Brasileiros brilham e conquistam cinco pódios na abertura da temporada do WSBK em Assen

Foto: LZ Photos



Conquista inédita de Turquinho Jr., vitória incrível de Gustavo Manso e pódio triplo brasileiro marcaram o fim de semana de abertura do R3 bLU cRU European Championship e da categoria WSSP300 no Mundial de SuperBike

Os holandeses se curvaram ao talento dos brasileiros neste fim de semana ao assistirem o show protagonizado pelos jovens pilotos do AD78 Team Latin America na abertura do R3 bLU cRU European Championship e da categoria WSSP300 no Mundial de SuperBike em Assen. Humberto Maier “Turquinho” Jr., Gustavo Manso, Kevin Fontainha e Eduardo Burr conquistaram nada menos do que cinco pódios e fizeram história na “Catedral do Motociclismo”.

Conquista inédita no Mundial de SuperBike

Turquinho Jr. e Enzo Valentim Garcia dividiram a pista com pilotos experientes e mostraram todo o talento que possuem sobre duas rodas. Na Superpole, Turquinho garantiu seu espaço entre os mais rápidos conquistando o P5 e, na sequência, fechou o primeiro dia da etapa com um sexto lugar na Corrida 1.

No entanto, no domingo (23) Turquinho brilhou e dominou o asfalto holandês. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro, mas após análise da direção de prova após evento e pódio, 11 pilotos foram punidos por exceder os limites de pista na curva 17 da última volta e Turquinho ficou oficialmente com a segunda colocação.

Enzo Valentim também fechou a estreia no Mundial de SuperBike com pontos importantes. Após conquistar um P14 na Superpole, o piloto paulista melhorou a posição nas duas provas. Na Corrida 1, Valentim fechou em P12; já na Corrida 2, após as revisões feitas pela direção de prova, o jovem terminou em P8. Com os resultados da primeira etapa Turquinho Jr. é o vice-líder da categoria WSSP300, com 30 pontos. Enzo Valentim terminou a rodada na nona posição, com 12 pontos.

LEIA MAIS:  Eric Granado completa corrida em Aragón pelo Mundial de Superbike

Superação e pódio verde-amarelo no R3 bLU cRU European Championship

Na Superpole do campeonato europeu, ainda na sexta-feira (21), Kevin Fontainha garantiu o P2 e Eduardo Burr ficou com o P3, além do colombiano Jeronimo Gonzáles, que largou de P15. Gustavo Manso chegou a liderar os treinos livres, mas sofreu uma queda durante a disputa da Superpole e foi liberado pelos médicos apenas para a Corrida 2. Na pista para a Corrida 1, Kevin Fontainha lutou bravamente em uma prova muito disputada e cruzou a linha de chegada na terceira edição. Burr foi o quinto colocado e Gonzáles não conseguiu finalizar a prova.

Depois de assistir à Corrida 1 de dentro do box, Gustavo Manso foi para a pista para tentar recuperar o tempo perdido, mesmo largando da última posição (P18). Os colegas de equipe Kevin, Eduardo e Jerónimo voltaram a largar de P2, P3 e P15, respectivamente. Manso estava decidido a demonstrar que não foi até Assen à toa e realizou nada menos que 13 ultrapassagens! O brasileiro fechou a prova na quinta posíção, mas depois de algumas penalidades aplicadas pela direção de prova, Manso foi alçado para o lugar mais alto do pódio e fechou a corrida oficialmente em P1.

Completaram o pódio brasileiro Eduardo Burr em P2 e Kevin Fontainha como P3. Jerónimo Gonzáles terminou a prova como P13. Os resultados do fim de semana colocam os jovens brasileiros no Top 5 da competição: Fontainha está na vice-liderança com 32 pontos, apenas seis abaixo do primeiro colocado; Eduardo Burr é o terceiro, com 31 pontos, e Gustavo Manso é o quinto, com 25. Gonzáles ocupa a 16ª posição, com três pontos.

Brasileiro no Mastercamp 

Além dos resultados incríveis na etapa, com dois pódios em duas corridas, Eduardo Burr ainda recebeu mais uma excelente notícia no sábado (22). O piloto foi um dos selecionados para a 11ª edição do Yamaha VR46 Master Camp – o tradicional “acampamento” que acontece no rancho do ex-piloto e nove vezes campeão mundial Valentino Rossi.

LEIA MAIS:  Errata: Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2020

Muito tradicional e cobiçado pelos jovens pilotos, o Master Camp foi projetado por profissionais do esporte e tem como objetivo principal nutrir talentos. A intenção é dar um impulso para novas estrelas da Yamaha e aprimorar suas habilidades de pilotagem e profissionalismo.

Vale lembrar que desde 2018 jovens pilotos brasileiros são convidados para participar do VR Master Camp e nomes que chamam a atenção no esporte atualmente já passaram por lá, como Turquinho Jr. e Ton Kawakami. Em 2022, na 10ª edição do Master Camp, Enzo Valentim e Kevin Fontainha foram selecionados para o programa. Além de se destacarem nas atividades, a dupla terminou o ano como campeão e vice-campeão, respectivamente, da R3 bLU cRU European Cup.

O próximo encontro do AD78 Team Latin America com o R3 bLU cRU European Championship e o Mundial de SuperBike acontece entre os dias 5 e 7 de maio em Barcelona, na Catalunha, para a segunda etapa das duas competições.

Confira os resultados do AD78 Team Latin America neste fim de semana

Mundial de SuperBike – WSSP300

SUPERPOLEP5 – Turquinho Jr.P14 – Enzo Valentim

CORRIDA 1P6 – Turquinho Jr.P12 – Enzo Valentim

CORRIDA 2P2 – Turquinho Jr.P8 – Enzo Valentim

R3 bLU cRU European Championship

SUPERPOLEP2 – Kevin FontainhaP3 – Eduardo BurrP15 – Jeronimo Gonzáles

CORRIDA 1P3 – Kevin FontainhaP5 – Edurado BurrNão finalizou – Jeronimo Gonzáles

CORRIDA 2P1 – Gustavo MansoP2 – Eduardo BurrP3 – Kevin FontainhaP13 – Jeronimo Gonzáles

A equipe AD78 Team Latin America by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing, Terranew, Pirelli, FIM LA, PlayStation, LS2, Alpinestars, iPlantflorest e M78. 


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL


LEIA MAIS:  João Teixeira é declarado bicampeão da Honda Jr Cup