Gaúcho de Vera Cruz tem 10 títulos nacionais no Velocross e também se aventura no automobilismo
Muito além de Valentino Rossi na MotoGP, Roger Federer no tênis ou Michael Jordan no basquete, o esporte é feito de pequenas vitórias, provas locais e, também, de campeões nacionais. Por isso, a Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) faz questão de contar a história de um vencedor das pistas, Giovane Pick, uma referência no motociclismo estadual e brasileiro.
Natural da pequena Vera Cruz, cidade de 45 mil habitantes a 160 quilômetros de Porto Alegre, o empresário de 49 anos e pai de três filhos (Felipe, Eduarda e Giovanna) têm uma trajetória de dedicação às pistas. Como fruto do seu empenho, conquistou dez títulos nacionais no Velocross, além de vários troféus regionais e estaduais nessa e em outras categorias, como Motocross, Cross Country e Enduro FIM.
Tudo começou em 1989, quando estreou em provas válidas pelo estadual de Motocross. Naquele ano já sagrou-se campeão na classe Estreantes. Em 2001, veio o primeiro título Sul-Brasileiro que motivou novos êxitos. Depois, em 2010, a inédita conquista de nível nacional.
Tive o apoio de Vera Cruz e de muita gente. Ganhamos na garra, relembra sobre o título obtido na VX3 do Brasileiro de Velocross.
Neste atípico ano de 2020, estava pronto para defender os títulos conquistados em 2019: campeão Brasileiro de Velocross nas categorias VX4 Nacional, VX45 Nacional e VX45 Importada, bem como os troféus obtidos pelas mesmas classes válidas pelo Sul-Brasileiro. Ainda, foi campeão Gaúcho VX4 Importada e VX45 Importada, além de faturar a VX45 Nacional.
Para Pick, a receita do sucesso leva ingredientes como talento, coragem e sabedoria para tomar decisões. Além disso, ele adota para a carreira de piloto o mesmo mantra que utiliza nos negócios, a lógica do mergulhador.
Se entrar em desespero ele vai se afogar. E no nosso negócio e dia a dia é a mesma coisa. Então sigo o mais sereno possível, o mais sério, resolvendo um problema de cada vez, focando no acerto, fazendo o trabalho render, pontua.
Olhando ao horizonte, o atleta já vislumbra novas conquistas. Piloto de automobilismo, ele também quer subir ao ponto mais alto do pódio pelo Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional, disputado sobre quatro rodas, no asfalto. Aliás, Giovane tem no currículo o bicampeonato no Gaúcho de Velocidade na Terra, categoria Turismo 1600, além de um título nacional obtido no Brasileiro pela mesma classe.
FONTE: FGM – FOTO: DIVULGAÇÃO