Brasileiros Enzo Valentim e Kevin Fontainha são campeão e vice da R3 bLU cRU European Cup




AD78 Team Brasil domina última etapa da temporada; além do primeiro e segundo lugares gerais, Gustavo Manso venceu as duas corridas em Magny-Cours e terminou na quarta colocação

A última etapa da R3 bLU cRU European Cup 2022, realizada nesta sexta-feira (9) e sábado (10) em Magny-Cours, na França, foi completamente dominada pelos pilotos do AD78 Team Brasil. Enzo Valentim Garcia confirmou o título de campeão da competição e Kevin Fontainha buscou e conquistou o vice-campeonato. Gustavo Manso ainda venceu as duas corridas da etapa e o AD78 Team Brasil recebeu o título de melhor equipe da temporada.

O fim de semana de glórias dos brasileiros começou já na sexta-feira (9), com Enzo Valentim garantindo a pole position, seguido por Gustavo Manso como P2. Kevin Fontainha largou em P10 e Eduardo Burr em P17.

Os brasileiros dominaram totalmente a Corrida 1, chegando a ficar com os quatro pilotos nas primeiras posições – Burr, Manso, Valentim e Fontainha, respectivamente. Com o controle estabelecido, bastou administrar para cruzar a linha de chegada com Manso em primeiro e Fontainha em segundo – dobradinha brasileira! Eduardo Burr fechou a prova em P4 e Enzo Valentim enfrentou alguns problemas e terminou em P18.

Apesar das adversidades, a vantagem de 41 pontos que já havia sido estabelecida por Valentim sobre o rival direto, o italiano Devis Bergamini, foi o suficiente para confirmar o título ainda antes da Corrida 2. Dessa forma, Enzo Valentim largou para a última disputa da temporada já como campeão da R3 bLU cRU European Cup.

Terminamos um ano de muitas conquistas, consegui ser o campeão! Primeira vez com o capacete dourado, estou muito emocionado, não tenho nem o que dizer… Espero ter muito mais desses e só tenho a agradecer a Deus, porque só ele, minha família e o Piuí sabem a dificuldade que eu já passei, a vontade de desistir em vários momentos, mas eu sabia que essa dia ia chegar, que eu ia conseguir ser campeão, ainda mais na Europa. É um sonho realizado, estou mais do que feliz e só tenho a agradecer a Deus, meu pai, minha mãe, Piuí, que estão na minha caminhada desde o começo, sem eles nada seria possível, e também a Yamaha, que num momento difícil abriu as portas pra mim, Alan (Douglas, chefe da equipe), a Rebeca (Camargo), todos vocês são parte disso, declarou o campeão.

Porém, ainda havia terreno a ser conquistado. Com o P2 conquistado na Corrida 1, Kevin Fontainha empatou em número de pontos com Bergamini na vice-liderança do campeonato e largou disposto a ultrapassar o adversário. Numa disputa extremamente concorrida, Gustavo Manso conquistou a segunda vitória do dia e a terceira da temporada. Fontainha cruzou a linha de chegada em P8 – três posições a frente do italiano – e garantiu o vice-campeonato. Pilotando para curtir o título, Valentim fechou a Corrida 2 em P4 e Burr em P7.

Estou muito contente, na primeira corrida a gente conseguiu um P2 e, não foi do jeito que eu queria, mas consegui garantir o vice-campeonato. Estou muito contente, quero parabenizar também o Enzo, a gente conseguiu uma dobradinha no campeonato e é isso que vai ficar marcado para mim. Só tenho a agradecer todo mundo que torceu, a Yamaha, e agora vamos nos preparar para o ano que vem e utilizar o wild card que eu ganhei para participar de uma etapa do Mundial, acho que é a realização de um sonho! Então, ‘bora’ se preparar, tem Campo Grande já de novo, e também para o ano que vem já pensando no título, afirmou Kevin.

Premiações

Como campeão, Enzo Valentim ganhou uma vaga para disputar a categoria SSP300 no Campeonato Mundial de Superbike em 2023. Kevin Fontainha, como vice-campeão, levou para casa um wild card como piloto convidado para um evento na WSSP300 e mais 50% de desconto na inscrição da temporada 2023 da R3 bLU cRU European Cup.

LEIA MAIS:  Honda Racing aquece os motores para as categorias monomarcas no SuperBike Brasil 2021

Melhor equipe

Ao final da competição, o AD78 Team Brasil também foi reconhecido com o título de melhor equipe da temporada, fato que é confirmado não apenas pelo clima de companheirismo, mas também pelos números conquistados:

  • 12 corridas
  • 18 pódios
  • 6 vitórias
  • 2 Pole Positions

O campeão Enzo Valentim Garcia também tem números que impressionam, e justificam a merecida conquista aos 18 anos:

  • 12 corridas
  • 8 pódios
  • 3 vitórias
  • 2 Pole Positions
  • 4 primeiras filas

A R3 bLU cRU European Cup 2022 chegou ao fim, mas ainda tem muita coisa para acontecer na R3 bLU cRU Cup South America, que retorna para a terceira etapa no próximo fim de semana (16 a 18 de setembro) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No torneio disputado no Brasil, Gustavo Manso e Kevin Fontainha são, respectivamente, líder e vice-líder.

AD78 Team Brasil foi eleita a melhor equipe da temporada – FOTO: LZ PHOTOS

Confira os números da última etapa R3 bLU cRU European Cup 2022, disputada na França:

Superpole

Enzo Valentim – P1Gustavo Manso – P2Kevin Fontainha – P10Eduardo Burr – P17

Corrida 1

Gustavo Manso – P1Kevin Fontainha – P2Eduardo Burr – P4Enzo Valentim – P18

Corrida 2

Gustavo Manso – P1Enzo Valentim – P4Eduardo Burr – P7Kevin Fontainha – P8

Classificação final

1. Enzo Valentim (BRA) – 202 pontos2. Kevin Fontainha (BRA) – 165 pontos3. Devis Bergamini (ITA) – 162 pontos4. Gustavo Manso (BRA) – 148 pontos5. Andrea Pizzoli (ITA) – 125 pontos6. Wahyu Nugroho (INA) – 121 pontos7. Clément Rougé (FRA) – 91 pontos8. Jurand Kusmierczyk (POL) – 88 pontos9. Archie McDonald (AUS) – 75 pontos10. Grégory Carbonnel (FRA) – 71 pontos11. Eduardo Burr (BRA) – 63 pontos

Confira o resultado completo neste link.

LEIA MAIS:  Granado volta a acelerar no Mundial

A equipe AD78 Team Brasil by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing Brasil, FIM Latin America, PlayStation, PS5, M78, Terranew Motos, Pirelli, Tutto Moto, LS2 e HUCKSTERS, Alpinestars, iPlantforest e Camargo.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: LZ PHOTOS