Calendário do BRMX muda e inclui estado de SP e mais uma etapa na temporada




Os amantes e pilotos do motocross terão mais oportunidades para viver as emoções do Campeonato Brasileiro da modalidade. A temporada estava prevista para encerrar no dia 15 de setembro, mas com a alteração informada na noite dessa terça-feira (24) o calendário passa a ter sua grande final para outubro no dia 27 em Belo Horizonte. As provas devem ocorrer no aeroporto da capital mineira.

Além da mudança da data, o estado de São Paulo também foi incluso no calendário. A última vez que o estado paulista recebeu uma etapa da competição foi há dois anos no município de Charqueada. Duas etapas estão previstas em setembro para a região, uma em Paulínia no dia 07 e outra em Jarinu no dia 15. Com isso o BRMX se difunde pelo país ajudando também a fomentar o motociclismo dentro dos estados e municípios.

“O regulamento prevê a realização de seis a oito etapas. No ano passado mesmo com muitos desafios e crise do Brasil conseguimos realizar a quantidade máxima de etapas. Já este ano estava incerto. Até porque o país vive uma fase de transição, um novo governo, uma nova presidência, o que gera uma certa cautela por parte das empresas, inclusive nas que apoiam o motociclismo. E apesar de ser um ano ainda delicado, a CBM e seus patrocinadores vem fazendo um trabalho para que o campeonato siga no mesmo ritmo ou até melhor do que o ano anterior. Ter oito etapas significa mais economia para o país, para os municípios, para as empresas e também mais competitividade e aprimoramento técnico dos pilotos. Consequentemente faz com que possamos apreciar melhores espetáculos e fortalecer o esporte no Brasil.” – comentou Firmo Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Uma conquista para o motociclismo brasileiro que pela primeira vez tem uma gestão na CBM que honra com o compromisso de entregar o que promete sem onerar os acordos já estabelecidos com seus patrocinadores.

“Nós tivemos um início de 2019 com diversas situações políticas no Brasil, mas em contrapartida também tivemos uma boa reação do mercado nas vendas das motocicletas o que pode ter influenciado para esta conquista. Mesmo com toda essa turbulência a CBM, por meio do nosso presidente, Firmo Alves, foi em busca de apoios para a realização das provas. Tivemos um começo de campeonato extremamente interessante com um grande número de participantes em cada etapa.  São conquistas importantes para a CBM, porque além do motocross temos outras modalidades com calendários sendo cumpridos e as etapas estão sendo realizadas.” – avaliou Wilson Yasuda, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional.

Com as alterações do calendário aumentam também as disputas. As categorias Nacional Pró e MXF previstas para serem realizadas em até quatro etapas, agora passará a ter cinco conforme adendo que será disponibilizado no regulamento. As classes MX4, MX5 que já passaram de quatro para seis etapas e poderão ser beneficiadas com mais uma etapa. A CBM em conjunto com a Comissão de Atletas e a diretoria de prova ainda avaliam a possiblidades dessas etapas adicionais a essas categorias na temporada 2019.

LEIA MAIS:  VÍDEO: KTM agradece Tony Cairoli

O Campeonato Brasileiro de Motocross chega a sua quinta etapa no próximo dia 17 e 18 de agosto, em Faxinal – PR. Participam as categorias Elite MX, MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX2JR, MXJR, 65cc, 50cc, Nacional-Pro e MXF. A programação e o número de classes participantes na etapa estão sujeitas a alterações.

Calendário

18/08 – 5ª – CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – 18/08 – FAXINAL – PR – Elite MX, MX1, MX2, MX3, MX4, MX5, MX2JR, MXJR, 65cc, 50cc, Nacional-Pro e MXF

08/09 – 6ª – CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – 08/09 – Paulínia – SP – Elite MX, MX1, MX2, MX3, MX2JR, MXJR, 65cc, e 50cc

15/09 – 7ª – CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – 15/09 – Jarinu – SP – Elite MX, MX1, MX2, MX3, MX2JR, MXJR, 65cc, 50cc, Nacional-Pro, MXF, MX4 e MX5

27/10 – 8ª – CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS – 27/10 – Aeroporto Belo Horizonte – MG


FONTE: CBM – FOTO: TIAGO LOPES