Brasileiros da Missão78 dominam no Mundial de Superbike




Enzo Valentim faz a pole e vence duas vezes em Assen, Kevin Fontainha é 3º e 2º e pilotos pintam o pódio de verde e amarelo num fim de semana histórico para a equipe AD78 e as futuras estrelas da motovelocidade. Meikon Kawakami é quinto no Espanhol de Superbike.

Dou-lhe uma, dou-lhe duas… dou-lhe quatro! O furacão brasileiro da velocidade passou com tudo na segunda rodada do WorldSBK, que engloba as categorias World SSP300 e R3 bLU cRU European Cup, no circuito de Assen, na Holanda. Nada menos do que 4 pódios conquistados numa única etapa, destes, dois na primeira colocação, um marco para a equipe AD78 Team Brasil.

No Espanhol de Superbike, disputado em Valência, na Espanha, Meikon Kawakami representou o time e mostrou que desistir não é uma palavra do seu vocabulário.

Nesta etapa tivemos uma situação inusitada e confesso que é difícil não poder estar junto com todos os pilotos. A gente se acostuma a sempre participar, estar presente, sofrer, comemorar, lutar juntos… mas desta vez foi preciso dividir para conquistar. Uma parte do coração e dos pensamentos estava em Valência com o Meikon e uma parte esteve em Assen com o restante do time. A confiança de deixar o Meikon com a outra parte da equipe se deve a evolução incrível que ele teve para esta temporada, tanto como piloto quanto como ser humano. Vemos ele pronto, forte e com boas estratégias para as corridas. Além disso, hoje temos uma estrutura preparada e um time muito forte para trabalhar em campeonatos distintos, mesmo que distantes e em um mesmo final de semana, comenta Rebeca Camargo, Missão78.

Astro da rodada que fez o melhor tempo na SuperPole e subiu ao pódio com duas vitórias na etapa, Enzo Valentim, disse:

Por incrível que pareça eu me senti bem tranquilo esse fim de semana. A pista é sensacional, muito veloz, muito gostosa de andar, isso fez com que me sentisse ‘em casa’, apesar de ter sido minha primeira vez nesse circuito. Meus pais assistiram e estou muito feliz com esse resultado, agradeço a equipe, aos preparadores, aos amigos do time e vamos para a próxima!

SÁBADO (23/04)

LEIA MAIS:  Eric Granado disputa última etapa do Mundial de SuperBike com a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP

 R3 bLU cRU European Cup (Corrida1)

Como se já tivesse nascido com as tamancas holandesas, tamanha intimidade com a pista, Enzo   Valentim (#39) foi o único piloto a virar na casa de 1m52seg, o que lhe rendeu a liderança na SuperPole (sexta-feira), fazendo ainda sua primeira dobradinha com Gustavo Manso (#80), que fez o segundo melhor tempo da sessão. O desempenho superior de Enzo se repetiu de forma fenomenal também na Corrida1. O piloto mostrou entrosamento com a máquina e o circuito e fez mais uma dobradinha, agora com Kevin Fontainha (#26), conquistando o primeiro e terceiro lugar respectivamente. Gustavo Manso (#80) ficou em 12º, Fábio Florian (#8) em 14º e Eduardo Burr (#88) foi o 16º colocado.

 R3 bLU cRU European Cup (Corrida2)

Dobradinha ou nada, Enzo Valentim (#39) e Kevin Fontainha (#26) dominaram o fim de semana e  subiram ao pódio mais uma vez. Enzo praticamente venceu a terceira consecutiva e ainda pôde festejar com o companheiro de equipe, Kevin, que melhorou o desempenho e recebeu a bandeirada na segunda colocação. Enzo foi imbatível e se mostrou verdadeiramente entrosado com a pista de Assen. Kevin também se destacou e cresceu muito a cada entrada na pista, ficando com o segundo lugar no pódio. Gustavo Manso (#80) chegou muito perto de fechar um pódio totalmente brasileiro, mas na última curva da última volta o piloto que estava em terceiro tomou um toque e com isso ficou em 6º lugar, seguido por Eduardo Burr (#88) que foi 9º lugar e Fábio Florian (#8), que terminou na 17ª colocação. Com este resultado, o Brasil sai líder e vice-líder do campeonato, rumo a próxima etapa.

SSP300, WorldSBK 

Vindo de um top10 na SuperPole (sexta-feira), Humberto “Turquinho” Maier (#12) caiu e não completou a Corrida1. Seu companheiro de equipe, Ton Kawakami (#87) teve o mesmo fim, depois de chegar em 21º na SuperPole, o piloto caiu e fraturou o braço com apenas 3 voltas completadas na Corrida1, dando por encerrada a etapa na Holanda. Ele retorna ao Brasil para avaliação e cuidados médicos.

LEIA MAIS:  Miguel Oliveira vence o GP da Catalunha

Supersport NG, Espanhol de Superbike 

Começando os trabalhos da etapa, Meikon Kawakami marcou o terceiro melhor tempo nos treinos cronometrados. Em seguida, na Corrida1, Kawakami levou a moto #83 a 5ª colocação, muito próximo dos adversários e somando pontos no campeonato.

DOMINGO (24/04)

Supersport NG, Espanhol de Superbike

Meikon Kawakami foi abalroado na segunda curva logo após a largada da prova e foi ao chão. O piloto da YZF-R6 #83 levantou a moto, sacudiu a poeira e voltou a disputa. Com um grande atraso em relação aos ponteiros, restava ao piloto manter a calma, focar na recuperação e tentar ganhar o máximo de posições possível. Meikon fez diversas ultrapassagens e conseguiu chegar em 27º, na Corrida2 da categoria Supersport Next Generation.

SSP300, WorldSBK

Após um pequeno atraso, devido a uma queda durante a volta de aquecimento para a Corrida2, os pilotos largaram. Humberto “Turquinho” Maier (#12) saiu bem e brigou para chegar a frente, no pelotão intermediário. Nas últimas voltas o grupo alcançou os ponteiros e formou um grande bloco com 20 pilotos. Maier chegou em 17º e marcou seu primeiro ponto no campeonato, figurando na 23ª posição na tabela.

Para acompanhar de perto as novidades da missão brasileira na motovelocidade mundial siga o time pelo Instagram @ad78sports. O próximo encontro dos pilotos M78 e da equipe AD78 Team Brasil com o Espanhol de Superbike será em 14 e 15 maio, em Portugal. Na sequência, pela SSP300 no WorldSBK o próximo encontro será no final de semana de 22 de maio, também em Portugal. Já os pilotos da R3 bLU cRU European Cup retornam somente em 12 de junho, na Itália.

Classificação após 2ª etapa

Supersport Next Generation (ESBK 2022)

LEIA MAIS:  SUPERBIKE BRASIL: Definidos os grids para a abertura da temporada 2022

1 Aleix Viu Cotoli

2 Yeray Ruiz

3 Julian Giral Romero

4 Guillem Erill Trallero

5 Juan Rodriguez Hernandez

8 Meikon Kawakami AD78 Team Brasil by MS Racing

World SSP300 (WorldSBK 2022)

1 Alvaro Diaz

2 Marc Garcia

3 Victor Steeman

4 Lennox Lehmann

5 Hugo de Cancellis

15 Ton Kawakami AD78 Team Brasil by MS Racing

23 Humberto “Turquinho” Maier AD78 Team Brasil by MS Racing 

Yamaha R3 bLU cRU European Cup 2022

1 Enzo Valentim – AD78 Team Brasil bLU cRU – 80 pontos

2 Kevin Fontainha – AD78 Team Brasil bLU cRU – 69 pontos

3 Devis Bergamini – 57 pontos

4 Yeray Ruiz – 41 pontos

5 Andrea Pizzoli – 39 pontos

12 Gustavo Manso AD78 Team Brasil bLU cRU – 23 pontos

14 Eduardo Burr AD78 Team Brasil bLU cRU – 14 pontos

20 Fábio Florian AD78 Team Brasil bLU cRU – 4 pontos

Sobre o Missão78

Incentiva o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, apoiando e investindo na revelação de jovens pilotos, formando ainda, melhores seres humanos para o futuro. Com a experiência de quem atuou de perto nas principais competições brasileiras por mais de 10 anos, Rebeca Camargo em parceria com a AD78 Sports materializaram o sonho de apoiar os iniciantes com a criação do Instituto Missão78, que conta com o apoio, patrocínio e parceria estratégica de: Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78 Sports, Monster Energy, MS Racing, NG Brakes, Gangster, CZ Chainz, Terranew Motos, Tutto Moto e LS2 Capacetes.


FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM \ M78 \ LzPhotos_Media