinrude, Rotax, Can-Am, Alumacraft, Manitou, Maverick X3 e o logotipo da BRP são marcas registradas da Bombardier Recreational Products Inc. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários.


FONTE: Mundo Press – FOTO: José Mário Dias/Mundo Press