Em Curvelo (MG), Bruno Ribeiro garantiu o título da categoria Cup com uma rodada de antecedência
Foi um fim de semana de festa (quase) total para os brasileiros. Bruno Ribeiro, líder da categoria Cup, garantiu o título do Yamalube R3 bLU cRU América Latina com uma rodada de antecedência e já comemorou muito. Além disso, dos 12 pódios em disputa na quinta etapa, nove foram ocupados pelos pilotos verde-amarelos – e os outros três ficaram com dois argentinos.
No Circuito dos Cristais, a competição começou quente já no sábado (7), com a disputa da Superpole sob as altas temperaturas que reinaram na região.
Na categoria Talent – para pilotos de 12 a 22 anos – Humberto Maier, o Turquinho Jr., dominou o circuito no fim de semana. Após finalizar a participação no Mundial de SuperBike com a melhor posição de um brasileiro na categoria, o jovem piloto paulista voltou às pistas brasileiras afiado. Turquinho Jr. garantiu a pole position e ainda ganhou as duas corridas. Além de tudo isso, o piloto ainda quebrou o recorde da pista na Superpole, com uma volta de 2:07.394 e cravou a volta mais rápida da Corrida 1: 2:07.914!
Kevin Fontainha foi outro nome de destaque na rodada. Depois de retornar da segunda experiência no Mundial de SuperBike – onde substituiu o colega Enzo Valentim – o piloto brasileiro também demonstrou todo o talento na pista mineira. Kevin conquistou seu espaço na primeira fila, com o P2, e subiu ao pódio outras duas vezes, também com o segundo lugar nas provas disputadas.
O brasileiro Gustavo Manso completou a primeira fila do grid de largada, mas nas ao longo das corridas outro nome despontou: Nahuel Santamaria. O argentino mostrou o talento e garantiu o terceiro lugar nas duas corridas da categoria no fim de semana.
Campeão antecipado
Na categoria Cup (pilotos a partir de 23 anos), o piloto Bruno Ribeiro conquistou o título faltando ainda uma rodada para o fim da competição.Bruno subiu ao pódio duas vezes no fim de semana, somando 40 pontos e chegando aos 221 pontos no total – o que lhe deu 54 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Willians Salles, e garantiu o campeonato.
Mesmo assim, a disputa também foi acirrada. O brasileiro Fabrício Zamperetti dominou o Circuito dos Cristais, conquistando a Superpole e vencendo pela primeira vez na temporada. Embalado, ele ganhou as duas corridas e também celebrou muito no fim de semana.
A disputa dos terceiros lugares teve diferenças na categoria Cup. Willians Salles completou a primeira fila e também subiu ao pódio com o terceiro lugar na Corrida 2. Além disso, o piloto cravou a volta mais rápida da Corrida 1, com 2:11.010. Já o terceiro lugar da Corrida 1 ficou com o argentino Lucas Gutierrez.
Yamaha R15 bLU cRU Latin America
O final de semana também foi marcado pela terceira pré-seletiva do Yamaha R15 bLU cRU Latin America, campeonato que será a porta de entrada para os jovens que sonham com uma carreira de sucesso nos esportes a motor.
Em Curvelo, 15 pilotos passaram por todas as etapas da pré-seletiva e agora aguardam o resultado com os nomes dos selecionados. Quem estiver na lista tem a passagem carimbada para a seletiva final, que acontece no dia 15 de dezembro, em São Paulo.
O Yamaha R15 bLU cRU Latin America promove ainda mais uma pré-seletiva em Goiânia (GO), em 9 de novembro.
Confira os resultados do fim de semana da Yamalube R3 bLU cRU América Latina:
TALENT
SUPERPOLE
P1 – Turquinho Jr. P2 – Kevin Fontainha P3 – Gustavo MansoCORRIDA 1
P1 – Turquinho Jr. P2 – Kevin Fontainha P3 – Nahuel SantamariaCORRIDA 2
P1 – Turquinho Jr. P2 – Kevin Fontainha P3 – Nahuel SantamariaCUP
SUPERPOLE
P1 – Fabrício Zamperetti P2 – Bruno Ribeiro P3 – Willians SallesCORRIDA 1
P1 – Fabrício Zamperetti P2 – Bruno Ribeiro P3 – Lucas GutierrezCORRIDA 2
P1 – Fabrício Zamperetti P2 – Bruno Ribeiro P3 – Willians SallesO Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2023 tem o patrocínio de Yamalube, Eneos, Terranew, Unipega, e Missão 78. Tem ainda o apoio de Ituran, Pirelli, LS2, Nácar, NGK, Monster, DID, NG Brakes, Banco Yamaha e Iplantflorest a apoio técnico de Jeskap, Retroglass, Design Pinturas, Flip Racing e Hel.
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL