Briga em aberto em quatros das seis categorias disputadas no Velocross 2012




A emoção e adrenalina prometem tomar conta do show de velocidade sobre duas rodos que acontece neste fim de semana na pista do motódromo Romeu Francisco Melhorança, em Espigão do Oeste, quando será realizada a oitava e última etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2012. Das seis categorias disputadas na temporada, apenas duas já tem o seu campeão definido (Cléber Júnior # 4 – 100cc e Victor Carlos também # 4 – Força Livre), ambos da cidade de Cacoal, nas demais categorias, a disputa continua em aberto, umas dois pilotos na briga direta, outras com três ou mais disputando ponto a ponto o título de campeão de 2012.

Medindo 1000 metros de extensão e com um traçado dos que mais agrada aos competidores em todo o circuito estadual, a pista do Romeu Melhorança passou por alguns ajustes, o que garantirá uma prova altamente competitiva em razão do traçado bastante técnico, mas considerado de alta velocidade que vai exigir o máximo dos pilotos e suas máquinas. Durante os dias que antecederam a prova de encerramento do Velocross 2012, pilotos de toda a região estiveram em Espigão do Oeste, buscando se adaptarem ao traçado, assim com calibrar seus motores.

Num trabalho intenso dos homens da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, toda uma estrutura foi montada para que o evento mantenha o alto padrão das competições já realizadas na arrojada pista de Espigão do Oeste. Como é de tradição, um grande um grande público está sendo aguardado para a prova que começa neste sábado a tarde com os treinos livres e cronometrados e será completada no domingo com o warm-up pela manhã, seguido pela realização das dez baterias que irão definir os campeões da temporada rondoniense 2012 de VX.

LEIA MAIS:  Contenda recebe melhores pilotos do estado para o Sportbay Paranaense de Velocross

Após sete etapas até aqui realizadas, os pilotos Cléber Júnior # 4 (Localiza Cacoal/JM Motos/Eletro Motores Líder), de Cacoal acumulou um total de 333 pontos contra 272 de Wellington Fernandes 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste e 254 de Maycon Douglas # 35 (Chemacol Mat. Const.), de Chupinguaia. Com os 61 pontos de vantagem Cléber Júnior já entra na pista neste fim de semana campeão da categoria 100cc. O piloto que manteve uma excelente regularidade no ano, conquista o título por antecipação e já começa a pensar na próxima temporada quando correrá por uma nova e mais potente categoria.

Na disputa da categoria 150cc, a briga está bastante acirrada. Com uma oscilação dos pilotos ocupando a ponta da tabela, a liderança nesta altura é do piloto André Carbónera # 75 (Paraná Motos/Doces Japonês), de Cacoal que soma 252 pontos. Na sua cola está o piloto de Santa Luzia do Oeste Flávio Pereira # 18 (Rodar Motos/RetiMotos), que liberou o campeonato por um bom tempo, mas nas últimas provas não foi muito feliz. Contudo a diferença de oito pontos só aumenta a expectativa para saber quem leva o título este ano na 150cc. Genaldo Nogueira # 27, de Santa Luzia e Juliano Correia, o “Ligeirinho” # 22 (Construmaq/JS Cobranças), Espigão do Oeste estão numa disputa ainda mais acirrada pela terceira posição, onde apenas um ponto sepra os dois pilotos, 190 de Genaldo contra 189 de Ligeirinho.

Mesmo não tempo participado das duas primeiras etapas da temporada, o arrojado Vitor Carlos # 4 (Posto Fórmula 1/Expresso Cacoal), de Cacoal fez uma temporada acima da média e faltando uma prova para encerrar o ano já é o campeão antecipado da categoria Força Livre com 291 pontos conquistados contra 206 do vice líder Fábio Moura # 15, também de Cacoal. A diferença do já campeão Vitim sobre o amigo Fabão é de 85 pontos, a maior entre todas as categorias disputadas. No entanto, Vitim avisa que não pretende folgar o acelerador e promete dar mais um show na pista.

LEIA MAIS:  Janaína Souza e Maiara Basso conquistam vitórias

Na categoria que geralmente corre com o maior número de motos na pistas, os pilotos da VX3 e VX4 travam duelos a parte, uma vez que em ambos o título ainda está em jogo. Enquanto na VX4 para pilotos acima dos 40 anos, a liderança de Claudio Barbizan # 12 (Moto Sport), de Vilhena, e de 38 pontos sobre o vice líder Sérgio Luiz # 33 (Moto Motores/Posto Modelo), de Rolim de Moura e de 46 para Itanel Vitorino # 41 (Vacari Veiculos), de Espigão do Oeste (Barbizan 314 pontos, Serginho 276 e Itanel 268).

Já na disputa da VX3, para pilotos dos 35 aos 40 anos, Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop), de Pimenta Bueno lidera, mas com uma diferença de apenas 10 pontos sobre o vice líder Osmar Canale # 68 (Star Motos), de Colorado do Oeste – 319 pontos de Valdinei contra 309 de Canale. Jeferson Lins Lins # 07 (Imaral Pneus/Construmaq), de Espigão do Oeste ocupa a terceira posição com 244 pontos.

Quem também vinha com uma liderança bastante forte, mas acabou permitindo que a disputa continuasse em aberto, foi o jovem Diego Henning # 191 (Saga Veículos/ASW/ColorPress/Mastter Moto), de Porto Velho. Nas seis primeiras etapas, Diego não havia perdido nenhuma bateria, chegando a abrir 81 pontos sobre o vice líder Valdinei Correa 88 (Posto Pit Stop), de Pimenta Bueno. Contudo, na última etapa do Velocross, disputada no mês de setembro, em São Francisco do Guaporé Henning não participou, com Valdinei vencendo as duas baterias e diminuindo para 31 a diferença dos dois primeiros colocados – Diego Henning 314 pontos contra 269 de Valdinei Correa. Sem também correr em São Francisco, Diego Ferrari # 961 (Decar/Ceará Motos/Nikima Motos), de Espigão do Oeste, caiu para terceiro, com 223 pontos.

LEIA MAIS:  Inscrições abertas para o confronto final do Paranaense de Velocross

Para Reinaldo Selhorat, presidente da FMR, o campeonato chegando a sua última etapa com esse equilíbrio só tem a mostrar que a temporada foi bastante párea e a prova de Espigão do Oeste ganhará em emoção. “Todos querem fazer uma grande corrida e encerrar bem a temporada e para isso nada melhor que vencer a prova deste fim de semana, ainda por cima na pista de Espigão do Oeste, uma das preferidas do pilotos de Rondônia”, lembrou Selhosrt.

A oitava Etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2012 é mais uma realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, em parceria com a Prefeitura e Cross Clube  de Espigão do Oeste, apoio do Governo de Rondônia, Honda do Brasil, senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputados estaduais Kaká Mendonça, Jean Oliveira, Valdivino Turuca, Neodi Carlos, Adelino Follador, Luiz Claudio, Edson Martins e Luizinho Goebel, Ciclo Cairu, Castilho Estrutura Metálicas, Cairu Transporte, Lind’água, Instaladora São Luiz e Decar Auto Peças.


fonte: Assessor – FMR