O evento celebra seu 40º aniversário este ano, considerado como uma parte da série no mundo.
Originalmente realizado no Palais des Sports, antes de se mudar para a sua casa atual no Palau Sant Jordi, em 1992, o primeiro evento em 1978 viu uma vitória em casa por Jaime Subira .
O americano Bernie Schreiber ganhou as próximas duas edições antes de Toni Gorgot colocar o país de origem de volta ao topo em 1981.
O belga Eddy Lejeune , foi o campeão em seguida, mas acabou parado por Andreu Codina que começou uma sequência incrível de vitórias espanholas com apenas da Itália Diego Bosis – 1987 e lenda britânica Dougie Lampkin – 1998, 2000 e 2001.
O grande Jordi Tarres ganhou o primeiroevento em 1986 e, em seguida, de 1988 a 1993, ele era imbatível em Barcelona, acumulando seis vitórias consecutivas. O sete vezes Campeão do Mundo tem boas lembranças da prova.
“Sempre foi o evento de referência”, disse Jordi. “Na minha época foi dito que quem ganhava em Barcelona seria o próximo campeão do mundo”.
“A proximidade do público no antigo localera tal que você poderia até mesmo ouvir os seus comentários quando você estava na moto. O Palau Sant Jordi trouxe mais áreas públicas e maiores, mas a competição perdeu um pouco de que a intensidade especial. ”
Apesar dos melhores esforços de Marc Colomer e Adam Raga, cada um deles com cinco vitórias em Barcelona, Jordi detinha o recorde de sete vitórias até que Toni Bou ganhou pela oitava vez em 2014.
Bou, desde então, passou a estender o total de dez vitórias, e neste domingo vai tentar fazer onze vitórias, sendo nove consecutiva.
Barcelona X -Trial – Fatos importantes
- Primeiro Barcelona Trial Indoor, 24 de janeiro de 1978
- O evento inicial foi o primeiro evento indoor mais importantes do mundo
- Fora dos seus 39 edições, o evento foi vencida 30 vezes por pilotos espanhóis
- O vencedor do Trial Indoor Barcelona passou a ganhar o Campeonato do Mundo no mesmo ano em 22 ocasiões
- Toni Bou é o piloto mais bem sucedido na história do evento, com 10 vitórias
- cinco vezes vencedor Adam Raga também terminou em segundo lugar em cinco ocasiões
FONTE: FULLNOISE